sábado, 18 de julho de 2009

"O bálsamo da literatura semeada" - Crônica de Carlos Lúcio Gontijo


Carlos toma a palavra e agradece as homenagens, relembra amigos, fala de sua carreira.



Isabela canta, carregando orquídeas para entregar a Gontijo.



Clevane Pessoa comenta autor e obra.


Bilá Bernardes interpreta poema de Carlos, que "já virou hino à sua cidade", Santo Antonio do Monte, segundo ela, que também é poeta e pertence aioGrupiod performance Gato Pingado.



Carlos Lúcio Gontijo, com a netinha.



As mãos que escrevem poemas e histórias, crônicas e artigos, autografam.



Lenna interpeta , com bela voz,um repertório cuidadosamente escolhido para homenagear o jornalista Carlos Lúcio.




Carlos Lúcio Gontijo é convocado ao palco, para dançar com Lenna Santos, que interpretou várias músicas lindas e terminou com "Emoções.Ela está digitalizando
o cadasto de livros da Biblioteca da AMI.





Pérola e o pai do autor.




Carlos Lúcio Gontijo autografa seus dois livros .




Pérola e Wilson Miranda -Presidente da AMI-recebem convidados de Gontijo, o jornalista Vice presidente da AMI *:a artista visual e poeta Iara Mello, o advogado e poeta Antonio Dayrll e a Cônsul de Poetas del Mundo em Minas, Bilá Bernardes (que depois interpretou poema do homenageado pela casa).






A CANTORA PRÉ ADOLESCENTE, ISABELA, ACOMPANHADA POR SEU PAI, AO TECLADO.



Capa de Jardim de Corpos
O bálsamo da literatura semeada

Carlos Lúcio Gontijo

Dia 20 de junho de 2009, na Associação Mineira de Imprensa (AMI), presidida por Wilson Miranda, fomos premiados com o lançamento de dois livros de nossa autoria (o romance JARDIM DE CORPOS e a obra infantil DUDUCHA E O CD DE MORTADELA). Deparamo-nos, na fila de autógrafos, com viúvas, filhos e filhas de leitores que sempre nos acompanharam, mas partiram para o “andar de cima”, dando-nos o sinal caloroso de que a nossa literatura andou, caminhou, seguiu em frente e cumpriu, ao longo dos anos, o seu destino de desaguar no coração e na mente das pessoas. Ou seja, a obra literária semeada já possuía herdeiros!
A maneira espiritualizada e metafórica com que nos expressamos achou, no público presente ao evento, o apropriado horizonte de luz que buscava e, ao sermos contemplados com uma homenagem pela qual jamais esperávamos, encontramos na fala da poeta Clevane Pessoa um berço, um afago que, sob a cantoria afinada de Lenna Santos e Isabella – uma garota de cabelos claros que interpretou “Como é grande o meu amor por você” (de Roberto e Erasmo Carlos) feito um anjo saído sei lá de onde nestes tempos de tanta insensibilidade –, se transformou em conforto, um bálsamo para seguirmos adiante.
Clevane Pessoa encantou a platéia com o seu jeito simples e extremamente poético, predicado de quem, mais que entender de versos, os sente e os grafa na alma. Quem não a conhecia ficou admirado com o feixe de claridade que se lhe apresentava graciosamente e por inteiro, enquanto da nossa parte nos entregávamos lisonjeados e certos de que o nosso esforço tinha (e tem) razão e significado.
Do nosso indelével jornal DIÁRIO DA TARDE, vislumbrávamos muitos companheiros de convivência fraterna, circundados por figuras expoentes como o conhecido jornalista Hélio Fraga, o ex-secretário de governo do Estado de Minas Gerais, José Ulisses de Oliveira, escritores e poetas como Fátima Oliveira, Antônio Fonseca, Therezinha Casasanta, Brígida Selene, Regina Morelo, João Silva de Souza, Harildo Norberto Ferreira, Luiz Cláudio, Bilá Bernardes (que declamou nosso poema Sangue Montense), Rosângela Brasil Gontijo, Antônio Carlos Dayrell e tantos outros, em meio a um punhado de gente de Santo Antônio do Monte, como Marlúcia e Magela Batista, Adílson e Ana Batista, Luís Fernando, Osvaldo Veneroso, Maria Helena Castro etc.
Enfim, ao lado de minha família, do velho pai José Carlos Gontijo e de amigos leitores, deixamos desaguar mais um trabalho literário, completando treze obras, sobre as quais o tempo, em alguma ocasião, cuidará de debruçar seus olhos. No mais, fiquem com o lamento sem tristeza da poeta Clevane Pessoa, que tão bem traduz a nossa luta no poema A Essência dos Poetas: “O poeta escreve sobre seus sentires/ e sobre os sentimentos alheios./Sussurra ou brada, conforme a acontecência, / mas é sempre emissário da quintessência/ que muitas vezes/ nessa Terra não encontra lugar...
Carlos Lúcio Gontijo
www.carlosluciogont ijo.jor.br

Um comentário:

Úrsula Avner disse...

Cara escritora, foi uma ótima surpresa encontrá-la no blogspot. Também sou psicóloga, escritora e poetisa em fase de aprendizado constante e resido em B.H. Escrevo para adultos e crianças e tenho 3 bloggers e um site no Recanto das Letras. Já escrevo há aguns anos mas só há cerca de um ano comecei a divulgar meu trabalho num site de poesias e pensar em uma carreira literária no nível profissional. Os bloggers e o site no Recanto existem há poucos meses. Gostaria de conhecer outros poetas em B.H, participar de eventos e encontros literários. Conheço apenas a professora e escritora Sílvia Araújo Motta da Academia mineira de trovas que aprecia a minha escrita poética e me motiva muito e a talentosa escritora e poetisa Líria Porto. Se voce puder me ajudar com informações que possibilitem meu acesso ao meio literário em B.H lhe serei muito grata. Aguardo sua visita em meus bloggers para conhecer meu trabalho. Um abraço e obrigada pela atenção.