sábado, 2 de maio de 2009

Fome nunca mais - memórias de um sacrifício






O artista e ecologista Severevino Iabá pernanbucano radicado em MG, apresentou, no dia do trabalho (01052009), uma instalação, onde as molduras de suas fotos,sob o tema geral "Fome Nunca Mais- Memórias de Um Sacrifício, têm por moldura, pratos de alumínio.Caixotes vazios de madeira também .
O simbolismo explícito e implícito-que viaja nom boia fria aos humildes pratos onde o "de comer" das famílias carentes é colocado é perfeito!
Nossos parabéns ao amigo , que nos acompanhará no evento PAZ E Poesia dia 17/05/2009, cpom o folguedo BOI ROSADO>


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do inBrasCi em belo Horioznte-MG-Brasil

Vice-Diretora do IMEL(Instituto Imersão Latina)

Também em
http://clevanepessoa.net/blog.php)

Leiam o texto pingente de Iabá:


Fome nunca mais - memórias de um sacrifício
No final da década de noventa, inicio do século vinte e um, de norte a sul, de leste a oeste do país, incontáveis manifestações foram às ruas contra a recessão e injustiça social. O eco dessas manifestações, resultou anos depois, em mudanças no cenário político, econômico, social e cultural do país. Hoje, uma década depois, o artista plástico Severino Iabá, que na época participou como artista-cidadão dessas manifestações, traz a público o projeto “Fome nunca mais – memórias de um sacrifício”.

Terça-feira, 7 de Abril de 2009
.


LANÇAMENTO DO PROJETO "fOME NUNCA MAIS - MEMÓRIAS DE UM SACRIFÍCIO" EM CONTAGEM - MG

Dia 1º de maio de 2009 – Praça da Cemig , das 9 às 11 horas - Exposição de uma instalação intitulada "Memórias encaixotadas" composta de 20 caixotes de madeira contendo pratos de alumínios e imagens capturadas pelo artistas em 1999 e 2000.

Dia 15 de maio (sexta-feira) - Galeria do Centro Cultural de Contagem - Exposição de reportagens da época e de uma instalação intitulada "Memórias encaixotadas" composta de 30 caixotes de madeira contendo pratos de alumínios e imagens capturadas pelo artista em 1999 e 2000

Localização: Rua Dr. Cassiano,130, centro de Contagem
Fone: 031- 33525347
Abertura: Dia 15 de maio (sexta – feira) a partir das 19 horas
Visitação: de segunda a sexta – das 9 às 17 horas

Obs. Na cidade de Contagem foi iniciada a Via-crúcis em 1º de maio de 1999. O vídeo, objetos e depoimentos do projeto serão expostos junto com a instalação em exposição prevista para acontecer em Belo Horizonte no segundo semestre de 2009 e em outras cidades do Brasil a partir de 2010.


INSTALAÇÃO "MEMÓRIAS ENCAIXOTADAS" - CAIXAS DE FRUTAS,PRATOS COM IMAGENS DA VIA-CRÚCIS


OUTRAS IMAGENS DA VIA-CRUCIS REALIZADAS NA ÉPOCA QUE FAZEM PARTE DA INSTALAÇÃO, no Portal doaritsta 9endereço ao pé desta página.


Publicada por Severino Iabá, professor,artista plástico e ecologista em 16:18 0 comentários
Subscrever: Mensagens (Atom) Resumo
No final da década de noventa, inicio do século vinte e um, de norte a sul, de leste a oeste do país, incontáveis manifestações foram às ruas contra a recessão e injustiça social. O eco dessas manifestações, resultou anos depois, em mudanças no cenário político, econômico, social e cultural do país.
Hoje, uma década passada, o artista plástico Severino Iabá, que na época participou como artista-cidadão dessas manifestações, traz a público o projeto de arte "Fome nunca mais – memórias de um sacrifício”.
A exposição de arte documental reúne fotografias,vídeos,objetos,depoimentos e reportagens sobre a operação de arte pública “O sacrifício – a via-crúcis do desemprego e da fome” realizada pelo artista nas praças de 15 cidades brasileiras de 1° de maio de 1999 a 1° maio de 2000.
Esta exposição é o cumprimento de uma promessa feita pelo artista no dia 1° maio de 2000 em Brasília –DF, após suas últimas intervenções de arte na Praça dos Três Poderes e ao lado da parada de ônibus onde foi queimado e assassinado o índio pataxó,Galdino Jesus dos Santos, em 1997.
A partir do dia 1° maio de 2009 o propósito do artista é percorrer novamente o país expondo esse novo projeto, se possível, nas mesmas praças das 15 cidades brasileiras onde esteve com a cruz de pratos .








O artista e sua obra
No período de 1º de maio de 1999 a 11º de maio de 2000 realizei o projeto de arte pública “ A Via-crúcis do fome e do desemprego em 15 estações ( 15 cidades brasileiras) com uma instalação intitulada de O Sacrifício” onde através da qual realizei 33 intervenções urbanas em espaços público abertos.

Ao transitar por 13 estados do país, percorri com o trabalho um total de 12.500km de estradas em ônibus entre as cidades de Contagem/Mg e Brasília/DF.Nestas cidades , alêm da montagem da cruz, composta de 136 pratos de alumínio (151 após o aumento do salário mínino ), contendo dentro destes as expressões “demitido” e Não há vagas” . expostos no chão foram captados imagens fotográficas e em vídeos, alem de ter sido tomado depoimentos de pessoas que encontrei pelo caminho.

O espaço público permitiu o contato com a realidade social brasileira através das pessoas das mais variadas procissões e crenças, além das excluídas pelo sistema; tais como desempregados,sub-empregados; mendigos; inclusive um grande número de crianças, mulheres e idosos ( com quem algumas vezes pude dividir minha comida) que perambulavam pelas ruas e praças das cidades. Nesses locais , uma face do país , a da exclusão , foi sendo colocada nas mais variadas reações das pessoas através de comentários, depoimentos, discussões e até manifestações de protesto.

Contrapondo-se a este quadro de “canibalismo social”, gerado pelo capital que incentiva a concentração de renda e a injustiça social, vivenciei situações de solidariedade e alegria proporcionadas por crianças, idosos, trabalhadores, artistas, policiais e mesmo pelos transeuntes mais apressados.

Aliás, acontecimentos inusitados foram uma constância nessa via-crúcis através não somente das atitudes de solidariedade com também de repulsa. Em muitos lugares pessoas participaram da montagem e desmontagem da obra de pratos, ofereceram alimentos, hospedagem, transporte e até colocaram moedas nos pratos com forma mais concreta de ajuda. Em outros locais fui impedido de mostrar o trabalho através de ação de ação fiscal direta, de ameaças de prisão e até pela destruição de formação da cruz de pratos por helicóptero da Polícia Militar em Aparecida do Norte-SP, o que causou tanto a perda de alguns pratos como uma extremada reação de indignação e solidariedade de pessoas que presenciaram o foto.

Ao finalizar esta experiência em Brasília no dia 1º de maio de 2000 percebi que a perspectiva das pessoas com relação ao futuro do país transita na área de desesperança. Nos vários espaços onde estive observei , apesar da indignação geral contra recessão econômica e o governo, o alto índice desemprego e a fome, poucas ações que venham possibilitar um amanhã melhor, já que hoje, é tão confuso, onde vivenciamos um profundo” estado de servidão” mesmo que a grande maioria da população não tenha a menor noção de sua subserviência.

Esse processo não termina aqui. Futuramente, todos os registros de minha experiência serão vistos em livro e numa exposição documental. Espero também, se possível, voltar às mesmas praças e ruas a partir de 2009 para verificar se esta situação de desemprego e fome do povo brasileiro tenha sido minimizado.

Este projeto de arte foi financiado com meus próprios recursos, porem se não fosse o apoio e a presença amiga e solidária das pessoas que fui encontrando pelos caminhos esta operação não teria sido possível.

Severino Iabá

Brasília, 1º de maio de 2000

As 15 estações/cidades
Contagem/Mg (1ªestação – 01.05.99), Belo Horizonte/MG (2ª estação – 01.05.99), Ouro Preto/MG 3ª estação – 14.07.99), Aparecida do Norte/SP (4ª estação – 12.10.99) , São Paulo/SP (5ª estação – 10.12.99), Curitiba/PR (6ª estação – 11.12.99), Fortaleza/CE (7ª estação – 07.0100), João Pessoa/PB (8ª estação – 11.01.00), Recife/PE (9ª estação –14.01.00), Surubim/PE (10ª estação- 15 01.00), Salvador/BA (11ª estação – 20.01.00), Canudos/BA (12ªestação – 22.0100), Goiânia/GO (13ª estação – 01.04.00) , Rio de Janeiro/RJ (14ª estação – 20/22). 04.00) e Brasília/DF (15ª estação-01.05.00).

Jornais da época com matérias da Via-crúcis
O Tempo-MG,Informe-Festival de Inverno de UFMG, o Estado do Paraná-PR, Jornal do Servidor –Betim-MG, Jornal do Comércio –PE, Diário de Pernambuco - PE, Correio da Paraíba-PB, O Povo - CE, A tarde – BA, O Popular - GO , Correio Brasilience-DF, Hoje em Dia –MG Estado de Minas –MG, Folha de São Paulo-SP,O Globo - RJ,AL informa o Assembléia Legislativa- MG







Comentário I
Severino Iabá é um artista mundano. Sua opção estética não se debruça sobre o que é belo ou não, mas levanta questões de ordem social. Ele é um viajante que com seu “ sacrifício” percorreu entre maio de 1999 e 2000 exatos 12.550 km, pousando em 15 cidades de norte a sul do Brasil com sua cruz de pratos. Passados 10 anos desta experiência, Severino retoma seus registros, fotos, vídeos, depoimentos, memória,anotações e ressuscita, tal qual fênix, os ex-votos de sua “Via-Crucis”. Neste novo projeto de exposição agrega valor, cuida para que as imagens não sejam um mero registro de sua andança, mas um renovar de sua aguda e profunda crítica social e a opção por uma arte engajada e franciscana.

( Fernando Perdigão – artista plástico)

Lançamentos do Vídeo, objetos e depoimentos
Serão lançados junto com a instalação em exposição em Belo Horizonte no segundo semestre de 2009 e em outras cidades do Brasil a partir de 2010.

O artista

Severino Iabá, professor,artista plástico e ecologista
Iniciou nas artes plásticas ainda estudante sobre influência dos murais do artista plástico Francisco Brenannd criados em sua cidade natal e no Recife. Na década de 80, tornou-se religioso Marista, dedicando-se as questões educacionais. Na época, participou das “Diretas já” e de outros movimentos sociais, como as manifestações mundiais contra a pesca da Baleia. Como artista, criou escola de arte, participou da formação de grupos de artistas e de várias exposições individuais e coletivas, sendo premiado em salões de artes e selecionado na I Bienal Nacional de Santos com sua instalação “Espatifou-se” em 1991. Depois de residir em Fortaleza, Recife, Natal e João Pessoa, transferiu-se para Belo Horizonte em 1993,onde continuou ligado aos movimentos sociais,culturais e ambientais de Minas. Alguns projetos de arte pública desenvolvidos em Minas Gerais:“ Intercâmbios”, “Terra do Sol, há vida...há morte”, “Valência Básica” “ O sacrifício -via-crúcis da fome e do desemprego”, "Guardiões pelo Chico", “Manifesto das Flores”. Operações de artes em andamento que coordena com a participação de outros artistas:“ Rosas do Mundo”.Contato:severinoiaba@yahoo.com.br ou(31) 91711314
Ver o meu perfil completo
Arquivo do blogue
▼ 2009 (1)
▼ Abril (1)
.
Seguidores

esia, dia 17/05/2009, cpom o folguedo BOI ROSADO>


Confiram abaixo

Clevane Pessoa

Diretora Regional do inBrasCi em belo Horioznte-MG-Brasil

Vice-Diretora do IMEL(Instituto Imersão Latina)

Também em
http://clevanepessoa.net/blog.php) :





Fome nunca mais - memórias de um sacrifício
No final da década de noventa, inicio do século vinte e um, de norte a sul, de leste a oeste do país, incontáveis manifestações foram às ruas contra a recessão e injustiça social. O eco dessas manifestações, resultou anos depois, em mudanças no cenário político, econômico, social e cultural do país. Hoje, uma década depois, o artista plástico Severino Iabá, que na época participou como artista-cidadão dessas manifestações, traz a público o projeto “Fome nunca mais – memórias de um sacrifício”.

Terça-feira, 7 de Abril de 2009
.


LANÇAMENTO DO PROJETO "fOME NUNCA MAIS - MEMÓRIAS DE UM SACRIFÍCIO" EM CONTAGEM - MG

Dia 1º de maio de 2009 – Praça da Cemig , das 9 às 11 horas - Exposição de uma instalação intitulada "Memórias encaixotadas" composta de 20 caixotes de madeira contendo pratos de alumínios e imagens capturadas pelo artistas em 1999 e 2000.

Dia 15 de maio (sexta-feira) - Galeria do Centro Cultural de Contagem - Exposição de reportagens da época e de uma instalação intitulada "Memórias encaixotadas" composta de 30 caixotes de madeira contendo pratos de alumínios e imagens capturadas pelo artista em 1999 e 2000

Localização: Rua Dr. Cassiano,130, centro de Contagem
Fone: 031- 33525347
Abertura: Dia 15 de maio (sexta – feira) a partir das 19 horas
Visitação: de segunda a sexta – das 9 às 17 horas

Obs. Na cidade de Contagem foi iniciada a Via-crúcis em 1º de maio de 1999. O vídeo, objetos e depoimentos do projeto serão expostos junto com a instalação em exposição prevista para acontecer em Belo Horizonte no segundo semestre de 2009 e em outras cidades do Brasil a partir de 2010.


INSTALAÇÃO "MEMÓRIAS ENCAIXOTADAS" - CAIXAS DE FRUTAS,PRATOS COM IMAGENS DA VIA-CRÚCIS





















OUTRAS IMAGENS DA VIA-CRUCIS REALIZADAS NA ÉPOCA QUE FAZEM PARTE DA INSTALAÇÃO










Fome nunca mais - memórias de um sacrifício
No final da década de noventa, inicio do século vinte e um, de norte a sul, de leste a oeste do país, incontáveis manifestações foram às ruas contra a recessão e injustiça social. O eco dessas manifestações, resultou anos depois, em mudanças no cenário político, econômico, social e cultural do país. Hoje, uma década depois, o artista plástico Severino Iabá, que na época participou como artista-cidadão dessas manifestações, traz a público o projeto “Fome nunca mais – memórias de um sacrifício”.

Terça-feira, 7 de Abril de 2009
.


LANÇAMENTO DO PROJETO "fOME NUNCA MAIS - MEMÓRIAS DE UM SACRIFÍCIO" EM CONTAGEM - MG

Dia 1º de maio de 2009 – Praça da Cemig , das 9 às 11 horas - Exposição de uma instalação intitulada "Memórias encaixotadas" composta de 20 caixotes de madeira contendo pratos de alumínios e imagens capturadas pelo artistas em 1999 e 2000.

Dia 15 de maio (sexta-feira) - Galeria do Centro Cultural de Contagem - Exposição de reportagens da época e de uma instalação intitulada "Memórias encaixotadas" composta de 30 caixotes de madeira contendo pratos de alumínios e imagens capturadas pelo artista em 1999 e 2000

Localização: Rua Dr. Cassiano,130, centro de Contagem
Fone: 031- 33525347
Abertura: Dia 15 de maio (sexta – feira) a partir das 19 horas
Visitação: de segunda a sexta – das 9 às 17 horas

Obs. Na cidade de Contagem foi iniciada a Via-crúcis em 1º de maio de 1999. O vídeo, objetos e depoimentos do projeto serão expostos junto com a instalação em exposição prevista para acontecer em Belo Horizonte no segundo semestre de 2009 e em outras cidades do Brasil a partir de 2010.


INSTALAÇÃO "MEMÓRIAS ENCAIXOTADAS" - CAIXAS DE FRUTAS,PRATOS COM IMAGENS DA VIA-CRÚCIS




OUTRAS IMAGENS DA VIA-CRUCIS REALIZADAS NA ÉPOCA QUE FAZEM PARTE DA INSTALAÇÃO



Publicada por Severino Iabá, professor,artista plástico e ecologista em 16:18 0 comentários
Subscrever: Mensagens (Atom) Resumo
No final da década de noventa, inicio do século vinte e um, de norte a sul, de leste a oeste do país, incontáveis manifestações foram às ruas contra a recessão e injustiça social. O eco dessas manifestações, resultou anos depois, em mudanças no cenário político, econômico, social e cultural do país.
Hoje, uma década passada, o artista plástico Severino Iabá, que na época participou como artista-cidadão dessas manifestações, traz a público o projeto de arte "Fome nunca mais – memórias de um sacrifício”.
A exposição de arte documental reúne fotografias,vídeos,objetos,depoimentos e reportagens sobre a operação de arte pública “O sacrifício – a via-crúcis do desemprego e da fome” realizada pelo artista nas praças de 15 cidades brasileiras de 1° de maio de 1999 a 1° maio de 2000.
Esta exposição é o cumprimento de uma promessa feita pelo artista no dia 1° maio de 2000 em Brasília –DF, após suas últimas intervenções de arte na Praça dos Três Poderes e ao lado da parada de ônibus onde foi queimado e assassinado o índio pataxó,Galdino Jesus dos Santos, em 1997.
A partir do dia 1° maio de 2009 o propósito do artista é percorrer novamente o país expondo esse novo projeto, se possível, nas mesmas praças das 15 cidades brasileiras onde esteve com a cruz de pratos .








O artista e sua obra
No período de 1º de maio de 1999 a 11º de maio de 2000 realizei o projeto de arte pública “ A Via-crúcis do fome e do desemprego em 15 estações ( 15 cidades brasileiras) com uma instalação intitulada de O Sacrifício” onde através da qual realizei 33 intervenções urbanas em espaços público abertos.

Ao transitar por 13 estados do país, percorri com o trabalho um total de 12.500km de estradas em ônibus entre as cidades de Contagem/Mg e Brasília/DF.Nestas cidades , alêm da montagem da cruz, composta de 136 pratos de alumínio (151 após o aumento do salário mínino ), contendo dentro destes as expressões “demitido” e Não há vagas” . expostos no chão foram captados imagens fotográficas e em vídeos, alem de ter sido tomado depoimentos de pessoas que encontrei pelo caminho.

O espaço público permitiu o contato com a realidade social brasileira através das pessoas das mais variadas procissões e crenças, além das excluídas pelo sistema; tais como desempregados,sub-empregados; mendigos; inclusive um grande número de crianças, mulheres e idosos ( com quem algumas vezes pude dividir minha comida) que perambulavam pelas ruas e praças das cidades. Nesses locais , uma face do país , a da exclusão , foi sendo colocada nas mais variadas reações das pessoas através de comentários, depoimentos, discussões e até manifestações de protesto.

Contrapondo-se a este quadro de “canibalismo social”, gerado pelo capital que incentiva a concentração de renda e a injustiça social, vivenciei situações de solidariedade e alegria proporcionadas por crianças, idosos, trabalhadores, artistas, policiais e mesmo pelos transeuntes mais apressados.

Aliás, acontecimentos inusitados foram uma constância nessa via-crúcis através não somente das atitudes de solidariedade com também de repulsa. Em muitos lugares pessoas participaram da montagem e desmontagem da obra de pratos, ofereceram alimentos, hospedagem, transporte e até colocaram moedas nos pratos com forma mais concreta de ajuda. Em outros locais fui impedido de mostrar o trabalho através de ação de ação fiscal direta, de ameaças de prisão e até pela destruição de formação da cruz de pratos por helicóptero da Polícia Militar em Aparecida do Norte-SP, o que causou tanto a perda de alguns pratos como uma extremada reação de indignação e solidariedade de pessoas que presenciaram o foto.

Ao finalizar esta experiência em Brasília no dia 1º de maio de 2000 percebi que a perspectiva das pessoas com relação ao futuro do país transita na área de desesperança. Nos vários espaços onde estive observei , apesar da indignação geral contra recessão econômica e o governo, o alto índice desemprego e a fome, poucas ações que venham possibilitar um amanhã melhor, já que hoje, é tão confuso, onde vivenciamos um profundo” estado de servidão” mesmo que a grande maioria da população não tenha a menor noção de sua subserviência.

Esse processo não termina aqui. Futuramente, todos os registros de minha experiência serão vistos em livro e numa exposição documental. Espero também, se possível, voltar às mesmas praças e ruas a partir de 2009 para verificar se esta situação de desemprego e fome do povo brasileiro tenha sido minimizado.

Este projeto de arte foi financiado com meus próprios recursos, porem se não fosse o apoio e a presença amiga e solidária das pessoas que fui encontrando pelos caminhos esta operação não teria sido possível.

Severino Iabá

Brasília, 1º de maio de 2000

As 15 estações/cidades
Contagem/Mg (1ªestação – 01.05.99), Belo Horizonte/MG (2ª estação – 01.05.99), Ouro Preto/MG 3ª estação – 14.07.99), Aparecida do Norte/SP (4ª estação – 12.10.99) , São Paulo/SP (5ª estação – 10.12.99), Curitiba/PR (6ª estação – 11.12.99), Fortaleza/CE (7ª estação – 07.0100), João Pessoa/PB (8ª estação – 11.01.00), Recife/PE (9ª estação –14.01.00), Surubim/PE (10ª estação- 15 01.00), Salvador/BA (11ª estação – 20.01.00), Canudos/BA (12ªestação – 22.0100), Goiânia/GO (13ª estação – 01.04.00) , Rio de Janeiro/RJ (14ª estação – 20/22). 04.00) e Brasília/DF (15ª estação-01.05.00).

Jornais da época com matérias da Via-crúcis
O Tempo-MG,Informe-Festival de Inverno de UFMG, o Estado do Paraná-PR, Jornal do Servidor –Betim-MG, Jornal do Comércio –PE, Diário de Pernambuco - PE, Correio da Paraíba-PB, O Povo - CE, A tarde – BA, O Popular - GO , Correio Brasilience-DF, Hoje em Dia –MG Estado de Minas –MG, Folha de São Paulo-SP,O Globo - RJ,AL informa o Assembléia Legislativa- MG







Comentário I
Severino Iabá é um artista mundano. Sua opção estética não se debruça sobre o que é belo ou não, mas levanta questões de ordem social. Ele é um viajante que com seu “ sacrifício” percorreu entre maio de 1999 e 2000 exatos 12.550 km, pousando em 15 cidades de norte a sul do Brasil com sua cruz de pratos. Passados 10 anos desta experiência, Severino retoma seus registros, fotos, vídeos, depoimentos, memória,anotações e ressuscita, tal qual fênix, os ex-votos de sua “Via-Crucis”. Neste novo projeto de exposição agrega valor, cuida para que as imagens não sejam um mero registro de sua andança, mas um renovar de sua aguda e profunda crítica social e a opção por uma arte engajada e franciscana.

( Fernando Perdigão – artista plástico)

Lançamentos do Vídeo, objetos e depoimentos
Serão lançados junto com a instalação em exposição em Belo Horizonte no segundo semestre de 2009 e em outras cidades do Brasil a partir de 2010.

O artista

Severino Iabá, professor,artista plástico e ecologista
Iniciou nas artes plásticas ainda estudante sobre influência dos murais do artista plástico Francisco Brenannd criados em sua cidade natal e no Recife. Na década de 80, tornou-se religioso Marista, dedicando-se as questões educacionais. Na época, participou das “Diretas já” e de outros movimentos sociais, como as manifestações mundiais contra a pesca da Baleia. Como artista, criou escola de arte, participou da formação de grupos de artistas e de várias exposições individuais e coletivas, sendo premiado em salões de artes e selecionado na I Bienal Nacional de Santos com sua instalação “Espatifou-se” em 1991. Depois de residir em Fortaleza, Recife, Natal e João Pessoa, transferiu-se para Belo Horizonte em 1993,onde continuou ligado aos movimentos sociais,culturais e ambientais de Minas. Alguns projetos de arte pública desenvolvidos em Minas Gerais:“ Intercâmbios”, “Terra do Sol, há vida...há morte”, “Valência Básica” “ O sacrifício -via-crúcis da fome e do desemprego”, "Guardiões pelo Chico", “Manifesto das Flores”. Operações de artes em andamento que coordena com a participação de outros artistas:“ Rosas do Mundo”.Contato:severinoiaba@yahoo.com.br ou(31) 91711314
Ver o meu perfil completo
Arquivo do blogue
▼ 2009 (1)
▼ Abril (1)
.

Fonte:http://www.portaldofomenuncamais.blogspot.com//

Nenhum comentário: