sexta-feira, 7 de maio de 2010

Câmara Municipal São José de Mipibu-RN sessão de 4052010-Clevane Pessoa

Aqui, na Igreja de São Joaquim e Santa Ana, onde rezaram paa eu ser dada `a luz.Eu estava muito emocionada mesmo.




Abaixo com João Grilo, por quem nutro muito carinho e admiração.Ele além de poeta-trovador , é cantor e artista plástico. Sua marca registrada é um imenso chapéu.Brindou-me com poemas e ajudou-me a mostrar a poesia para crianças, nas escolas por onde passamos.Etava todo elegante para a sessão solene.





Converso com a comunidade mipibuense presente à Camara Municipal(Câmara de Cultura).














Volto ao torrão Natl,onde segundo a crônica familiar nasci entre preces,luzes,dizem que foram rezar na igeja e que meu pai foi ao quintal, desesperado com as dores da jovem parturiente-mamãe tinha quinze anos-e também orou.

Deth Haak, Cônsul em Natal , de Poetas del Mundo Embaixadora Universl da Paz, sabia do meu desejo e desde maio de 208,acena à realização desse desejo.

Articulou com a Veradora Socorro , minha ida- esta conversou com a Prefeita Norma e então, tudo se encaixou.Quando São José de Mipibu completou dezesseis de emancipação, buscaram pela Internet,nomes de seus filhos fui contactada pr uma pessoa chamaa Francineide Moura.Seria editada uma antologia sobre esses personagens-o que não aconteceu, mas agora,desta feita,outra assesora , chamada Fran, foi qem nos ciceronou, quando cegamos.

Para minha ida efetivar-se, o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa foi o pretexto oficial e legítimo e asim , recebi um convitepara os dias 28 a 30 de abril.
Cocluído o evento onde ebateu-se a lusofonia, vi-me numa deliciosa rodaviva de convites dos confrades de academias e sociedades e também recebi um certifiado de Mérito do memorial da Mulher Potiguar-agora universal, Memorial da Mulher, muito bem concatenado por Zelma Furtado, também Presidente da Academia Feminina de Letras do RN.




(*)O poeta trovador Ademar Macedo , da Academia de Trova do RN grande amigo que eu conhecia via Internet que presenteou-me com a gravação feia em programa de rádio, assim que cheguei e encontrei com Deth Haak a esperar-me no aeroporto.Era madrugada, pois eu tivera um pique de pressão e tivera de ficar no ambulatóro do infraero, monitorada.Depois, colocada em avião internacional, etc.Ouvi a gravaçao jám casa e emocionei-me com a delicadeza do amigo, que nos inclui meus boletins trovadorescos, repassados pela Internet.O irmão, outro trovador, o Francisco Macedo e ele , depois receberam -me junto com os poetas da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins.
O Macedo que é Francisco, é o síndico de Trovápolis, cidade que ele inventou e da qual sou mordora, com minha rua e tudo.Quanta criatividade!Esses dois nasceram para o mundo trovadoresco que é mesmo à parte...

(**) Deth Hack é cognominada A Poetisa dos Ventos.Recentemente ingressou na Academia de Trovas do Rio rande do Norte.

No encontro da SPVA, disse para ela uma trova.Segundo me lembro, era:

A Poetisa dos Ventos
provoca até vendavais
-ventos brandos, ventos lentos,
a beijar canaviais...

Clevane Pessoa




O Lago dos Cisnes-Lago dei Cigni