domingo, 18 de maio de 2008

O enlace e o lilás.




Na fotos:pai e suas três graças, casado com Graça, ficou bem acostumada com a beleza feminina...Com ele, além da noiva,a jornalista Luciana, à esquerda, Viviane e Karina, ambas estudantes de Psicologia.

A mãe da noiva,a artista plástica Graça, também poeta (integra o livro-álbum POIETISAS,aprovado pela lei Municipal de incentivo à Cultura, chegou à minpúcia de pintar o vestido da bonequinha do bolo de lilás, a cor de eleição do casal para essa festa de comunhão e beleza.

Lilás

A cor encantadora,de encantar pessoas, lilás,essa das hortências, do agapanto, das violetas, dos lilases,de certos narcisos,de algumas orquídeas,das lavandas (alfazemas) e de tantas outras flores, em muitos matizes, é muito curativa,depurativa e espiritual.
Para obtê-la os artistas misturam a energia intensa do vermelho com o azul calmante, um pouco de branco, um pouco de magia...
Saint Germain,o poderosos guia espiritual dos esotéricos, preconizava a visualização da chama violeta, como alto poder energético.
Em cromoteraí, é a cor que nos une á energia cósmica, através do Chakra(Chacra) Coronário, situado no alto da cabeça.Sua irradição é para o Alto.E vibra e sintoniza na cor branca-violáceo.Na verdade, é uma luz considerada um " um Violeta luminoso". O Nossa poção divina pode religar-se com o Cosmos e é por essa radiação que o conseguimos.Todos nós, criaturas humanas, temos um Eu Superior, à semelhança de nosso Criador. Todos os aspectos da Ciência Divina, podem ser acionados pelo Chacra laríngeo, facilitado pela luminosidade violácea.
Esse chacra víncula-se a glândula pituitária ,com nossa própria energia corpóral e mental- e conforme já mencionado,com a energia cósmica.
Essa cor secundária, em cromoterapia,favorece a meditação, o autoconhecimento. Ajuda a relaxar, a concentrar-se, a meditar, a dormir.Acalma nosso sistema nervoso,mas também serve de estimulante ,mas do sistema imunológico, o que evita doenças sendo ainda considerada altamente curativa.
A cor lilás está transforma o negativo em positivo.É relamente a cor da espiritualidade.


Esse especial enlace, cerca-se de toda essa proteção mística, e usa-se,no entorno do novo casal,várias coisas em tons de lilás, na veste da noiva, na gravata do noivo no casamento civil, na do pai, nos leves balões, nas flores do saboroso bolo.

Quando estudei em colégio de freiras, ouvi algo novo para a adolescente que eu era einteressante -que o casamento é o único sacramento católico onde o oficiante não é o Padre:este atuaria apenas como um condutor da cerimônia:os oficiantes são os próprios noivos.Que ao fazer seus votos, sacramentam-se.E, após a crimônia civil, assim aconteceu, sendo as alianças colocadas pelas próprias mães de ambos os nubentes.
Os tios foram convidados a falar sobre o passo que os jovens deram, e foram convidados os poetas, atores e autores gêmeos, Leosino e Leonildo (os "Leos"), que além de os saudarem , fizeram um pouco de saudável humor, conforme é de seu hábito e ofício.As mães se pronunciaram, os corações comovidos a desejar-lhes o melhor.Eu também fui convidada a falar, mas não falei sequer metade do que desejava, dada a emoção e por isso, hoje, aqui registro essas palavras e os poemas feitos especialmente para as fotos recebidas.Depois, mais.Amanhã.

Nas páginas antecedentes, os versos, os flashs dessa noite encantadora, com um buffet delicioso e tantas alegrias.Depois, dança e festa.E o futuro à frente.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Um comentário:

Graça Campos disse...

Clevane,
fiquei muito emocionada com tudo o que você escreveu. A descrição da cor lilás, que há algum tempo, vem me envolvendo, a força e a beleza, e dentro disso, a mulher, o poder de transformação. A paciência, o amor, a busca do sonho,a realização.
Quando você menciona a vida na cultura cigana,pois que somos ciganas ( um tanto ) de muitos jeitos; de vestir, de dançar, e de muitas andanças...
A lealdade da respiração, enfim , a renovação que permite a conquista dia-a-dia!
Obrigada, pelo carinho e dedicação.
Você faz parte de nossas vidas...
E é amada por todos.
Beijos
Graça