domingo, 4 de maio de 2008

Aldravista, anjos e alfabetizandos





Nas imagens, vocês veem a parte preparatória ao projeto.A artista Deia leal levou à escola suas telas com tema anjo,para as crianças fazerem releituras.
Na foto cenntral, os poetas Gabriel Bicalho, Andreia Donadon (Deia Leal) e J.S.Ferreira, unidos à professora conceição pinho, mostram o resulrado obtido.
Houve um sarau , as crianças declamaram poemas de vários autores, incluindo meus, ma temática angelical.
Muitos haikais e poememtos nascidos dessa maravilhosa experi~encia, foram depois publicados em um hjornal criado especialmente para crianças e adolescentes:O Aldravinha",que foi editado em grande estilo:papel couché,letras pink.
Nas fotografias com os poetas e os anjos, está ainda o Professor da UFOP J.B.Donadon.Lembramos que neste ano dos cem anos da imigração japonesa, o trabalho com haikais dos aldravistas chamou a atenção do consulado japonês.Donadon apresentou um belo trabalho a respeito,pelas comemorações.O Poeta é Professor da UFOP.

Transfiro para cá a página do portal Mhario Lincoln, que publicou a do jornal Aldrava virtual.

Leiam as palavras da educadora e poetisa Andreia Donadon, a artista Deia Leal

"INTRODUÇÃO:


ORIENTAÇÃO COMO TRABALHAR PROJETOS EM ESCOLAS:


Bons parceiros, que tragam idéias e soluções para desafios enfrentados no cotidiano por educadores e diretores, são sempre muito bem-vindos à escola. Acabamos assumindo esse papel de estímulo e inspiração ao governo, funcionando como uma nova peça na construção de uma escola mais eficiente e aberta à sociedade e, conseqüentemente, melhorando a aprendizagem dos alunos.
As associações sem fins lucrativos cresceram muito no país nas décadas de 70 e 80, sob grande influência de Paulo Freire. A maioria atua na aérea educacional, vista mais do que nunca como a principal estratégia de transformação social. Segundo o secretário-geral do Grupo dos Institutos e Fundações, Fernando Rossetti, se fortaleceu a idéia que é preciso ensinar a pescar em vez de dar o peixe e o melhor jeito de fazer isto é pela Educação.
Estas iniciativas de trabalho acabam valorizando a importância do conhecimento da cultura local para a construção da identidade das crianças.
Antes de iniciar sua contribuição em alguma escola: leve sua proposta para o serviço de supervisão escolar e diretoria do educandário. Nenhum projeto vai para frente sem antes contar com o auxílio e interesse da direção da escola.
Quer falar sobre poesia na escola? Comece com uma escola primeiro, assim o projeto terá resultado ao longo do ano. Nenhum projeto vai para frente sem antes ter os objetivos claros, justificativa e resultados esperados.Claro e certo também se tiver interesse, participação efetiva dos educadores. Leve novidade, isto cria uma expectativa grande na comunidade escolar.
Se conseguir usar a arte poética entrelaçada com as artes plásticas e ainda atrelar todas as disciplinas (interdisciplinaridade) melhor será seu projeto.
Uma sugestão para crianças da Fase Introdutória a Fase Complementar de Alfabetização: Hai-kais - poemas sintéticos que trabalha com as estações do ano e tecnicamente composto por 3 versos de 17 sílabas e se tiver UMA EDUCADORA para te auxiliar na execução do projeto melhor ainda. Não sei qual se é professor; educador todos somos...
Procure também a SUPERVISORA da escola antes; ela te auxiliará muito também.
Outra sugestão: NÃO LEVE UM PROJETO pronto para a escola sem antes pesquisar quais as necessidades da mesma. Antes faça a proposta de levar a poesia no recinto escolar e construa o projeto em conjunto com a instituição.
Falo isto de experiência.
Se tem intenção de trabalhar poesia com adolescentes, procure antes despertar a atenção deles. Geralmente esta fase é mais complexa e gosta de poemas que retratam o AMOR, poemas com linguagens que eles compreendam. Se tiver algum material que trabalha linguagem na Net, vão se amarrar (risos). Para aguçar trabalhe também POESIA VISUAL, um bom começo. Estão em fase de desenvolvimento emocional. "

*****************************************

Re: Reunião do InBrasCI em Mariana - Minas Gerais-INSTITUTO BRASILEIRO DAS CULTURAS INTERNACIONAIS
(Postagem especial, apoio: Marilza Albuquerque e Elvandro Burity).

Projeto Anjos Negros
Releitura de telas de Déia Leal
Apresentação dos resultados e exposição dos trabalhos
22 de setembro de 2007
Teatro da Escola Dom Viçoso


Objetivo do projeto:
Desenvolver nas crianças a percepção dos jogos de cores na composição das artes plásticas; Despertar a criatividade através da pintura; Despertar nas crianças a percepção do belo na cor negra; Desenvolver capacidade de percepção de similaridades temáticas na poesia e pintura

Fase de desenvolvimento do projeto

null


...............
A Educação requer mais que passar conhecimento, pois implica também à preparação do ser humano para a vida social e cultural do país.
O tema da Feira de Letras e Artes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso foi à releitura de algumas obras da artista plástica, Déia Leal. O tema estudado ao longo do projeto foi à concepção de Anjos Negros nas telas da artista. O projeto contou com a presença e orientação dos poetas do Jornal Aldrava Cultural e apoio pedagógico da educadora Andréia Donadon Leal. Orientações foram passadas aos educadores e posteriormente aos alunos da Fase Introdutória e Complementar de Alfabetização. Técnicas básicas de desenho, pintura em tela com acrílica, noções de perspectiva e arte no esboço foram o objetivo crucial das aulas.
Segundo a educadora Maria da Conceição de Pinho Duarte, Arte e Educação estão interligadas. O trabalho educacional, quando concreto fica mais interessante para as crianças. Falar de artistas que fizeram parte da história da arte do mundo nos livros faz parte do programa do currículo em todas as séries, mas poder conversar e aprender com novos artistas, poetas e outras pessoas no recinto escolar é descobrir e incentivar novos talentos. Se conseguíssemos uma boa leva de artistas que fizessem este tipo de trabalho, a educação ficaria muito melhor. Mariana é uma cidade privilegiada, pois é plena de artistas que poderiam fazer também parte do projeto.
Além das técnicas aprendidas pelos alunos, a artista explicitou que faz Arte Aldravista que privilegia pintura de pequenas porções das paisagens ou imagens representadas.

O projeto desenvolveu também o diálogo da pintura com a poesia, com exercícios de leitura e declamação de poemas de Clevane Pessoa, J.B.Donadon-Leal, J.S.Ferreira, Marília Siqueira, Marilza Albuquerque, Gabriel Bicalho e Andréia Donadon Leal.

www.mhariolincoln.jor.br anjos

Artigo enviado às 29/09/07, dia 29/09/07 por Mhario Lincoln - Categoria: Só Poesia
Comentários
Maria Antônia Andrade escreveu:
Um espetáculo magnífico
29/09/07 29/09/07
Mariana Monteiro escreveu:
De fato magnífico!
29/09/07 29/09/07
Raquel Melo escreveu:
Belo trabalho
29/09/07 29/09/07
Pedro Spiller escreveu:
Fantástico trabalho realizado nas Gerais. Os artistas estão contribuindo para a melhoria no processo educacional do país.Parabéns pelo magnífico projeto.
30/09/07 30/09/07
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, escreveu:
O trabalho dos aldravistas ,na cidade primaz de Minas, Mariana é sementeira de inestimável valor.
Fiquei feliz e honrada por haverem solcitado poemas meus sobre anjos, para os trabalhos dos alunos.No encerramento da Exposição Aldravista Internacional de Arte,estive lá, onde lancei meu mais recente livro (Mulheres de Sal, Água e Afins)e fiquei tocada,comovida, com a leitura que as crianças faziam dos poemas aldravistas.
Os Poetas citos acima,Andréia Donadon , J.B.Donadon, Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira, costumam conseguir excelentes resultados ,por exemplo, levando haikais às escolas.Andréia, que assina em suas telas "Deia Leal",possibilita aos seres em formação,educandos e futuros cidadãos, um contato direto com a Arte ,associada às letras.
Cumprimento-os calorasamente por essas atitudes educativas, cuja Metologia participativa é o que de mais aconselhável há no pleno processo ensino/aprendizado, seus temas transversais com aproveitamento integral, estético e prazeroso.
É preciso que a mídia preste uma melhor atenção a esse magnífico exemplo ("educai as crianças e não será preciso punir os homens",já decretava Aristóteles!), ao Aldravismo, aos intelectuais e educadores marianenses,sem esquecer da professora Maria da Conceição Pinho Duarte.Tive o prazer de conhecê-la e perceber seu prazer em poder levar à criançada esses projetos lítero-artísticos a complementar o currículo e a vida.
20/10/07 20/10/07


Endereço do Portal Mhário lincoln, que sempre privilegia o que realmente é bom.:
http://www.mhariolincoln.jor.br/

Nenhum comentário: