terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rogério Salgado comenta Erotíssima






Rogério salgado e VirgileneAraujo
O casal realiza os Projetos Belô Poético e Poesia Na Praça Sete -eventos e ações já renomados, que ultrapassam as fronteiras da capital, do estado, do país..




Suite das Letras


sexta, 08 janeiro, 2010
--------------------------------------------------------------------------------

Clevane Pessoa - Erotíssima


Erotíssima : o erotismo na poesia de Clevane Pessoa










Por Rogério Salgado*










Há alguns dias atrás, comentei com um poetamigo o seguinte: hoje em dia é raro encontrar pessoas tão PESSOA como Clevane Pessoa. Cidadã comprometida, importante divulgadora e promotora da paz.





Mas, pessoalidades à parte, comentarei o mais recente trabalho poético dessa poeta, merecedora de carinho e respeito. Trata-se de Erotíssima (Catitu Publicações). Começo por elogiar a programação visual e belíssima capa feita pelo gestor cultural Marco Llobus para, só então, adentrar as páginas que vem repletas de prosas e versos; escritos com um refinado erotismo que, por certo, levará os leitores a um encantador orgasmo poético.





Os escritos desse livro são puro êxtase, quando deixa aquela sensação de quero mais. Vejamos: “Bons sonhos/son(h)os/Sons.../o...s/seios, anseios, receios.../Sssssssssssss”





A qualidade dos versos da poeta, eróticos ou não, é inegável. Observemos então o soneto que segue e que trás metáforas muito sutis: “Beber da tua boca o sumo da paixão/e dos teus olhos, a essência do desgosto/- o sabor de pêssego do teu beijo úmido/- o gosto do mar revolto quando choras.../Trocar suores-corpos quentes exsudando/a conjunção perfeita que nos faz um/na perfeita sincronização dos gestos/a melhorar os frescos lençois de linho.../Trocamos humores quando te completo/e completas a mim (com tantas águas/produzidas por alquimia, no interior)/- Para receber-te, chovo em meu caminho/de morna e ondulada carne e quando o trilhas/sei que lírios vão brotar na minha gruta...”





Toda essa inspiração começou, quando autora publicava em sites e blogs, poemas essencialmente femininos e mantinha um blog de mesmo nome: ( http://erotissima.blogspot.com ), ali, entrevistava mulheres com mais de 50 anos, que escrevem poesia. Observou, portanto, que quanto mais jovens mais temerosas eram essas cinquentinhas , à divulgação de seus textos. O fruto dessas entrevisas serão publicadas no livro-álbum POIETISA, que foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.





Ao analisar a trajetória de vida das poetas, Clevane e o também fotógrafo e poeta, Marco Llobus, perceberam que muitas dessas mulheres com mais de cinquenta anos, passaram a escrever sem peias, somente, depois de separações conjugais ou viuvez.





Com a liberdade facilitada pela Internet, a autora foi percebendo e, hoje, relata o quanto as mulheres se soltaram para escrever poemas ousados, muitas, entretanto, ainda preferem se manter no anonimato, pelos nicks.





Clevane Pessoa de Araújo Lopes é nordestina radicada em Minas Gerais. Psicóloga , ilustradora, conferencista e consultora de assuntos ligados à psicologia, sempre gostou de escrever. Tem dois livros de poesias editados, "Sombras feitas de luz" e "Asas de Água", além de quinze e-books de prosa e poesias. Foi premiada em concursos dentro e fora do país. Trabalhou na imprensa de Juiz de Fora-MG, nos Anos de Chumbo da ditadura militar. Radicou-se Belo Horizonte. Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda “Urgente”, entre outros, como “A Voz de Rio Branco”, de Visconde de Rio Branco, MG. Escreveu na revista "o Lince" e em outras. Tem quatro livros de poesias publicados. É consultora de teatro, revisora de textos, roteirista de peças teatrais.





Contatos: clevanepax@gmail.com - asasdeborboleta16@gmail.com







*Poeta e jornalista

Fonte:http://www.uniblog.com.br/suitedasletras/

Publicação autorizada pelo autor.

Nenhum comentário: