quinta-feira, 22 de maio de 2008

haicais concretos




Clevane Pessoa de Araújo Lopes




Haikais Concretos



9/08/2006 10h04

No último Festival Internacional de Teatro, o FIT, que ocorre em Belo Horizonte ,capital de Minas nos anos pares, mas que estão pedindo para os ímpares-todos- também serem contemplados, um dos espetáculos levou o espectador a ver haicais tomarem forma, concretizarem-se à sua frente.
Vi apenas em partes, nas reportagens locais de TV, impossibilitada de sair.
No entanto, quero tecer considerações sobre essa maravilha, que foi aprentada na rua, permitindo assim que muitas pessoas pudesse saber do haicai através da manifestação artística. Para haicaista nenhum perder -espero estar no próximo).
Nos jardins de Imperadores japoneses, havia certames de haikais, improvisados e considerados de forma muito séria.

Os amantes também se mandavam mensagens em haicais, o que encontramos em nosso livro querido e relido inúmeras vezes, "Lady Nijo"- o Diário de uma concunbina de imperador, depois tornada monja e que sobre seus amores e nas suas peregrinações, vai espalhando haikais como pétalas de peônias, de flores de cerejeira, de pessegueiro.

Temos vistos no Ocidente, muitos haicais (haikus ou haicais) muito "duros", pois a essência dessa estrutura poética, é tênue, mesmo que fale de situações fortes, uma tempestade, por exemplo.
O haicai tem como situação referencial, as quatro estações. Mas as nuances orientais nem sempre podem encontrar omesmo equilíbrio no Ocidente. Apesar disso, há haicaistas notáveis no Brasil. Permite-se uma certa flexibilidade, uma adaptação ao gênero do eterno Basho, que deixou seguidores ad infinitum.

No Festival das Estrelas Pastoras, a festa das estrelas ou o TANABATA, que em nosso país, é celebrado no bairro da Liberdade, em S.Paulo, há concursos de haicais e tanto crianças quanto idosos costumam, a par dos poetas presentes, criar seus haikus.

A sutileza se faz sentir e a proposição do poeta é para ser adivinhada, redesenhada no imaginário. Os versos são a parte alivanhada, com fios de prata, ouro, seda ou algodão de quem escreve.
Sempre me esforço para usar um mínimo de verbos, pois os ideogramas japoneses necessitam de sensibilidade artística, de filosofia de vida, de senso estético para que sua significância seja alcançada.
A forma usual é a de tercetos, com cinco, sete e cinco sílabas poéticas muitos confundindo quaisquer tercetos ou Poetrix, uma tendência hodierna, com eles. Por isso, quando um grupo teatraliza e concretiza haikais, merece atenção máxima.


O título do espetáculo,, para começar:

"Somente as nuvens nadam no fundo do rio..."

A imagem do efêmero, do passageiro, está perfeitamente retratada aí. As nuvens sempre existirão(idéia de eternidade), mas são mutatórios (passíveis de mudanças) e poderão ser substituídas por outras, mas sempre serão nuvens. Assim, a dicotomia efêmero/eterno; Yin/yang; claro/escuro; frio/quente; e tantos outros pares de sensações extremas, podem ser demonstradas como representantes da passagem das estações e os elementos da natureza a ela integrados. O rios, as corredeiras, os regatos, as chuvas, os lagos, a geada, a neve, o granizo, a garoa, a neblina, o orvalho, só para citar algumas das muitas mu/danças da águas que os haicaistas poderão explorar e os elementos que a cercam: as pedra, uma ponte, um sapo ou rã, as libélulas, as plantas e aves...

Esse tema, "somente as nuvens nadam no fundo do rio", é de uma riqueza plena.O pensamento oriental nos chega sutilmente e nos enlaça
.
Não resisti a criar ,neste exato momento, a partir de agora, as imagens que chegam ao meuolhar interior de desenhista, de poeta,de psicóloga.Aqui nascem essas variações::

Somente as nuvens
"nadam no fundo do rio":
pétalas de flores...

"No fundo rio"
nadam, quais peixinhos brancos,
as nuvens do céu...

E agora, apenas as imagens, sem citações do verso-título original, mas mantendo a idéia nuvens/rio:

Nuvens se refrescam,
bailarinas de algodão,
lavadas nas águas...

formas leves, brancas,
repousam nas águas frias,
nuvens transportadas...

Hóspedes das águas
as nuvens brincam no rio:
fogem do céu azul...

elegantes nuvens
vestidas de dançarinas
dançam com as águas...

azulado ao céu,
o rio não pára e carrega
nuvens passageiras.

No rio em movimento
Caem flores de cerejeira,
viajam com as nuvens...

HARUKO(*)


Bem, eu não pararia. Depois lapidarei. Tento sempre retirar os artigos(o, os, a, as; um, uns; uma; umas),algumas preposições. mas nossa Lingua ocidental nem sempre o permite, se queremos manter a métrica(5,7,5).De qualquer forma, qiando os haikais chegaram no Ocidente, permitiram pequenas mudanças para permitira nós, que sejamos haicaistas. uma bênção...

Se o leitor que fazer haicais nesse tema ( "Somente as Nuvens Nadam no Fundo do Rio" ), mande-me para triagem , que postarei aqui no blog (clevane@yahoo.com.br)

Tentem essa sutil forma de fazer poesia. É um desafio e tanto, uma atitude lúdica, um prazer. mas se vc não quiser entrar nesse vício bom , nem comece; depois é impossível parar(qual o de ser trovador, ser haicaista é um estado de espírito)...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes(*) Belo Horizonte,09/08/0/2006;

(*) Assino haikais como HARUKO(primavera, em japonêes, nome que me foi doado, na adolescência, por um namorado oriental, Mi e a partir de quando passei a me interessar pelo gênero.

Abaixo: endereço de kakinet, um site dedicado ao HaiKai, endereço para meu e-book Orvalho, de haicais, mais a ficha técnica do espetáculo em questão.
Pelo que vi pela TV, Elisa Belém ,Marcelo Miyagie Roberson Nunes, os criadores, estão de parabéns. Vejam também que atuam como artistas-é muito importante que sejam louvados pela interpretação significativa dos temas com sua linguagem corporal- com Sarasvat , Daniel Antonio e Gregory Melo.

Caqui :

Revista brasileira de haicai, forma de poesia japonesa também conhecida por haiku:

www.kakinet.com .

Lá, em Grafitte, aficcionados podem colocar seus haikais, permanentemente.


Meu e-booK ORVALHO, para download gratuito, onde vc encontrará também , minha "Pequena História do Haicai", no prefácio e algo sobre Lady Nijo(transcrevo dados de pesquisa em site de busca Yahoo):


BIBLIOTECA VIRTUAL "Cá Estamos Nós"
Autores da Biblioteca Virtual do Portal Cá Estamos Nós: Clevane Pessoa de Araújo Lopes. . CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES ... ORVALHO. Clevane Pessoa de Araújo Lopes é Haruko, uma hábil e exímia escritora de haicais, esses poemetos orientais .www.portalcen.org/bv/clevane/clevane.htm
ClevanePessoa

... outros, mas consegui transitar livremente entre eles e fazer irmãos em qualquer Estado(...)." (Clevane Pessoa ... do olhar a claridade revela a secreta lira?) ( Clevane) Orvalho. Ano: 0 ...www.clevanepessoa.net/ebooks.php -24 KB

ebboks de CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES :

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES. Borboletário de estrelas ... Mix de haikais e poetrix. Orvalho. Pana-paná - Chuva de Borboletas .www.sokarinhos.com.br/ebook/ebook_clevanepessoa.htm


Ficha Técnica do espetáculo:

Fonte:

http://www.pbh.gov.br/cultura/fitbh/programacao/detalhe/det_haikai.php

«
" "HAIKAI - Somente as Nuvens Nadam no Fundo do Rio" - Rua
Gênero: Drama poético
Direção: Coletiva
Criação: Elisa Belém, Marcelo Miyagi e Roberson Nunes
Concepção: Elisa Belém, Marcelo Miyagi e Roberson Nunes
Elenco: Daniel Antonio, Elisa Belém, Gregory Melo, Marcelo Miyagi, Roberson Nunes, Sarasvat
Duração: 40min
Local:
Praça Duque de Caxias - 20:00h - 28/07
Praça Guimarães Roas - 19h - 30/07

Avenida Brasil - 19:00h - 06/08

Haikais dos séculos XVIII e XIX, de poetas japoneses como Bashô, Busson e Issa são traduzidos para o teatro por meio de imagens que buscam revelar estados de espírito e efeitos sinestésicos. As memórias dos performers transitam entre a primavera, o outono, o inverno e o verão. A intervenção se contrapõe aos ambientes agitados das ruas dos centros urbanos, propondo uma pausa para contemplação. Essa interferência envolve teatro, dança, artes plásticas, literatura, música e projeções de vídeo.

O Grupo


O grupo é composto por profissionais independentes das áreas de teatro, dança, música e vídeo de Belo Horizonte."

Nenhum comentário: