quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Minhas ilustrações para página de Literatura e Arte na minha página da Gazeta Comercial



Foto acima:Anos 60, na redação da Gazeta Comercial, em Juiz de Fora, MG-Brasil, do Sr.Theo Sobrinho, com chefia de Paulo Lens e meu chefe de redação era o Gilson Guilhon Loures.O telefone pretinho ainda funcionava, penso, mas estava ali, como antiguidade, claro, já havia telefones de mesa.Eu, com os longos cabelos arrebanhados num coque gigantesco, na nuca, com mechas e laquê, magrinha e muito feliz com minha profissão.

Estudei na SBAAT (Sociedade de Belas Artes Antonio Parreiras) , bem menina, antes dos catorze anos, com seu presidente, CLério de Souza, o Pimpinela, que me ensinou o que sei de sombra e luz-o que ainda agora me fascina.Desenhava com "fusains" (gavetos franceses, de galhinhos de videira calcinados), sobre papel cinza, não me lembro a gramatura, mas eram bem grossos, pois meu pai os comprava , aos retalhos, no açougue, serviam para embrulhar carne...e desenhar.



Encontrei alguns cartões de meus tempos de Gazeta Comercial, onde eu desenhava a bico-de-pena, com nankim, ou hidrocor, rapidamente para enviar à oficina, sem imagens referenciais, exceto as da memória, para essas ilustrações..Claro...se houvesse , á época , computadores...Mas como eu gostava de desenhar, era muito prazerosa essa tarefa.Tinha de desenhar o que desenhava quase num traço único, depois detalhava alguns traços.Em questão de segundos, uns minutinhos parcos,sem arte final, correr e mandar para a oficina de linotipagem.O jornal , ef~emero meio de comunicação, tem de sair a todo custo.E eu queria embelezar as páginas lótero artísticas...mantive a Ribalta Lítero-Artística, o Carrossel e "Gente, Letras e Artes", essa em parceria com o poeta, trovador, compositor e jornalista Messias da Rocha,que era o redator chefe de "Aarde", a irmã da Gazeta Comercial, com quem me casei e é pai de meu fuilho Allez pessoa, da banda Tancredos.....

Clevane Pessoa







Jangadeiro:acaba de diagramar um poema e fazia a ilustração, para mandar fazer o "clichê", à mão e no próprio jornal, sem modelo, de cabeça-é, não havia Internet...



llustração para minha página Gentes, Letras e Artes, da Gazeta Comercial, em Juiz de Fora, MG-onde eu trabalhava.



Ilustração para um poema de Alda Pinto, com um de seus versos-"Meu Coração era uma taça de cristal"(...)

Nenhum comentário: