terça-feira, 10 de junho de 2008

Everi Carrara comenta Kenard Kruel-"Torquato Neto Ou a Carne Seca é Servida"livro de K




Foto:Torquato Neto, jovem.

Torquato Neto no século vinte e um

Everi Carrara-Cônsul de Poetas del Mundo em Araçatuba (SP)e Membro da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores e é responsável pelo Jornal Virtual de divulgação Cultural TELESCóPIO(que funciona em dois espaço:site e blog simultâneos).

Kenard Kruel fazendo muito sucesso com o lançamento de seu livro . Muita gente lendo e se deliciando ao longo das páginas inspiradas do volumoso e importante resgate da obra do poeta piauiense mais importante da Tropicália.
Estou repensando Torquato e a cultura brasileira, por vários ângulos e todos eles são válidos,porque genuínos e necessários diante da complexidade brasileira expressa em infinitas contradições, mesmo porque ,via de regra, os grandes poetas e artistas estão acima da média das pretensões sociais,sejam elas quais forem, a revolução é o itinerário apenas das vanguardas,de uma minoria que exorciza a banalidade coletiva e doentia.
Aprendo com Torquato que é preciso sempre correr risco,não ter medo de entrar e sair de estruturas adversas. Penso que se Torquato estivesse vivo, talvez tivesse produzido muito cinema, vídeos,clipes,performances,escrito alguns roteiros para tv,encenado ou produzido algo com Regina Casé, Tom Zé, Caetano Veloso, Gal, Fernanda Takai, Chico Science,Nação Zumbi,o pessoal do Mangue Beat...quem sabe. Impossível acreditar que ficasse imobilizado perante o fluxo da correnteza política existencial brasileira de latina america.

Torquato partiu deixando saudades em Tom Zé,Caetano e muita gente boa. Partiu e inspirou os que aqui permaneceram para desafiar o coro da mesmice,dos acadêmicos improdutivos, da elite acéfala, dos poetas babosos, da velharia política e feudal. Sim, eu digo sim a Torquato,parafraseando Caetano, porque há uma trilha clara para o ser humano apesar da dor,é possível que os novos poetas e artistas saibam caminhar á partir da poesia e dos atalhos inspirados por Torquato, seguindo em frente, sem medo do confronto com a burrice nacional vigente, ou não iremos á lugar algum no século vinte e um.

O poeta é mais que um simples poeta, deve estar atento e forte, maior que a dor,a política, as leis, a moral vigente,a soberba. O poeta está mais vivo do que nunca diante desse país que agoniza há séculos e que ainda não foi verdadeiramente descoberto.


Serviço:
EVERI RUDINEI CARRARA:escritor,editor do site http://telescopio.vze.com
araçatuba/sp.

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo lopes, Diretora Regional do InBRasCi em Belo Horizonte, MG,Cônsul Z-C de Poetas del Mundo, Vice-Presidente do Instituto Imersão Latina,Delegada da ALPAS XXI em Belo Horizonte, MG

E agora, uma nesga de Torquato Neto e sua poesia , já um cult, representante do Undergrownd perene que consome a alma de tantos poetas que nelas próprias habitam para suportar o mundo:oroboros,cabeça que prende cauda, círculo perfeito, eter(n)idade,umbigo de princípio, mas alteridade porque o Outro é nosso reflexo.

Clevane pessoa de Araújo Lopes
Psicóloga, Poeta Honoris causa pelo CBLP para oito países Lusófonos.

Cogito

Eu sou como eu sou
Pronome
Pessoal intransferível
Do homem que iniciei
Na medida do impossível

Eu sou como eu sou
Agora
Sem grandes segredos dantes
Sem novos secretos dentes
Nesta hora

Eu sou como eu sou
Presente
Desferrolhado indecente
Feito um pedaço de mim

Eu sou como eu sou
Vidente
E vivo tranqüilamente
Todas as horas do fim


Let's Play That

quando eu nasci
um anjo louco muito louco
veio ler a minha mão
não era um anjo barroco
era um anjo muito doido, doido
com asas de avião

eis que esse anjo me disse
apertando minha mão
entre um sorriso de dentes
vai bicho desafinar
o coro dos contentes
vai bicho desafinar
o coro dos contentes

let's play that

(Torquato Neto)

Nenhum comentário: