terça-feira, 30 de setembro de 2008

Primavera, Artistas e Poetas-5-Graça Campos e o lótus


Graça campos sente as vibrações no ar com alma de poeta e com a alma de artista.E setembro, ao chegar, inspira-a , com todas as necessárias nuances.

As flores de lótus lembram pequenas silhuetas femininas.É flor sagrada, que brota da lama...
lembro uma de minhas antigas trovas, dos Anos 60, na qual digo, sobre prostitutas :

Na rua das que, perdidas,
loucos caminhos acharam,
nascem flores escondidas,
que do lodo, ali brotaram...

(Clevane Pessoa)

Agradeço o envio do poema e da tela, enviados pela autora exatamente no início da Primavera..

Clevane Pessoa (*)

Lótus

Luminosa e pura flor
Em branco, azul e róseo,
Surge do mais fundo lodo,
Inusitada beleza...

Brinquedo de Ninfas
Lótus, flor-de-lis sagrada
Encerra vida, coração, amor!

Planta dos deuses, trono flutuante,
Todas as noites fecha e se recolhe
Submersa, adormece
E sonha sonhos de saudar
Para emergir naturalmente...

No amanhecer se faz presente em esplendor
A reverenciar o astro Sol-Nascente
O Sol, as águas silenciosas da morada
Fidelidade, ímpar ritual,
A exalar fragrância fascinante...

Fantástica flor da primavera
Espera serena, adormecida, o arrebol
E ressurge de sono profundo!

Imaculadas pétalas
Misteriosa flor!

Graça Campos

(*) Diretora Regional do InBrasCi em belo Horizonte, MG

Primavera, Poetas e Artistas 4-E a Primavera chegou




Masé Soares

Primavera!
Tempo de poetar.
tempo de amar,
correr pelos campos
verdes de esperança.

Que venham as flores,
que cheguem os amores,
pois é tempo de amar
e as flores ofertar...

SEJA BENVINDA PRIMAVERA!
FLORES E AMORES AOS NOSSOS CORAÇÕES.
MASÉ SOARES
GOIÂNIA/GO

Fonte:http://masesoares.blogspot.com/

Primavera-Artistas e Poetas 3



Repito a minha trova que publiquei no ano passado:


A Primavera explodiu
com folhas e flores novas...
Quem fez tudo?Ninguém viu,
mas as cores são as provas...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

(Publicada originalmente há alguns anos, no "PDzinho, para crianças"- e para elas, a dedico, à doce idade das muitas perguntas...

Primavera, Artistas e Poetas 2 -Aldravistas bendizem a Primavera com lindos haikais




A imagem acima é da Arte alvravista de Deia Leal(Mariana, MG)

Bem-vinda a primavera!


Borboleta sai
num pulo de seu casulo
para a vida... e vai...
Gabriel Bicalho

Chocalho de galhos:
dança assanhada das folhas
ao grávido tronco.
Andréia Donadon Leal

No costão de pedras
a bromélia solitária
oferece flores.
J.S. Ferreira


Brota um capinzinho
entre asfalto e meio-fio.
Por que desistir?
J. B. Donadon-Leal

Visitem a formatação original no Jornal Aldrava:


http://www.jornalaldrava.com.br/index_abertura.htm

Primavera,Artistas e Poetas-Vânia Diniz




Amigos:nestes meses da primavera, estarei postando imagens e textos-em prosa ou versos, com a temática da estação das flores.

Inicio com o editorial de Vânia Diniz, usado em sua mais recente chamada para o Portal que abriga tantos autores, reflexo de sua generosa acolhida, sempre ,vejam a beleza:

"Estamos em meados do mês de Setembro, das flores, árvores que se tornam mais frondosas e vicejantes, alegria das festas de primavera, sorrisos surpreendentes, juventude em desfiles, com toda a sua natural exuberância.

Falar de setembro é para mim agradabilíssimo porque este mês parece ser feito de amor, excetuando, é claro aquele ano triste e dilacerante que atingiu Nova York e em conseqüência o mundo inteiro e quando a violência urde sua garra de maneira cruel.

Setembro também é o mês de nossa independência e não deixa de ser um acontecimento radioso. E foi por isso que o escolhi para comentar sobre nosso Portal que se encontra aí em pleno funcionamento, sendo atualizado todos os dias com infindo carinho.

Claro que é muito fácil dar um clique e vê-lo ali exuberante com notícias e acontecimentos, divulgando a arte e a cultura, procurando enaltecer o trabalho de todos aqueles que têm talento e competência. Mas para chegar até aí é o amor e em conseqüência a paz que faz a diferença no trabalho sempre intenso, porque precisamos reunir elementos e estar sempre procurando os últimos acontecimentos em várias categorias, não esquecendo certos detalhes sumamente importantes.

O Portal Vânia Diniz nasceu há quase dez anos de integração, trabalho, amor, ideal. Fascínio pelo que fazemos e o olhar como sempre no horizonte a nos dizer o caminho que deveríamos seguir. A união da Amizade e do trabalho se tornou ainda mais objetivo recentemente e foi eleito pelos que sabem amar com profundidade multiplicando-se em muitos outros sonhos que procuramos aos poucos, mas persistentemente realizar.

É um trabalho diário, na verdade porque se assim não fosse não teríamos tempo de reunir colaboradores, textos e notícias para leitores cativos que compreendem a força de nossa batalha.

Posso assegurar que sabemos o valor de cada palavra misto de ternura e procura de aperfeiçoamento e nesse congraçamento encontramos a verdadeira razão pela qual estamos aqui todas as semanas com o entusiasmo que faz vibrar nossos corações. Tudo isso, contando com o apoio de vocês sem o qual não haveria a ansiedade fantástica que faz com que a adrenalina nos leve a vibrar cada vez mais.

Este mês de setembro tão radiante e viçoso com o sol a nos iluminar procurando a harmonia manifestada na paz que procuramos é o símbolo também de amor, muito amor.

Tenho convicção que ele ficará eternizado com a força da consciência de cada palavra na qual está inserida a esperança de um planeta mais vigoroso e menos sofrido e com a arte e a literatura brilhando no apogeu de nossas almas. Literatura que conduz à verdadeira paz universal.

Nós, aqui, sempre estaremos e convidamos você a navegar e sentir o quanto lá está para ser lido, compreendido, com seus objetivos intrínsecos desde que foi criado num dia de muita esperança e infindável certeza. Muitos acontecimentos se sucederiam até conseguirmos a efetivação laboriosa de cada ideal e continuamos a caminhar entusiasticamente. Isso é o que importa.

Setembro nos lembra beleza, sonhos realizados, arte, literatura e a certeza que no nosso Portal o amor faz a diferença. E que ele lutará incessantemente pela paz em todos os níveis.

Meu carinho a todos vocês que compreendem nossos anseios e que ajudaram e continuam a cooperar na concretização de tantas aspirações: inclusão, compreensão, amor, solidariedade inseridos na nossa literatura que nos conduzirá sempre à Paz , único caminho. "

As secretárias, como viver sem elas?


30/09:Dia da Secretária:

Sonia Pessoa,pede-me um poema ou pensamento sobre a secret´rias, para colocar em seu dia, hoje e mando-lhe um poememto escrito há anos:





As secretárias, como viver sem elas?
Sem seu trabalhar, é difícil atingir as nossas metas...
Chego a pensar que
também secretariam Deus, quais os poetas...

Clevane Pessoa

sábado, 27 de setembro de 2008

Paz, Artes, Poesia e primavera ( V)





A jornalista Luciana Campos Diniz e a artista plástica e poeta Neuza Ladeira, em nossa confraternização de primavera;

No momento, há uma exposição de Neuza, no Restaurante Cozinha de Min as.
A marchand é brenda mars, Presidente do imersão latina, que, nessa data (25/29/08), compareceu posteriormente, quando já estávamos na lagoa do nado e onde recebeu o certificado de Amigos da paz da Paz , das Artes, da Poesia e da Vida,em especial por seu Projeto, no IMEL(Instituto Imersão latina), com as crianças indígenas, em Brasília, no Dia da Criança de 2007.

A mostra de Neuza, chamda Primavera Ambivalente,reúne uma série de florais e pessoas, uma fase muito interessante de sua arte pictórica, sempre associada á Poesia.

Neuza presenteou com seu livro Opúsculos (aNomelivros) e Quarto de Dormir , Quarto de Pensar e nos brindou com sua poesia densa e colorida.Ela recebeu também o cerificado de Amiga da Paz, da arte, da poesia e da Vida -mas não por sua resiliência que a manteve viva, apesar das torturas quando foi presa durante a ditadura nmilitar e sim , pela explosão de arte e poesia, que floresceram depois, em sua carreira .

Acima, uma de suas telas, onde estou representada à janela(meu pseudônimo, Haruko, significa primavera, em japonês), pela artista e realmente, adoro o ar primaveril desse trabalho!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG-Brasil.

Paz, Poesia e Primavera ( I V )








Os poetas aldravistas J.Benedito Donadon-Leal(J.B.Donadon), coordenador do curso de Jornalismo em Mariana e J.Sebastião Ferreira, recebem merecidos certificados "de amigo da paz, das artes, da poesia e da vida",de minhas mãos, assinados também por Ricardo Evangelista, Marco Llobus e Claudio Márcio Barbosa.

Paz, Poesia e Primavera ( I I I )









Fotos:>



Claudio Márcio Barbosa assina os certificados.


Luciana Campos Diniz , jornalista , e Sebastião Ferreira (J.S.Ferreira), poeta e autor de Literatura infantil.

O aconfraternização entre o InBrasCi, a Aldrava Letras e Artes, a Embaixada da Paz (Cercle Univ.de les Ambassadeurs de La paix-Genebra, Suiça),Rede Catitu e Lagoa do Nado,Tropeirismo C ultural , Restaurante D.Preta e memebros da ONG Alô Vida, foi alegre e descontraída, pois queríamos que nossos prezados visitantes J.B.Donadon e Andréia, Gabriel Bicalho e J.S.Sebastião -esses quatro lados de um quadrado perfeito, conforme as antigas normas orientais .

Depois da sempre abertura e aconchego que nos habituamos a receber no Restaurante D.Preta, da matriarca e de toda a família de Claudio Márcio Barbosa , fomos à Lagoa do Nado, para a entrega dos certificados da Aldrava letras e artes e da Governadoria em MG do InBrasci,do qual somos Diretora em Belo Horizonte,outorgação de medalhas do InBrasci a posse de Angela Togeiro, prosadora e poeta, também artista plástica e que foi integrada ao projeto POIETISA,onde os aldravistas explicaram aos presentes vários conceitos aldravistas e a gênese desse movimento cultural.

A jornalista Luciana Campos,com a doçura de sua voz, interpretou haikais do livro Nas Sendas de Bashô, o que tão bem expressa a delicadeza do Aldravismo em sugerir, o que poermite ao leitor ou espectador de telas, possa interporetar e decodificar sutilizas propostas pelo artista, pelo poeta,mesmo que obedeça a um tema pre-estabelecido.

Também interpretou Acto, um de nossos poemas eróticosm que se encontra na antologia Sonata poética, do editor Wilmar Silva, premiada pela Academia feminina de Letras em BH.


Andréia Donadon, que trouxe os livros a nosso convite, para autografá-los, levou-os até à Lagoa do Nado.

Claudio Márcio Barbosa e eu , organizaremos ainda uma noite de autógrafos para atebnder à demanda:por seruma quinta-feira, muitos não puderam comprarecer e nos ligara,

Luna (Luna Matos) cantou algumas músicas para homenagear os presentes, em especial os aldravistas-e retirou-se pois está em cruzada pelos desabrigados pelas chuvas, na capital mineira.No entanto, `tão logo desempenhou as ações, foi nos reencontrar na Lagoa do nado.Ela foi também contemplada com o certificados concedido aos amigos da Paz, da Poesia, das Artes e da Vida.

Os que não puderam comparecer, receberão seus certificados em 12/10/,no parque Municipal, espaço do MUNAP SEMENTES DE POESIA, inclusive sua Diretora, Regina Mello, o Diretor do parque Homero Silva, e a assitente Mônica Andrade (divulgaremos a listagem mais perto desse domingo cito).Alguns estarão em viagem e,em outro momento-durante a primavera- serão contemplados.Algumas pessoas de outras idades, receberão pelo Correio.Assinam esse diploma, pessoal e intransferível, além de mim , a ONG Alô Vida, a Lagoa do Nado e a Rede Catitu.

Paz, Poesia, Arte e Primavera ( II)


Recebo, hoje pela manhã, emocionada com a natural delicadeza de Andréia Donadon, Diretora em Minas Gerias do InBrasci e do Jornal Aldrava, a respeito do evento de quinta feira (postaremos, em páginas subsequentes, a cobertura do evento, que foi simples, mas com o objetivo de receber amigos, apesar da seriedade com a qual nos propomos sempre de realizar as ações pela Paz, pela poesia, pelas artes e pela vida) .No entanto, sabemos que a contista ,cronista, Poeta inspirada,premiada, aldravista de alma, na Arte e na Literatura,educadora nata,escolhe com generosidade as palavras, e seu texto, para mim , tem efeito curativo e fraterno, afetivo e generoso, pois sabe oferecer alento a quem precisa.E quem agradece, sou eu, a ela, aos quatro aldravistas que aqui semeiam saber, beleza e amizade, com sua presença sempre desejada.



Andreia Leal para mim




"Querida amiga Clevane Pessoa.

Eu que agradeço com o coração emocionadíssimo sua organização do grande evento cultural, reunindo poetas, artistas e a paz. Nosso carinho especial e agradecimento a seu trabalho IMPORTANTE na Diretoria Municipal do InBrasCI-MG em Belo Horizonte. Sua luta, sua humanização, seu carisma, seu elo mágico de fada que UNE pessoas, UNI VERSO. UNE diversos movimentos culturais e valoriza a criatividade humana na arte, na poesia, na vida.

Aproveito o contato para agradecer, agradecer, agradecer... Postamos nesse exato momento (Donadon está cansadíssimo - chegou da UFOP agora) as fotos e o release na página do InBrasCI-MG.

Evento da RD-InBrasCI-MG e a Aldrava Letras e Artes em Belo Horizonte com lançamento de livro e homenagens a promotores culturais.

Mais uma vez, nosso muito obrigada pela amizade, pelo carinho, pela recepção, pela divulgação e POR TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_imbrasci_bh.htm




carinho.

andreia"


Andreia Donadon Leal - Déia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do InBrasCI-MG
Membro da Academia Letras Rio-CM e da AVSPE

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

(31) 8431-4648

Fotos (créditos da jornalista Luciana Campos Diniz):

Entrego a Andréia Donadon uma boneca com o verde das folhas novas, entre flores, por seu aniversário em setembro.

Paz, Poesia e Primavera (25/09/2008)- I





Na última quinta feira, 25 de setembro, a Governadoria mineira do InBrasCi, desclocou-se de Mariana-a cidade primaz de Minas-para dar posse à escritora Angela togeiro,membro de várias academias,entre as quais, a Municipalista de Letras em belo horizonte e a feminina.Além disso, veio conceder medalhas de prata à Rede Catitu, representada por seu presidente o poeta Marco Llobus , ao Alô Vida , representado OnG representada pelo Poeta e produtor cultural Claudio Márcio Barbosa;o poeta recebeu medalha de Mérito e Também Tropeirismo Cultural, representado por Ricardo Evangelista, poeta e pesquisador e a esposa Sueli Silva, cantora e compositora.

Entregamos ao staff (Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.Sebastião Ferreira )do Aldrava Letras e Artes e Governadora Andréia Leal, no momento sua diretora,certificados pessoais de Amigos da Paz, das artes, da Poesia e da Vida )

A cobertura completa está no jornal Aldrava--->
Navegue e conheça a excelência desse noticiário cultural:
>http://www.jornalaldrava.com.br/index_abertura.htm

As fotos mostram, no Restaurante D.Preta:

Poetas e artistas presentes (da esquerda para a direita):
Dr. Prof.Poeta J.B.Doandon -Leal; cantora, violonista e compositora Luna Matos;Luciana Campos Diniz;Angela Togeiro;Clevane Pessoa;Andreia Donadon, Neuza Ladeira,J.S.Ferreira, Poeta aldravista e autor de Literatura Infantil; e na frente,Ricardo Evangelista.(Foto de Marco Llobus)







Posamos, Deia Leal( nome artpístico de Andreia), com o belíssimo quadro com o qual fui presenteada, um de seus belos portais,. tema recorrente e rico, que , ao meu olhar de psic´loga, representa as muitas passagens para nossa casa mental e para dimensões inesperadas de nosso espírito sequioso de vôos (Clevane Pessoa de A.Lopes).

Escrevo o certificado de Amiga da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida a Andréia Donadon (a artista plástica Deia Leal).

(O certificado é criação do artista plástico e contrabaixista Allez Pessoa, da Banda Tancredos(*), aluno da casa dos Quadrinhos, em Belo Horizonte, MG)

Os créditos das fotos aqui postadas à exceção de onde ela aparece, são da jornalista
Luciana campos Diniz, que ao enviá-las , comete a deliciosa gentileza das palavras abaixo:

"Clevane, foi um prazer enorme passar o dia de ontem com pessoas belas e leves como a poesia.

Agradeço a você, em especial, madrinha de tantos e minha também.

Obrigada pela força, carinho, dedicação, trabalho cultural.

Você, Embaixadora da Paz e Diretora Regional do InBrasCi, merece muito. E terá sempre seu lugar entre os grandes.

Beijos,

Luciana Campos

Encaminho algumas fotos.
Vou mandá-las em vários e-mails consecutivos para ficar mais rápido"

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

NEUZA LADEIRA-MOSTRA PRIMAVERA AMBIVALENTE ATÉ (REST,COZINHA DE MINAS ATÉ 11 DE OUTUBRO-E RECITALVIVENTES NO TERÇAS POÉTICAS











O vernissage de Neuza foi alegre e animado.Artistas, poetas, os amigos, os físicos colegas de seu marido, Luiz Ladeira,foram prestigiá-la e algumas outras pessoas, conhecê-la.
Neuza, minha amiga , com uma forte história de vida a partir de prisão na juvenrude e tortura nos Anos de Chumbo, quando a liberdade de ser e espressar era podada, refez sua trajetória ao dedicar-se à poesia e às artes.
Casada com o Físico Luiz Ladeira,que gosta de cantar e também fazer versos, com quem tem duas filhas,Marina e Luiza, Neuza passa muito tempo a criar, em seu estpudio, nos altos de sua casa.
Publicou dois livro (OPúsculos, pela aNomelivros-BH)MG e Quarto de Dormir, Quarto de Pensar,pela Urbana Editora (Rio de Janeiro).
Entre eles, escreve , para quem já lhe ouviu a leitura, "Os Comedores de Sonhos",rico de simbolismos conscientes e inconscientes e uma grande catarse , onde a tortura e as terríveis experiências da juventude gritam metafóricas, tranformadas em beleza distilada.Sua melhor obra, para nós que lhe ouvimnos a leitura.
.O livro permanece inédito,mas poderá sair a qualquer momento.Sou a prefaciadora e esse convite realmente tocou-me, eu que à época , nos Anos 60, militava na imprensa de Juiz de Fora e conhecía de relatos esse horror.

As aguadas e aquarelas revelam a alma a cada vivência cotidiana, as elaborações da mente febrisitante de criatividade.E que dão margem a numerosas considerações, mutatis mutandis.

A série dessa mostra, sob o nome geral de primavera Ambivalente,é uma fase madura e muito bela.E que inaugura a primavera em seu dia oficial.

Vários quadros foram vendidos e a poeta -artista estava muito contente.

Hoje escreveu0me que uma flor abriu-se em seu coração.

Alegria retorna à alma , espero.

Fui à sua casa dela , VEIO BUSCAR-ME COM A FILHA lUIZA e o namorado desta .
jÁ NO CARRO, COLOQUEI EM SUA LAPELA UMA ORQUÍDEA QUE SOBREVIVERA DA CHUVA DE GRANIZO.
aSSIM QUAL ELA, QUE FLORESCE NESTA PRIMAVERA.
a ARTISTA AGUARDAVA O MOMENTO DE IR AO restauranTE cOZiNHA de Minas, que na forma antiga e na nova, recebe há muito ,intelectuais e artitas, saraus, lançamentos e MOSTRAS.

sUA AMIGA EDA E O MARIDO, oSCAR NACIF, LEVARAM-NOS AO LOCAL DA MOSTRA.Eda GUILLEN LEVAVA UM ESPELHO,PARA EXPOR SUA ARTE EM MOSAICOS, A CONVITE DE NEUZA.

AO CHEGARMOS, ENQUANTO NEUZA CUMPRIMENTAVA PÍNDARO lUTERO, QUE FEZ SEUS CARTÕES (OS CARTAZES FORAM CRIADOS POR MARJA PENA),FUI CUMPRIMENTAR O MAESTRO ANDERSEN VIANA, QUE VINHA DE REGER A PEÇA A CIGARRA E A ORQUESTRA , COM O TEATRO DO ISABELA HENDRIX REPLETO (POUXCO DEPOIS, VIMOS AS IMAGENS E OUVIMOS A DELICIOSA MÚSICA NA FILMADORA DE REGINA, MINHA AMIGA QUE DIRIGE O MUSEU NACIONAL DE POESIA...

AS PESSOAS CHEGARAM INCLUSIVE A JOVEM MARCHAN BRENDA COM O MARIDO BETO FERNS.

RICARDO EVANGELISTA E SUELI,PARCEIROS NA VIDA E NO TROPEIRISMO CULTURAL VIERAM , ELE DOENTE, PARA PRESTIGIAR A AMIGA.LLOBUS,PRESIDENTE DA REDE CATITU, DEIXOU UMA VIAGEM,PARA ALI ESTAR.E SENTIA-SE TÃO BEM, QUE DEPOIS DANÇAVA, LEVE E SORRIDENTE COM A CANTORA LUNA-TAMBÉM RESPONSÁVEL PELA MÚSICA DA EXPOSIÇÃO ANTERIOR DA ARTISTA, MULHERES E FLORAIS.

PRESENTES ANGELA TOGEIRO, DE VÁRIAS ACADEMIAS LITERÁRIAS,IARA ABREU,QUE VAI EXPOR MANDALAS EM VIÇOSA, NA II MOSRTRA ARTISTAS DE MINAS,ROGÉIO SALGADO E VIRGILENE ARAÍJO QUE ORGANIZAM ANUALMENTE O BELÔ POÉTICO E O POESIA NA PRAÇA SETE,ENFIM , VEJAM NAS FOTOS-E CONTINUAREI A POSTÁ-LAS EM PÁGINAS SUBSEQUENTES.

PARA UM ARTISTA, UM AUTOR, SUA OBRA TEM O VALOR DE FILHOS, GOSTAM DE MOSTRÁ-LOS E DE SABER A OPINIÃO DOS DEMAIS.AO TERMINAR UM CILO, O A


Fotos:



o FÍSICO E VIOLONISTA, CANTO mARCOS PIMENTA.

Luiza e Pedro.

Neuza Ladeira e a cantora Luana.

Casal Eda Guillen (que expôs ,a convite de Neuza Ladeira um espelho com arte em Mosaico),e Oscar Nacif, que se apresentou ao violão.


O casal Virgilene Araújo e Rogério Salgado

Iara silva e Angela Togeiro, em colóquio


Ricardo Evangelista(sociólogo,pequisador, poeta e show-man) e Sueli Silva (compositora, cantora, violonista e figirinista), do Sarau Tropeiro, que apresentaram partes de seu espetáculo.


Luiza, filha da artista e o namorado,Pedro Naves


A filha de Neuza, Marina e o namorado Tiago.


Neuza Ladeira entre os poetas e artistas Ricardo Evangelista, Marco Llobus Angela Togeiro.apresentaram partes de seu show.ôs um espalho com arte em Mosaico),e Oscar Nacif, que se apresentou ao violão.RTISTA PRECISA DE UM FECHO-DE-OURO.ESSE VERNISSAGE É O EXEMPLO.,EM BREVE, A CRITIVIDADE NOVAMENTE SE EXPANDE E UMA FASE NOVA EXIGE AÇÃO.

AMANHÃ, 23 DE MARÇO,NEUZA LADEIRA ESTARÁ NO TERÇAS POÉTICAS, A CONVITE DO CURADOR WILMAR SILVA.A ARTISTA ANA GUSMÃO DIRÁ OS POEMAS DE YEDA SCHMALTZ, A HOMENAGEADA.E EU APRESENTAREI ESSA AUTORA GOIANA AOS PRESENTES.

SEGUNDO NEUZA, SEU RECITAL TERÁ POR REFERÊNCIA OS VIVENTES E VÁRIOS POETAS CONVIDAOS, ENTRE ELES WILMAR SILVA, REGINA MELLO E EU,INTERPRETAREMOS SUA POIESIA.

A ENTRADA É FRANCA E O SARAU ACONTECE NOS JARDINS INTERNOS DO PALÁCIO DAS ARTES, A APRTIR DAS 18 HORAS.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Gabriel Bicalho envia regulamento CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS-REVISTA BRASIL ROTÁRIO

Querida Clevane Pessoa:
O Ricardo e a Sueli são ótimos: pela competência e empolgação cultural! Vamos estudar a possibilidade de trazê-los à nossa Mariana, para que nos encantem com seus versos e músicas. Clevane, tenho lido tudo o que vem de sua parte: e-mails e poemas de sua autoria, que encontro em minhas leituras, sempre! Adoro a sua sensibilidade, a sua disponiblidade e a sua despretensão em mostrar-se, mesmo sendo de uma grandeza fenomenal! Assim, é que venho ficando cativo de seus versos, com a leveza de sua Poesia, trazida nas asas diáfanas de borboletas, ainda que em protesto a alguma complicação social. O mundo é grande e merece a nossa atenção: a sua Poesia é abrangente e chega para ser lida e entendida por todos! Parabéns, mais uma vez e não me canso disto! Agradeço-lhe por tudo o que me disponibiliza: pela remessa de livros, que serão lidos e distribuídos durante as atividades da nossa Aldrava Letras e Artes; e, também, pela divulgação do Aldravismo. Precisamos, sim, de sua participação constante e de estabelecermos novos encontros culturais, cá, em nossa cidade ou aí, em BHTE. // Ando cuidando do Rotary Club Mariana, como atual presidente. A Revista Brasil Rotário lançou um Concurso de Trovas e vou colocar, aqui, o Regulamento, sabendo que você é uma enorme Trovadora e que poderá participar e divulgar as bases desse concurso a vários outros irmãos trovadores. Um abraço fraterno do Gabriel Bicalho.///////////////////
(Segue o Regulamento do Concurso de Trovas)/////////////////////////////////

CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS

REVISTA BRASIL ROTÁRIO

Aberto a Rotarianos e não Rotarianos

A trova é definida por Luiz Otávio, que deu à Literatura Brasileira uma nova corrente literária: "Composição poética de 4 versos com 7 sílabas, rimando o 1º verso com o 3º e o 2º com o 4º, e tendo um sentido completo".
Promoção e responsabilidade da Cooperativa Editora Brasil Rotário, com o apoio da Academia Brasileira de Trovas (ABT) e da União Brasileira de Trovadores.
Temas: ROTARY – SERVIR – PAZ (cada trova deve conter as três palavras);
Âmbito: Nacional e Internacional (Países da Língua Portuguesa);
Limite: Até 3 (três) Trovas inéditas, líricas ou filosóficas, obrigatoriamente, o 1º com o 3º e o 2º com o 4º versos, setissilábicos e sentido completo;
Prazo do Concurso (Recebimento das Trovas):
De 01 de setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2008 (valendo a data de postagem), observando-se o sistema de envelopes: as trovas deverão ser escritas na parte externa de um envelope pequeno (8 x 15 cm), contendo lacrados em seu interior os dados de identificação do autor; este será inserido em um envelope maior para a remessa – remeter para Concurso Nacional e Internacional de Trovas da Brasil Rotário, A/C da Comissão do Concurso de Trovas, Av. Rio Branco, 125 / 18o andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ, 20040-006;
Premiação: Do 1º ao 5º lugar, Categoria de Vencedores, Troféus e Diplomas, não havendo repetição de prêmios, isto é, o Trovador premiado como Vencedor receberá apenas 01 prêmio. As Menções Honrosas e Especiais, em número de 10 (dez) cada, receberão Diplomas.
Todos os participantes do Concurso farão jus ao recebimento de exemplares do número da Revista Brasil Rotário em que serão publicadas as Trovas premiadas;
Da entrega dos Prêmios: A solenidade de Entrega de Prêmios e Diplomas acontecerá às 16 horas do dia 23 de fevereiro de 2009 (2ª feira), na Sede da Cooperativa Editora Brasil Rotário, à Av. Rio Branco, 125 / 18o andar, Centro, Rio de Janeiro – Comemorando o DIA NACIONAL DA COMPREENSÃO MUNDIAL (23 de fevereiro), data que assinala a criação do Rotary em 1905,
Casos Omissos: Serão resolvidos pela Comissão do Concurso de Trovas da Brasil Rotário, em conjunto com a ABT e a UBT.

"Não pode haver criação literária mais popular, que fale mais diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e sente a sua força. Por isso mesmo, a trova e o trovador são imortais" – Jorge Amado

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

De:"clevane pessoa dearaújolopes" asasdeborboleta16@gmail.com

Para:"ricardoevangelista" ricardoevangelista@bol.com.br, ricardoevangeli@gmail.com, supesil84@gmail.com,"cláudio márcio barbosa" ideclamar@yahoo.com.br, espacoecomum@gmail.com,"Espaço CULT" espacocult@revistacult.com.br,"Espaço Aberto" espacoabertovaranda@gmail.com,"clevane pessoa" pessoaclevane@gmail.com, poesiaepaz@gmail.com

Cópia:

Data:Thu, 4 Sep 2008 00:45:35 -0300

Assunto:Ricardo Evangelista e Sueli Silva no MySpac e- e agenda de shows -->Divulgação InBrasCi

achamarte
Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008
Ricardo Evangelista e Sueli Silva no MySpace- e agenda de shows



Fotos:
Ricardo e Sueli, em click do amigo Marco llobus, posam especialmente para seu site Sarau Tropeiro (veja endereço abaixo nesta página)

O casal, em novembro/2007,canta, numa noite de confraternização inesquecível,quando homenageamos os alcravistas de Marian e fomos por eles homenageados,depois que recebi o Grande Colar de Mèito da Câmara Municipal, em Belo Horizonte-->Restaurante Dona Preta, que nos abrigou para a poesia, numa especial atenção do poeta Claudio Márcio Barbosa (CLAMA Produções) e sua mãe, a matriarca que empresta seu apelido
(à esquerda da mesa:Regina Mello(Diretora do MUNAP),Marco Llobus, Brenda Mars e Beto,Paloma Goulart.Em pé, Andreia Donadon.

À esquerda, sentados,Wal, esposa do poeta Marco Aurélio Lisboa,Luiz Lyrio , Sueli e Ricardo Evangelista.


Um novo endereço de mineiridade, habitado pelo incrível casal Ricardo Evangelista e Sueli Silva.Ele,sociólogo, pesquisador, show-man e especialmente POETA-o atual coordenador dos badalados saraus da Lagoa no Nado. Ela, cantora, arranjadora, compositora e estilista.Aguardam visita, com pão de queijo, cafézinho ou cachaça.Ao gosto do visitante.

Ligue o som e "se aprochegue".

Abro um e-mail e leio:

CLÊ,
Segue nosso endereço no MYSPACE: www.myspace.com/ricardoesueli. Onde poderão tecer comentários sobre nosso trabalho, ver agenda de shows, fotos de nossa inesquecível passagem por Montevidéo, algumas poesias e canções do "POETAS QUAE SERA TAMEN", lançado em 2007, contratara para show e falar de arte.Segue abaixo nosso agenda de setembro. Abraço. e desde já agradeço a divulgação, o apoio ao nosso trabalho artístico, a generosidade e a ética com que nos trata. Abraço e uma boa tarde!"

Claro, li e fui conferir.Adorei ouvir o CD "Poetas Quae Sera Tamen", enquanto lia.A frase cunhada em latim pelos inconfidentes, "Libertas Quae sera tamen", traduzida tradicionalmente por "Liberdade, ainda que tadia", foi paralelizada com felicidade.

Uma das faixas que mais gosto-entre as ...todas-é Gterreiro Trovador, eu que sou trovadora.Em março, quando fizemos o PAZE POESIA, numa roda , eles cantavam , davam uma pausa e os poetas diziam versos.

Quando Ricardo diz que "Não faz por vaidade, mas por pirraça", quer dizer que ninguém é santo em sua própria terra.Diz que leva "da avó negra, o sonho"."Da avó branca , a saudade".Um dia, descobriu que um avô fÔra tropeiro e cada vez que me encontra, diz que encontreou mais conteúdo no tropieirismo.E é o TROPERISMO CULTURAL que propõem.

Um dia a moça Sueli,nascida em Arcos, filha de músico, canta.E o moço a ouve, janela aberta.Sai para buscar a voz, encontra a mulher.Juntos há muito tempo, renovam-se se suas próprias criações.Ela, que cantava rock, rende-se à cultura popular, tão amada pelo marido.

Benza-os Deus/a.



À esquerda,na página de entrada do MySpace, poderão ler algumas das muita palavras que já escrevi sobre os amigos.São de primeira linha.Reparem na força verbal do declamador.Na voz de asas que se estendem e nos tocam em harmonia, de Sueli...

Andréia Donadon, de Mariana,pertencente aos exigentes aldravistas e Governadora em Minas do InBrasCi(Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais) disse-me por telefone que ouve muito o CD Poetas Quae Sera Tamen.Eu também e sempre envio para algum amigo, quando quero representar as Minas Gerais.
O e-mail para compra e contatos para shown é é ricardoevangeli@gmail.com

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do InBrasCi, em Belo Horizontel MG

E agora, confiram a agenda do casal:

AGENDA RICARDO E SUELI:
28 set 2008, 10:00 - PARQUE ECOLÓGICO DE CONTAGEM ]
R. DAS PAINEIRAS 1722- REFERÊNCIA PRÓXIMO AO BIG SHOPPING
CONTAGEM.
ENTRADA FRANCA
1º VIVA POESIA, POESIA VIVA! PARQUE ECOLÓGICO TIAGO RODRIGUES RICARDO ELDORADO.


11 set 2008, 18:00 - CENTRO DE CULTURA DE VENDA NOVA ]
R. JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS 184- NOVO LETÍCIA - 32775533
BH,
ENTRADA FRANCA
1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA POPULAR


06 set 2008, 20:00 - FESTIVAL DO FOLCLORE DE JEQUITIBÁ ]
JEQUITIBÁ
JEQUITIBÁ, Minas Gerais
ENTRADA FRANCA
20º FESTIVAL DO FOLCLORE DE JEQUITIBÁ "

SERVIÇO:
Visite ainda o site do tropeirismo cultural-->SARAU TROPEIRO:
www.sarautropeiro.com/

Quintana e Ora Pro Nobis





Foto:livro, Quintana lendo jornal, Masé e eu com Lucky ao colo.
Aliás, o cão da maiga, Sheik, machucou duas patimnhas e precisa da erva Ora Pro Nobis, que não encontra em Goiânia...
Alguém tem?
O e-mail dela é masesoares@gmil.com
Bom final de semana!

Clevane


Poemeto de
MÁRIO QUINTANA


Masé(masé Soares), mimha amiga do blog Meu jardim Secreto, manda-me essa pérola de Quintana (adoro suas tiradas -e esse poemeto, uma delas):




Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio.


Mário Quintana

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Stand do aBrace na Feira do Livro em Brasília (BIENAL)



O amigo Raul Larrosa , também membro do Movimento Cultural aBrace (Brasil/Uruguai),envia-me:



Oi Clevane: este é o stand de Abrace na Feira do Livro de Brasília, após o encontro de escritores uruguaios nos visitou o grande homenageado desta Feira e a Bienal de Poesia: o poeta amazonense Thiago de Melo.
Na foto aparecem : Betty Chiz, Nina Reis, Roberto Bianchi, Thiago, Pollyana Araujo, Raúl Ernesto e Gacy Simas.
Um grande carinho para você e seus leitoes.
Raul Ernesto Larrosa Ballesta

terça-feira, 2 de setembro de 2008

TROVAS


Sexta-feira, 16 de Maio de 2008
CLEVANE PESSOA





TROVAS

O amor oculto floresce,
qual rara flor, num penedo,
perfume que remanesce
das delícias de um segredo...

O pobrezinho, rasgado,
pede um pedaço de pão
-é Cristo, bem disfarçado,
que pede o meu coração...

Há na tragédia da fome
esse mistério profundo:
é Cristo quem se consome
em cada pobre do mundo...

© Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, MG, Brasil
Marcadores: Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Postado pelo amigo argentino Alberto Peyrano às 12:32 ,em canteirodeversos.blogspot.com/2008/05/clevane...

Elogio ao Mar-Clevane


Clevane de Asas (: br.geocities.com/clevanedeasas/elogioaomar.htm)



ELOGIO AO MAR
Clevane Pessoa de Araújo Lopes



A água do mar, misteriosa/mente
vem e vai em ondas inquietas
eternamente mutáveis e mutantes...
Chega às areias e nos toca,
língua de cão sedento,eterna/mente...
O mar, la mer, the sea, la...
em todos os idiomas,esconde
do desconhecido,a magia...
Mente Gigante de vida própria,
sempre nos desafia...
Mas a fonte de alegria,
e leva/lava
nossas angústias,
inércias, medos, rancores,
dúvidas, depressões...
água-que-depura,
imensidão que cura,
incrivelmente pura
se não a poluirem:
presente de Deus,da Deusa,
plena de nereidas,
guiada pelo tridente incrível de Poseidon...

(Juiz de Fora,18/01/2005)

Projeto ORLA VIVA-Poeta e artista gráfico Kiko Consulin



Imagem:Sâo José de Ribamar

À tarde, li , de Kiko Consulin, a quem conheci em S.Luiz, Maranhão e que , mesmo quando ele morava em Timon, no Piauí,e eu em Sampa, ou Belém do Pará e depois em Belo Horizonte, mantinha contato comigo, ou telefônico ou postal, fez meus postais, marcadores de livro, incluiu-me em calendários,etc.etc,e fiquei encantada.
O conto é em versos e o protagonismo ,de N'Boma,tocante.
Foi escrito em 2006.
Sempre admirei-o , à época,um jovem escritor-, pois é original, encuto de verbo e capaz de neologismos deliciosos e agora, já avô de Sofia, filha de Luisa, a quem eu considerava um pequena sobrinha emprestada, com risinho de bola de gude a tinir em copo de cristal-e que me chamava "Kelevane", carinha mais-que-linda, quando passava em meu concultótio para brincar com os muitos brinquedos na sala de ludoterapia.
Mandei-lhe um e-mail e aguardo resposta.Se ele autorizar, postarei para que leiam, mas até sugeri que ele concorresse emm algum certame,tão belo e convincente é.

Escrevi-lhe:

Meu amigo sempre querido:
Esse conto em versos é soberbo.Sabe o que deu vontade?De ilustrar cada estrofe... de ver em livro..de saber lido e reconhecido...N'Boma, "enquanto for sereno o bastante" e estiver voltando para casa com essa alegria de levar pirilampos ao peito, será sempre um protagonista inesquecível.
Lindeza demais, seu moço KIKO!
Menino, vc sempre escreve algo definitivo, não há o que corrigir, desde que era mais moço, um pai moço, mais tarde o homeme maduro, o radialista preocupado com as causas sociais.
Pensei em fazer surprsa e publicar na Internet, mas lembrei que deve ser virgo intacto.
Concorra com ele no Circuito do CLESI-tanto em poesia quanto em conto.O regulamento está no site (CLESI+Clube de Escritores de Ipatinga-MG).
Meu abraço, adoro ler seus mistérios e clarões decodificados em Verbo!Em Verso.Gérmen por verme...
Um abraço e bjs nas minha meninas:
Clevane


Agora à noite, por um achado, em busca na Internet, chego ao site AMAVIDA (http://www.amavida.org.br/noticias2.php?id=255) e fico sabendo que ele é o secretário -geral da Associação Ambiental Orla Viva, na cidade de São José de Ribamar, dant9 que empresta nome a muitos maranhenses -inclusive José Sarney.Há algum tempo, retornou à capital maranhense.Esse Poeta é altamente enganjado a causas sociais e afins.Quando radialista em Timon, bateu-se contra a prostituição infantil.

A noticia da Associação Maranhense para Conservação da Natureza:

"Criada a Associação Ambiental Orla Viva

Legenda da Foto:


Aconteceu na tarde de sábado, 12 de julho, na sede provisória do Projeto Orla Viva, na praia da Ponta Grossa, no Araçagi, município de São José de Ribamar, a assembléia de criação da Associação Ambiental Orla Viva, na qual participaram 12 ambientalistas.
Na ocasião foi aprovado o estatuto da nova associação civil e eleita a primeira diretoria, que terá como presidente e tesoureiro os biólogos Maurício Araújo Mendonça e José Maria Maia Filho, respectivamente, e como secretário-geral, o poeta e artística gráfico Kiko Consulin.
A AMAVIDA deseja à sua irmã caçula os sinceros votos de boa sorte e muito trabalho!

Publicada em: 12/07/2008
Por: Coletivo de Comunicação"

Fonte:http://www.amavida.org.br/noticias2.php?id=255

Então, eu que sou guardiã de muitos de seus textos-inclusive os do marcante livro inédito com o titulo ESTIMAIZINHOS DE ANIMAÇÃO (trocadilho grácil e essencial), fui em busca de mais.É bom reencontrar os amigos.É bom reler os talentosos.

Encontro:

"POESIA
"Kiko Consulin nasceu no Paraná, em 1956. Está no Maranhão desde 1979, adotando esta terra e sendo adotado por sua gente e suas belezas. Designer e produtor gráfico por profissão, considera a poesia um ofício kármico, "canga pesada e de difícil transporte mas, por mais rude e angustiante que seja, nada mais me resta", declara o poeta. Conforme costuma afirmar, "uma vez que se monta o tigre, não se pode apear". Mora na Ilha e freqüenta o Sebo do Chiquinho, na Fonte do Ribeirão.
DESCASO
Antes não contava com a vida
e ela ardia em mim,
com fúria e dolência...
Antes não calava a vida
e ela fluía em jorro,
borbulhando em feridas...
Antes, ainda,
quase desprezava a vida
e ela me fruía, envolvia-me:
- eu dado, solto, pleno, inteiro...
Porque antes, quando gritava,
era ufano, tonto, embriagado,
latejante, quente, tomado e aberto:
tudo bebi, de todas as fontes,
em caudal, sedento...
Antes, sempre antes,
a vida se me escorreu.
(Fonte:Jornal Pequeno)