-
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Juegos Florales -aBrace-Montevidéu-Outubro de 2011-saiba mais.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Saiba mais sobre os III Juegos Florales do Movimento Cultural aBrace-1-
A página acima é de Brenda Marques pena, presidente do instituto Imersão latina"Ativismo Poético na América Latina".-"
Nas páginas acima e abaixo, Roberto Bianchi, presidente do MC aBrace faz uma tocante homenagem a dois poetas, Luiz Lyrio-brasileiro- e Luís Amador Barroso,argentino. Intitula suas considerações de "Os Que Nunca se Vão".E diz, lindamente:
"Parece que se hubiesen ido.Sim=n enbargo, están detrás de nuestros ojos , siguen comprometiendose com nuestras cosas, se adelantan a ver lo que nosostros todavia no vimos, para tal vez esperarnos y advertirnos de lo que vendrá.!
O aBrace mereceu o Prêmio Morosoli em 2009 e merece muitos outros mais!
Meu texto:A Importância da Leitura na Formação das Pessoas.
Aqui, tem início a antologia do vinho, tão bela!
Florales do Movimento aBrace acontecem em Montevidéu, Uruguai
De 4 a 7 de outubro será realizado em Montevidéu Uruguai os 3ºs Juegos Florales do Movimento aBrace. Se você é poeta, participe também deste evento. Envie seu trabalho até 31 de julho de 2011.
Saiba mais sobre o evento:
País: Uruguai, onde foram realizados os 1ºs Juegos Florales em 2004, por ocasião da celebração do Bicentenário de aniversário da Catedral e o do Cabildo de Montevidéu e os 2ºs durante o mês de abril de 2010.
Propósitos: Os Jogos Florais celebram as artes e cultura em geral Celebram a vida dos povos, desde a mais remota antiguidade.
Organização: Direção do Movimento Cultural aBrace.
Espaços para realização: em breve serão estabelecidos os lugares que receberão os escritores e artistas envolvidos. Estes espaços são denominados, Jardins Culturais e estarão localizados em Montevidéu e em outras cidades do país. São organizações públicas ou privadas, organizações culturais, instituições e/ou instalações recreativas.
Jardins Culturais: Os representantes locais serão totalmente responsáveis por recepcionar os participantes, executando suas próprias atividades, programação e interação entre os convidados, os artistas, os escritores e a comunidade local, em coordenação com os Diretores de aBraceCultura.
Condições: Por ser uma atividade participativa e solidária, não será cobrado tarifas de registro ou qualquer outro pagamento, com entrada livre e gratuita, para todas as áreas de realização. Não haverá contratação de artistas, nem serão pagos pró-labores para os participantes, que deverão custear seus próprios gastos com passagens, alimentação e hospedagem. Os diretores da aBraceCultura não são responsáveis pelas despesas de qualquer espécie efetuadas pelos participantes. Esta é a maneira com que cada um contribuirá para a realização da atividade como coparticipação.
Serviços: A organização dos Jogos Florais procurará e colocará a disposição dos interessados as ofertas em hotéis, restaurantes, transporte e outros insumos necessários, para que comparem qualidade e preços, os participantes podem escolher o que melhor se adaptem às suas possibilidades. Serão indicados também aqueles serviços que fornecem benefícios específicos ou ofereçam vantagens no espaço de mostra e compra de livros, álbuns, DVDs e artesanato.
Participam do evento: Poderão participar dos 3°s. Jogos Florais do Século XXI todos os escritores e artistas que realizem suas inscrições até o dia 25 de setembro de 2011, preenchendo o formulário e enviando para abrace@abracecultura.com ou bianched@adinet.com.uy, aguardo a confirmação e aceitação por parte da Diretoria da aBraceCultura.
A direção do aBraceCultura, de acordo com as características de cada candidato, oferecerá a oportunidade de participar de um ou maisJardins Culturais. A funcionalidade dos eventos consistem em manifestações musicais, performances, dedicação à leitura, contação de histórias, palestras e apresentações de artistas nos espaços previamente coordenados.
Nota: aBrace editora contribuirá com a edição de um livro de poemas em uma amostra que serão distribuídos nos países de língua espanhola e portuguesa, através de suas representações e lançado durante o evento sob o título: 3os. Jogos Florais do Século XXI. A Edição, publicação e divulgação dos trabalhos serão financiadas pela aBrace Editora, sem nenhum custo para os escritores, que deve custear apenas a tradução do seu trabalho pela equipe de poetas de aBraceCultura ou os termos de correção e revisão de obras já traduzidas. Os interessados devem apresentar os seus trabalhos até 31 de julho de 2011."
Visite o site: www.abracecultura.com
Nina Reis e Roberto Bianchi
aBraceCultura
DIRETORES
nas fotos, algumas das páginas da revista aBrace Cultura (publicarei a seguir outras mais) , agora em novo formato .Neste mês de junho, o tema geral é a Educação, e reúne vários autores e interfaces do assunto.O enfoque são os Juegos Florales(veja abaixo).
Também traz a primeira parte dos "Poetas del Viño":poetas convocados em 2007, depois de visitar vinículas e bodegas, escreveram versos sobre o vinho.
Fui uma das poetisas que escreveu poemas no tema.neste número, sai a primeira parte, e impressa em tons vinhos e róseos, e a partir da citação do grande Poeta do Vinho Omar Khayyam , citado sempre que o assunto vem à baila, foram publicado um poemário dos autores uruguaios seguintes: Alba Marina Riverón (..."un hombre invicta a beber/espíritus bendecidos;poetas que inspiran susu almas/en el estar de una bodega"), betty Chiz (..."correrá el vino/te prometo/con /sabor añejo"), Mônica Marchesky (...como el futo que ya no es),Roberto Bianchi -diretor de lo aBrace ("las uvas rodaron como gemas/en la constelacion de la memoria"...)Susana Labraga ("Y al finluego del reposo merecido/el rojo guerrero sale a la luz"...) e nossa brasielria Nina reis, que é a outra diretora do aBrace, e mora em Montevidéu, onde trabalha no nosso consulado.
Com esses poemas encantadores, inicia-se a sequência de apresentação desse tema eternal.
Voltarei a comentar sobre a revista aBrace.
><**><
Mandem um poema com a versão para o espanhol, que será publicado sem ônus numa antologia a ser lançada em plenos Jogos Florais.Se o tiver apenas em Português, a tradução custará apenas R$50,00.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Representante do aBrace em Belo Horizonte-MG-Brasil
Marcadores:
aBrace-Juegos Florales
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Poesia & família
Meus filhos Allez Pessoa-contrabaixista da banda Tancredos, poeta desde criança, compositor e desenhista, com a esposa, Ciéia Botelho, produtora da banda, - Gabriel Pessoa -(massoterapeuta, fotógrafo, desportista, empresário da SEMEAR SAÚDE) e eu, todos na antologia Nós da Poesia, lançada a 21 de junho, nas Terças Poéticas, do Palácio das Artes, por Brenda mars, a coordenadora do mesmo.
A linda gestante é minha nora Karina,esposa de Gabriel, poetisa que também participa de Nós da Poesia.
Brenda Marques lança Nós da Poesia 2, nas Terças Poéticas
1_No palco, primeira foto acima, os poetas Brenda Mars, Clevane Pessoa, Maria Helena Lyrio-irmã do homenageado, Luiz Lyrio, escritor e poeta belorizontino - e Marco Aurélio Lisboa que falou sobre o amigo.
2-Recebo o certificado de Amiga do Boi Rosado, das mãos de Severino Iabá, seu coordenador,Wilmar Silva, coroado com a coroa dos amigos do boi.
3-Marco Aurélio Lisboa discorre, de amenira leve, sincera e bem humorada, sobre o amigo Luiz Lyrio.
4_Jaak Bosmans (de jaqueta branca) e demais poetas no palco.De sua série recentemente exposta no Centro Cultural Padre Eustáquio, ele expôs no evento de ontem, algumas poemagens.É de sua autoria, o poema que encerra o Nós da Poesia 2.
A capa tem conceito de de Iara Abreu, desde o número 1, , neta edição, com arte final de Beto Ferris, mar8ido de Brenda mas, que encerrou a apresentação cantando um poema de Luiz Lyrio, musicado por sua banda, a Cáustico que dia 29, erá apresentação no Rio de Janeiro.
5- Outros flashs do lançamento.
4-
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG)
08/06/2011
A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), da qual faz parte uma plêiade de personalididades da área, toma posse no dia 20 de junho, em Belo Horizonte.
A presidente é mulher, Eneida da Costa.
Registramos que a presidente do IMEL(Instituto Imersão latina), Poetisa , jornalista e baterista Brenda Marques Pena, é suplente do Conselho Fiscal.
Amanhã, ela lança a antologia Nós da Poesia II, nas terças Poéticas do Palácio das Artes.Fotografa, recentemente participou do livro-álbum Imagens de Minas-Juiz de Fira-Manchester Mineira, com seu trabalho fotográfico. O trabalho é da autoria de Cristina Ávila.Um trabalho precioso, sobre o qual voltaremos a falar.Aguardemos, na sequência, outras cidades mieiras.
Um dos próximos trabalhos da jornalista é um livro em duo, comigo (Clevane Pessoa), de contestações mútuas sobre temas vários, e que se chamará ALMAS DESNUDAS.Ambas representamos o Movimento aBrace(Brasil -Uruguai)e o livro terá poemas em espanhol e em português, tendo "desnudas" a mesma conotação nos dois idiomas.Há algum tempo, trabalhamos nos temas, em separado, para agora, na parte de finalização, aproximarmos o trabalho literário.
Parabéns ao SJPMG e votos de um trabalho ético e corajosos, masi reconehcido e sempre produtivo.Um abraço amigo á Brenda (na foto, com seu novo visual que caiu-lhe muito bem)
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Vice Presidente do IMEL
Representante em MG da REBRA_Rede Brasileira de Escritores.
Vejam o livro , digitalizado, em ISSUUU: issuu.com/sergioluz/docs/juizdefora
quinta-feira, 10 de março de 2011
Trovadora na Cozinha
Encontrei essa minha trova , ilustrada de forma encantadoram,, no site Singrando Horiozntes, pleo que muito agradeço.No m~es da mulher, aí vai , uma trovadora na cozinha...Rs
Marcadores:
trovadora na Cozinha
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Hiolda Hista-Oficinas-Comentários de Clevane Pessoa
Hilda Hist mais velha , mas com a alma sempre jovem.
na folha do Diário,a dramaturga.
FRAGMENTO DE ALMAS-Memoriais
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Oficinas Hilda Hist contratam Oficineiros
Cultura
Data: 12 de Janeiro de 2011 14:27
Assunto: Fwd: OC Hilda Hilst - Seleção de projetos 1° semestre 2011
Para: Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha
(...) "As Oficinas Hilda Hilst de Campinas estão selecionando oficineiros para o primeiro semestre de 2011.
Apresente seu projeto em artes plásticas, audiovisual, fotografia, música, circo, dança, teatro, literatura ou gestão cultural até 23/01/11. solicite o roteiro pelo e-mail: projetos.campinas@oficinasculturais.org.br
Projetos de até 24 horas/aula.
Para aulas em cidades da região.
Telefone 19-3294-2212 begin_of_the_skype_highlighting 19-3294-2212 end_of_the_skype_highlighting.
Ana Lúcia Polessi
Cultura - Itatiba"
Recebido do divulgador cultural Darlan Padilha.
><***><
Aproveito para falar um pouco da grande Hilda:
Hilda Hirst, labareda perene
Clevane Pessoa
Hilda Hist, grande dama da poesia e do drama, , tinha um estilomarcante de dizer as coisas.Além de conciliar a Dramaturgia com a Poesia, irreverente e autêncamente, ela tinha um amplo conhecimentos sobre assuntos´variados e se interessava por "Transcomunicação Instrumental, o que a fez ser entrevistada em 1977 pela renomada revista Planeta, especializada em transcendências, e esoterismo, ovnis e assuntos afins.,onde narra suas experiências .
Originalíssima, competente, corajosa, sabia como ninguém apontar o dedo acusatório pela palavras, arregaçar os desniveis amorosos, inflamar mais a inflamável força da paixão.
A grande autora e poetisa chamava a atenção de intelectuais do porte de Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, depois do Rio de janeiro , do país e hoje mundialmente conhecido, sempre redivivo, que escreveu :
Um Poema de Carlos Drummond de Andrade,
para Hilda Hilst
Abro a folha da manhã
Por entre espécies grã-finas
Emerge de musselinas
Hilda, estrela Aldebarã.
Tanto vestido enfeitado
Cobre e recobre de vez
Sua preclara nudez
Me sinto mui perturbado.
Hilda girando boates
Hilda fazendo chacrinha
Hilda dos outros, não minha
Coração que tanto bates.
Mas chega o Natal
e chama a ordem Hilda.
Não vez que nesses teus giroflês
Esqueces quem tanto te ama?
Então Hilda, que é sab(ilda)
Manda sua arma secreta:
um beijo em morse ao poeta.
Mas não me tapeias, Hilda.
Esclareçamos o assunto.
Nada de beijo postal
No Distrito Federal
o beijo é na boca e junto.
><**><
Em seu famoso diário (fac símile acima) , registra um dos maiores temores de autores, dramaturgos e atores:a falta de público:
1973 / maio - quarta 16
"S. Paulo
Não houve espetáculo no teatro. Falta de público. Fiquei deprimida mas tenho certeza que vai melhorar.
Noite extrema / fria.
Acho que se 'o verdugo' demorar tantos anos para sair é porque houve um motivo. Peço auxílio espiritual para o trabalho. Jantei c/ Rofran e Geraldo D'El Rey. Fui ao apto de Geraldo e falamos sobre 'Qadós' e 'O Oco' e a possibilidade de Glauber Rocha filmar 'O Oco'."
Seu fiel escudeiro Mora Fuentes, em documentário, afirmou mui corretamente:
“Hilda sempre optou pelos caminhos que não são óbvios, rompendo padrões na sua vida, na sua obra"
Lembro-me de quando ela e Millor Fernades, convidado a ilustrar seu verbo erótico, foi chamado, junto com ela de "dois velhos sem vergonha", ou que a perdera, algo assim.Seu relato O Caderno Rosa de Lory Lamby, onde fala de reações sexuais de uma menina que vende o corpo-estimuada pelos genitores- e os demais livros de sua trilogia de erotismo, o Cartas de um sedutor e o Contos d’Escárnio/Textos Grotescos , provocam , ao exstir, uma onde de protestos de falsos moralistas.Penso que as pessoas muito arragaidas a pre/conceitos religiosos, tabus e afins, costumam confudir erótica com herética e tudo aprcia fazer crer que Hilda arderia nas chamas do inferno crsitão ou sobre os mármores indianos das punições.
Hilda se foi em 2003, quando muitos ainda não a compreendiam inteiramente , mas já possuía uma legião de admiradores.Hoje, é mais que perene, é "Cult".
Sobre o final humano, ela ironizou em certa entrevista(*):
"“Podemos ser muito geniais ao morrer. As últimas palavras de Kafka foram “Para o poço, para o fundo do poço filho de reis”. Rimbaud despediu-se da sua irmã, refe¬rindo-se ao dia seguinte da sua morte, dizendo “Eu estarei embaixo da terra e tu caminharás ao sol”. Eu apenas diria “Que maçada”. Daqui há 50 anos serei considerada genial. Principalmente quando morremos podemos ser geniais."
Mas ela foi genial em sua produtiva vida!
Clevane Pessoa
In Fragmentos ...
(*)Citação no Caderno “Prosa & Verso ", do jornal “O Globo”:
Marcadores:
clevane Pessoa,
oficinas Hilda hisrt
Assinar:
Postagens (Atom)