quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Entrevisto o artista João Werner







Imagens:autorizadas pelo autor (pintura digitais).

Observem a bela interpretação que o artista faz do cotidiano, transforma o comum e repetido em algo especial e singular.

Netes trabalhos, a cor vibra e vem de encontro ao olhar, de forma possante, mas ele tem também uma série em cinza.

Se você já o conhece, vá rever, se não, tente conhecer.O endereço de seu site está abaixo.



Recentemente, João Werner, esteve em Florença e expôs na bienal de arte contemporânea

" 6ª Biennale Internazionale

dell'Arte Contemporanea

Firenze, Itália

dezembro 2007"


Entrevista para a poetisa Clevane Pessoa

Clevane Pessoa: João, a Pintura Digital ganha cada vez mais espaço no cenário artístico brasileiro.Quando e em que circunstâncias você começou a se interessar por essa forma de expressão artística?



João Werner: Gostaria de acrescentar ao que vc diz, pois a pintura digital ganha espaço também entre a arte underground americana, especialmente em Los Angeles. Muitos artistas da grafitagem e da tatuagem, por exemplo, têm produção artística impressa digitalmente. Isso significa que é um movimento que se origina desde as raízes da arte profissional.



Conheço a computação gráfica há bastante tempo. Fiz algumas disciplinas com o Arlindo Machado no mestrado da PUC-SP, onde o conteúdo da disciplina eram as novas tecnologias artísticas. Mas meu trajeto artístico foi muito tortuoso, e apenas há 2 anos tive uma série de oportunidades felizes que me permitiram começar a trabalhar artisticamente com o computador constantemente.



Clevane Pessoa: As pessoas que se dizem "designers gráficas", as que são webdesigners e os artistos digitais costumam ser confundidos?Como se fazer a distinção?


JW: Acho que a presença ou a ausência de alma faz toda a diferença. Sensiblidade e imaginação não podem ser substituidos por técnica ou tecnologia.


Clevane Pessoa: Como você protege seus direitos autorais?Já lhe aconteceu de ser copiado, imitado ou plagiado?


JW: Muitas pessoas usam minhas imagens, especialmente na internet. Como sei que tudo o que está na internet é de "domínio público", apenas curto o uso de meu trabalho de "ilustrador desavisado" por poetas, ensaístas e blogueiros. Acho que nesse nível, a simples referência ao meu nome já é paga mais do que suficiente.
Agora, quanto ao ter algum prejuízo por uso de imagem minha por outras pessoas, ainda não tive a experiência. Sem dúvida deve ser algo bastante frustrante.
No meu site, evito que minhas imagens possam ser impressas sem minha autorização. Só isso.



Clevane Pessoa: Como aconteceu o convite para expor em Florença?Fale a respeito ...Já expôs outras vezes?Onde encontrar seus suas telas?


JW: Fui selecionado através de minha participação em um site de arte na internet, o AbsolutArts. Enviaram o primeiro convite por email e, é claro, pensei que fosse algum vírus ou trote. Depois de receber o material impresso, vi a dimensão do evento. Participam mais de 700 artistas de todo o mundo, inclusive alguns brasileiros já participaram em edições anteriores.



Expus poucas vezes antes, apenas em minha cidade e em São Paulo. Minhas telas as vendo apenas através de meu site.



Clevane Pessoa: Você tem alguma formação em artes plásticas tradicionais?E em pintura digital?Ou é auto-didata?



JW: Sou formado em artes plásticas pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo. Mas, tive a sorte de frequentar desde garoto um atelier de um artista aqui de minha cidade, onde aprendi muito.)O que é arte, para você?Sente-se realizado?Ou o que falta para vc se sentir realizado nesse trabalho?



Arte é a capacidade de imaginar e sentir profundamente, e de expressar isto de tal maneira que outras pessoas possam também imaginar e sentir profundamente sua própria humanidade. Quando falo em arte, penso principalmente em Rembrandt e em Van Gogh. Creio que hoje em dia há uma inflação de "artistas". Eu mesmo não sinto ser um artista, embora me esforce bastante.



Clevane Pessoa: Alguma vez sua arte foi incompreendida?Ainda há quem não conheça a arte digital e a confunda com meras montagens?



JW: Acho que isso é algo inerente ao que faço. Não pretendo fazer pintura de contestação ou algo assim mas, infelizmente para as minhas vendas, meus temas são pouco comerciais. Paciência. Faço o que quero e pago o preço.
Quanto à arte digital, ainda há muita confusão a respeito. Creio que o tempo vai esclarecer as coisas.



Clevane Pessoa: Obrigada pela entrevista. Meu blog está às ordens, para divulgar seu trabalho.



site: http://www.clevanepessoa.net/blog.php?idb=6217

Visite o belo site do talentoso artista, onde sua obra está permanentemente exposta:

http://www.joaowerner.com.br/entrevista.htm#Clevane_Pessoa_

Divulgação:
Clevane Pessoa

DR do InBrasCi em Belo Horizonte,MG,Brasil

Um comentário:

MÍDIA DA MÍDIA disse...

Olá... vc escreve muito bem....agora conta no seu perfil q vc ou a senhora desenha também; gostaria de sugerir-lhe q criasse um blog - exatamente - sobre desenho. q tal?
obrigado