terça-feira, 2 de setembro de 2008

Projeto ORLA VIVA-Poeta e artista gráfico Kiko Consulin



Imagem:Sâo José de Ribamar

À tarde, li , de Kiko Consulin, a quem conheci em S.Luiz, Maranhão e que , mesmo quando ele morava em Timon, no Piauí,e eu em Sampa, ou Belém do Pará e depois em Belo Horizonte, mantinha contato comigo, ou telefônico ou postal, fez meus postais, marcadores de livro, incluiu-me em calendários,etc.etc,e fiquei encantada.
O conto é em versos e o protagonismo ,de N'Boma,tocante.
Foi escrito em 2006.
Sempre admirei-o , à época,um jovem escritor-, pois é original, encuto de verbo e capaz de neologismos deliciosos e agora, já avô de Sofia, filha de Luisa, a quem eu considerava um pequena sobrinha emprestada, com risinho de bola de gude a tinir em copo de cristal-e que me chamava "Kelevane", carinha mais-que-linda, quando passava em meu concultótio para brincar com os muitos brinquedos na sala de ludoterapia.
Mandei-lhe um e-mail e aguardo resposta.Se ele autorizar, postarei para que leiam, mas até sugeri que ele concorresse emm algum certame,tão belo e convincente é.

Escrevi-lhe:

Meu amigo sempre querido:
Esse conto em versos é soberbo.Sabe o que deu vontade?De ilustrar cada estrofe... de ver em livro..de saber lido e reconhecido...N'Boma, "enquanto for sereno o bastante" e estiver voltando para casa com essa alegria de levar pirilampos ao peito, será sempre um protagonista inesquecível.
Lindeza demais, seu moço KIKO!
Menino, vc sempre escreve algo definitivo, não há o que corrigir, desde que era mais moço, um pai moço, mais tarde o homeme maduro, o radialista preocupado com as causas sociais.
Pensei em fazer surprsa e publicar na Internet, mas lembrei que deve ser virgo intacto.
Concorra com ele no Circuito do CLESI-tanto em poesia quanto em conto.O regulamento está no site (CLESI+Clube de Escritores de Ipatinga-MG).
Meu abraço, adoro ler seus mistérios e clarões decodificados em Verbo!Em Verso.Gérmen por verme...
Um abraço e bjs nas minha meninas:
Clevane


Agora à noite, por um achado, em busca na Internet, chego ao site AMAVIDA (http://www.amavida.org.br/noticias2.php?id=255) e fico sabendo que ele é o secretário -geral da Associação Ambiental Orla Viva, na cidade de São José de Ribamar, dant9 que empresta nome a muitos maranhenses -inclusive José Sarney.Há algum tempo, retornou à capital maranhense.Esse Poeta é altamente enganjado a causas sociais e afins.Quando radialista em Timon, bateu-se contra a prostituição infantil.

A noticia da Associação Maranhense para Conservação da Natureza:

"Criada a Associação Ambiental Orla Viva

Legenda da Foto:


Aconteceu na tarde de sábado, 12 de julho, na sede provisória do Projeto Orla Viva, na praia da Ponta Grossa, no Araçagi, município de São José de Ribamar, a assembléia de criação da Associação Ambiental Orla Viva, na qual participaram 12 ambientalistas.
Na ocasião foi aprovado o estatuto da nova associação civil e eleita a primeira diretoria, que terá como presidente e tesoureiro os biólogos Maurício Araújo Mendonça e José Maria Maia Filho, respectivamente, e como secretário-geral, o poeta e artística gráfico Kiko Consulin.
A AMAVIDA deseja à sua irmã caçula os sinceros votos de boa sorte e muito trabalho!

Publicada em: 12/07/2008
Por: Coletivo de Comunicação"

Fonte:http://www.amavida.org.br/noticias2.php?id=255

Então, eu que sou guardiã de muitos de seus textos-inclusive os do marcante livro inédito com o titulo ESTIMAIZINHOS DE ANIMAÇÃO (trocadilho grácil e essencial), fui em busca de mais.É bom reencontrar os amigos.É bom reler os talentosos.

Encontro:

"POESIA
"Kiko Consulin nasceu no Paraná, em 1956. Está no Maranhão desde 1979, adotando esta terra e sendo adotado por sua gente e suas belezas. Designer e produtor gráfico por profissão, considera a poesia um ofício kármico, "canga pesada e de difícil transporte mas, por mais rude e angustiante que seja, nada mais me resta", declara o poeta. Conforme costuma afirmar, "uma vez que se monta o tigre, não se pode apear". Mora na Ilha e freqüenta o Sebo do Chiquinho, na Fonte do Ribeirão.
DESCASO
Antes não contava com a vida
e ela ardia em mim,
com fúria e dolência...
Antes não calava a vida
e ela fluía em jorro,
borbulhando em feridas...
Antes, ainda,
quase desprezava a vida
e ela me fruía, envolvia-me:
- eu dado, solto, pleno, inteiro...
Porque antes, quando gritava,
era ufano, tonto, embriagado,
latejante, quente, tomado e aberto:
tudo bebi, de todas as fontes,
em caudal, sedento...
Antes, sempre antes,
a vida se me escorreu.
(Fonte:Jornal Pequeno)

Nenhum comentário: