sexta-feira, 6 de março de 2009

Graal Feminino Plural-mostra e expressões de amizade.









Algo bom é ser auxiliado por amigos verdadeiros.
Na quinta feira(05/03) fomos fazer a montagem de minha mostra, Mulher:Graal feminino Plural, lá na Galeria da Árvore, onde tudo é lindo, porque há verde em toda parte, bouganvilles, quase em frente fica o laguinho onde a estátua da Mãe Mineira, que representa um tão grande contigente de mulheres, impera soberana.

A placa de entrada , com o nome do espaço,é leve porque transparente e translúcida-veja acima.

A Galeria da Árvore é uma das ramificações do Museu Nacional da Poesia, um museu moderno, itinerante, que pode ocupar qualquer espaço, mas que encontrou, dentro do parque Municipal Américo Renê Gianneti, dois lugares propícios.Um , na Praça dos Fundadores, onde a diretora Regina Mello realiza mensalmente, o Sementes de Poesia-que reúne um bom número de poetas e amantes da Poesia, para leitura e declamação de versos, de crianças a adolescentes, de jovens a adultos, destes a idosos.

Quando Regina a visou-me , no ano passado, de que eu apresentaria minha mostra em março, fiquei muito feliz.Logo depois, soube que os meus desenhos deveriam ser transformados em banneres, por ser o local aberto.
E Marco Llobus, o fiel amigo, passou dias a diagramar, formatar, medir, clacular.

Quando o trabalho chegou da da gráfica, gostei e liguei para ele que, de imediato, prontificou a ajudar na intalção dos mesmos.Regina queria estar presente, pois é a curadora e como sexta, , hoje, tem um outro evento, marcou-se para a quinta.

Depois que estávamos lá, chegou o Claudio Márcio Barbosa- somos todos Poetas del Mundo (Cônsules) e pertencemos a várias entidades, então ali estavam representados várias;além da cita,o Instituto de Culturas Internacionais (InBRasCi), o Movimento Cultural aBrace, o IMEL(Onstituto Omersão Latina,a ONE,ALPAS XXI,AVSPE, a ADL, a ALI, a AFEMIL,a AVBL, CBLP, a rede Catitu,a ONG ALô Vida,o Cercle de les Ambassadeurs Univ.de la Paix (Genebra, Suiça) , o CBLP,a ATRN, e outros, ou seja, a cada vez que nos posicionamos , nos apresentamos, a seriedade de representar entidades ou a elas estar afiliados, é muito grande.

E depois de tudo ajeitado, Regina foi para a Guignard e nós para o Bar e Café Arrumação (do Saulo Laranjeira), aproveiranto para amarrar algumas ações prévias para o evento Paz e Poesia, que neste ano, será em abril.

Aguardo e a agradeço quem puder comparecer, pois há um evento outro,d e mesma data e horário, onde estarão alguns de nossos amigos, mas no domingo, também haverá um encontro em homenagem à mulher, das 10 ao meio dia, no Sementes de Poesia, Praça dos fundadores, com lançamentos de livros de autores vários e as pessoas ao microfone dando seu recado poético.

Também sou grata pelo convite de Regina Mello, e a quem divulgou o Graal Feminino Plural.Mesmo com meu trabalho perene de divulgação cultural, ainde fico tocada quando divulgam algo meu.De verdade.Alguns sites pela Mulher e de questões de gênero, pediram os desenhos e poemas,a poeta, advogada e jornalista Elisabeth Misciasci fez uma bela divulgação em seus blogs e na Revista Imprensa zaP, o jornal Aldrava virtual colocou a nota em destaque, Everi Carrara, também no Jornal Telescópio, o Aretá Educar, o Portal Mhário Lincoln, o blog do IMEL(leia-se Brenda Mars) enfim , depois vou publicar a lista, para registro.

Neuza Ladeira liga-me que levará salgados para o café que se oferece.Uma amiga muito solidária, sempre - de quem tenho a honra de prefaciar "Os comedores de Sonhos'.

_________________________________________________________________________




Leiam Telescópio, onde sempre solidário poeta Everi Carrara, Cônsul de Poetas del Mundo, tanto divulga artes e literatura.E, na agenda, coloca minha mostra Graal,Feminino Plural (na galeria da Árvore, Parque Municipal-belo Horizonte, 07/03/2009, às 15 horas, com recital e depois café....

A continuação será do domingo (08/03/2008), onde lerei poemas inéditos: para minha alegria (e surpresa!) serei a Poeta homenageada.

Também Ana da Cruz e poetas cadastrados no Mural dos escritores, que aqui residem , deverão aparecer. vamos aproveitar para estreitar laços.

Parque Municipal Américo René Gianneti

Praça dos fundadores

Das 10 ao meio dia.

O evento, na data do Dia da Mulher, terá lançamentos de livros de autores de Belo Horizonte.Levarei alguns para sortear, apareçam!

Clevane Pessoa

Na foto, montagem da mostra, hoje à tarde, com a presença da curadora, Regina Mello e Marco Llobus, que criou os banneres com meus desenhos e poemas.

Claudio Márcio Barbosa também apareceu para dar seu apoio.

Estaremos à sua espera!

Ajude-nos na divulgação, se for possível!

Clevane


---------- Forwarded message ----------
From: Everi Carrara
Date: 2009/3/5
Subject: CLEVANE PESSOA/GRAAL FEMININO NA AGENDA TELESCOPIO
To: Araujo Heitor , pessoaclevane , andreia leal , Regina Mello , Brenda Marques Pena , "clesi. ipatinga"


oi pessoal

tem CLEVANE PESSOA/GRAAL FEMININO em http://telescopio.vze.com
no menu clique em AGENDA

abçs do everi rudinei carrara

CLEVANE PESSOA

Clevane Pessoa de Araújo Lopes [Cônsul - Z-C-Belo Horizonte-MG]
MULHER[ES]
Mulher menina,
mulher felina,
mulher de malandro,
mulher de escafandro,
camioneira, lavadeira,copeira
garçonete,femme, fêmea,
woman,cientista,ilusionista,
lavradora,pintora, professora...
Mulher apenas, fruto de penas,
falenas,grandes ou pequenas...
Mulheres intuitivas,
mulheres esquivas,
atiradas, sobrecarregadas,
apaixonadas, bem
e mal-amadas...
Transparentes, intransigentes,
ardentes,inconseqüëntes,
tortas e direitas, certas
e erradas,
sempre valentes,
mesmo se parecem acovardadas...
Mulheres loucas, nlouquecidas,
redentoras, redimidas, provedoras,
analfabetas, doutoras
donas de casa, donas de nada,
patroas e empregadas,
mucamas ou sinhás no tempo antigo,
balconistas, artistas,
executivas,executadas,
livres e aprisionadas,
vítimas e agressoras,
agressivas, esquivas,
tímidas e rapaces,
pessoas com necessidades de enlaces,
pessoas fugindo da raia,
voando, se libertando,
chegando, partindo...Ah que lindo ser MULHER,
todas mulheres em MIM
gritam sonâncias, relembranças, momentos,
emprestam suas vivências,
sussurram segredos,
explicam receitas,
sangram, riem ou choram...
Tenho um átimo de cada mulher
do Mundo nas minha feições,
na minha alminha,
essa adulta sempre menina,
essa criança sempre madura,
erotíssima e tão pura...
Todas cantam e choram em meu self,
pois todas nós estamos nas demais
em traços infinitesimais
-e nenhum homem parece
entender a prece
que em uníssono entoamos
umas pelas outras, sempre...

Poética de Clevane Pessoa dia 07 de março
“Graal: feminino plural”"A artista plural e escritora Clevane Pessoa, é a convidada do Museu Nacional da Poesia (MUNAP) e Fundação de Parques Municipais de BH para apresentar sua poética na Galeria da Árvore - um singular espaço de convivência artística - sob a curadoria de Regina Mello no Parque Municipal Américo René Giannetti.Clevane traz o “Graal: feminino plural” em homenagem ao dia internacional da mulher. Com delicados desenhos carregados de força e emoção a artista discute a pluralidade e a poética feminina. Expõe desenhos inéditos combinados com poemas também de sua autoria. Na abertura, bate papo com a artista, participação especial de Luciana Campos e Karina Campos com leitura dos poemas e o nosso tradicional café da tarde. Clevane Pessoa é psicóloga, jornalista, poeta e ilustradora ,dedicada a promover a paz no mundo, colabora com o MUNAP, divulgando poetas e construindo uma rede de amigos do Museu".
(Regina Mello)
Postado por telescopionegro às 04:15

Nenhum comentário: