quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Entrevista -MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA - LU PEÇANHA entrevistada por PEDRO LUDWIG - FOTÓGRAFO DO OLHARES.COM











Lu Peçanha, a bela fotógrafa brasileira que participa de três antologias de fotografia,pela Editora Chiado, em Lisboa, foi conduzida até mim, por um amigo comum , o escritor e poeta espiritualista Edison Pereira de Almeida, que é chanceler do InBrasCi (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais), na Ilha da Madeira, Portugal.À época, eu abriria a mistra de minha série de desenhos e poemas, Graal Feminino Plural-em março de 2009, então ela chegou,com sua inseparável máquina fotográfica , na galeria da Árvore, do MUNAP, que funciona dentro do Parque Municipal Américo Renê Gianetti, em Belo Horizonte.

Ele intuiu que seríamos amigas e acertou. Entre outros pontos de convergência, ambas somos psicólogas e voltadas para causas sociais.
Estamos com um livro em dueto programado e em andamento.E, embora não nos encontremos muito, todos os encontros são prazerosos e produtivos, qual a ida á sua mostra SAVION (fotos inusitadas de noivas) a visita ao no asilo de idosos da Vila Ozanam, ou o festival de Tortas beneficente,em prol da ONG Alô Vida, no Restaurante D.Preta.

Ganhei dela "Essência e Memória- Antologia de Fotografia Contemporânea (*)", uma das antologias de fotografia, onde vejo seus trabalhos e os dos outros fotógrafos/artistas que a compõem e encanto-me com a delicadeza obtida a partir de um olhar mais de dentro para fora que tudo.

Hoje, recebo a entrevista abaixo,feita por Pedro LUDWIG ,onde tenho a alegria de estar incluída,em foto e nas palavras da entrevistada. E com tamanha delicadeza que me lembro de imediato das palavras de Exupèry:"O essencial é invisível para os lhos.Só se vê bem com o coração".O que vale também para suas fotografias .

Vida longa e muitos sucessos à entrevistada e ao entrevistador.

Clevane pessoa de Araújo Lopes

(*) Saiba mais, em:http://essenciaememoria1.blogspot.com/

><**><




MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA - LU PEÇANHA

Quarta-feira, 1 de Setembro de 2010 16:52
"lucilene Ianino Lima Peçanha" "Compartilhando com os parentes e amigos essa nova conquista. Meus agradecimentos ao fotógrafo Pedro pelo apoio, carinho e divulgação do meu trabalho.
Lu Peçanha"

terça-feira, 31 de agosto de 2010
MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA - LU PEÇANHA



Na foto a fotógrafa brasileira Lu Peçanha com a Antologia de Fotografias Essência e Memória Volume II, que teve o lançamento pela Chiado Editora em Lisboa em janeiro deste ano em que é uma das autoras e a poeta, escritora e grande amiga Clevane Pessoa, com a Revista Internacional do Movimento Cultural do aBrace, coordenado por Roberto Bianchi e Nina Reis (ambos Consules de Poetas Del Mundo),em um evento no Restaurante D. Preta em Belo Horizonte Minas Gerais, em prol da ONG Alô Vida..


MULHERES QUE FAZEM DIFERENÇA – POR PEDRO LUDWIG


LU PEÇANHA


A MOTIVAÇÃO, O TRABALHO SOCIAL, A FORÇA DE UMA MULHER






A Fotógrafa e Psicóloga Social, Lu Peçanha, participa de sua quarta Antologia de Fotografias, Essência e Memória Volume III, juntamente com fotógrafos de vários países. Sobre seu novo trabalho na participação da Antologia de Fotografias, Essência e Memória Volume III, com lançamento previsto para o fim deste ano de 2010, Lu confirma sua força na fotografia: “Toda Antologia que participo cresço como pessoa. Talvez seja complicado entenderem isso, mas cada livro novo é como o nascimento de um filho: Tem toda uma preparação e expectativa em cima dele; uma vida nova; um olhar novo; um viver novo”.
Beleza e talento, Lu Peçanha é dessas pessoas que sempre nos inspiram coisas novas. Já conheço seu trabalho, por isso posso afirmar que sempre nos surpreenderá com algo de bom.
Recentemente Lu esteve na Colômbia, participando do Encontro Internacional de Poesia “Tras las huellas de la Paz”, 2010, realizado nas cidades de Medellin e Bucaramanga, junto com membros de Poetas Del Mundo. Ela relata essa experiência como sendo um de seus trabalhos sociais mais belos nos últimos tempos e confirma: “Conhecer a Colômbia foi muito lindo. Vivi emoções fortes lá. Conheci poetas maravilhosos, pessoas de coração aberto, uma situação que me toca o coração até hoje. Quero muito voltar”.
Lu, que apesar de não se considerar uma escritora, escreve textos e poemas que nos chamam a atenção: “Por vezes tento expressar meus sentimentos através da escrita, assim como faço com a fotografia – ‘Dizem que fotografo sentimentos’. Normalmente sou muito crítica comigo, mas reforço meu trabalho com o apoio de minha grande amiga Clevane Pessoa, grande escritora, poeta, psicóloga e que tem sido minha maior Luz. E é por isso que temos projetos a começar e outros a concluir, mas devagar vamos construindo grandes obras. A Clê é tudo de bom que poderia acontecer na minha vida”.
Finalizando a entrevista desta incrível pessoa e linda mulher, fiz rápidas perguntas para rápidas respostas.



Quem é Lu Peçanha?
Uma mulher, mãe, profissional e ativista da felicidade do ser.
Qual sua maior motivação?
Ai! Pegaria mal dizer que são minhas máquinas fotográficas? Risos
Uma frase importante?
“PENSAMENTOS TORNAM-SE COISAS”
Uma relação?
O amor incondicional que vivo com meus filhos.
Um homem que mereça sua admiração?
Luis Arias Manzo, Presidente Fundador de Poetas Del Mundo, chileno, uma pessoa que tem Luz e que dá tudo de si para a humanidade.
Uma mulher?
Sem dúvida alguma, minha amiga Clevane Pessoa, escritora, poeta, psicóloga, artista plástica e grande incentivadora de todos aqueles que dela se aproximarem. Minha Luz.
Um fotógrafo?
Antônio Vieira. Português reside em Lisboa, grande amigo, e meu maior crítico. Adoro as críticas dele. É o fotógrafo que tem as capturas de gaivotas mais lindas que já vi na minha vida.
Como psicóloga, se fosse indicar um livro qual seria?
A princípio seria “VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA”, de Louise L. Hay, mas existem vários livros fantásticos e que nos ajudam muito. Quebram-se mitos.
Um sonho?
Concretizar meu currículo como Psicóloga Social. Isso já faz parte de mim. Sempre fui para o social e adoro o que faço. A fotografia apareceu para registrar esse trabalho.
Um projeto atual?
Uma nova exposição que já estou trabalhando nela, juntamente com o lançamento de duas antologias de fotografias. Ainda não tenho uma data certa. Breve terei.
A mulher Lu Peçanha e seus cuidados?
Risos. Claro que me cuido, mas nada de exageros. Procuro uma alimentação saudável, atividade física e cuidados normais de toda mulher. Digamos um pouquinho vaidosa... pouquinho.
Meus sinceros agradecimentos a Lu Peçanha pela entrevista, desejando muito sucesso em mais essa nova trajetória.

Texto: PEDRO LUDWIG - FOTÓGRAFO DO OLHARES.COM
pedro.ludwig@cpovo.net
Fotografia: ADÃO RODRIGUES




Lucilene Ianino Lima Peçanha - Lu Peçanha
Fotógrafa - Psicóloga Social
Membro do Greenpeace Brasil
Membro de Poetas del Mundo - Brasil
Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Genebra - Suiça

http://www.wix.com/Lucilene/Lu-Pecanha-Phothografias
http://lupecanhafotografias.blogspot.com
http://br.olhares.com/Lucilene

Nenhum comentário: