terça-feira, 25 de setembro de 2007

Andreia Donadon




Imagens:O sorriso da artista-poeta(em qualquer ordem);leitura de um de seis poema, por ela e uma adolescente.



Há pessoas que vêm ao mundo com missão humanitária, outras ,para serem educadora,formarem as novas gerações.Algumas para criar e modificar as Artes e as Letras.Umas para serem amigas de seus amigos.Certas criaturas nascem com talento para a poesia...Umas são belas e outras não.

E o que dizer que alguém veio veio á luz, da Luz, e reúne todos esses dons?As fadas devem ter feito um mutirão, para batizar a poeta aldravista Andréia Donadon , que assina em suas telas ,Déia Leal.

Somente neste ano, já fez exposições de arte a céu aberto,em escolas, organizou e participou de mostra internacional em Granada, Espanha,onde sua tela Outono em Chamas foi classificada em terceiro lugar e de lá foi à Itália, para uma exposição feminina.De expo intinerante , a qual chegou à Tailândia, à China...Por esta,mereceu uma medalha de ouro,que foi a S.Paulo receber, representar seu Estado, Minas Gerais,aqui no Brasil.

Com os aldravistas (poetas e artistas pertencemtes ao Aldravismo, um movimento da cidade primaz mineira, Mariana), apresentou telas de artistas de vários países, inclusive bem distantes, qual a Bulgária.

Acaba de se tornar representante do InBrasCi, ilustra o Jornal Aldrava,é Cônsul de Poetas del Mundo em Mariana.Claro,notívaga igual a mim...Senão, como termos tempo no Tempo de ser ?

Neste mês de setembro, quando aniversaria, regeu, com o auxílio da profa Sãozinha, um sarau com tema "Anjos", para o qual, os alunos da escola D.Silvério se prepararam lindamente,e se apresentaram vestidos de anjos.
Convidada, junto com Marília Siqueira(do CLESI de Ipatinga)e Marilza Albuquerque , presidente do InBrasCI a participar ,com os poetas aldravistas, envie textos e , quando chegaram as fotos, experenciei um misto de alegria e lágrimas, ao ver, não apenas meus amigos maranenses, mas também as crianças lindamente caracterizadas.

Devagar, irei falando sobre essas siglas, esse trabalho.

E esse poemeto para mimar minha bela amiga:


Portrait de Déia, Andreia e sua circunstância.



(Clevane Pessoa de Araújo Lopes)

Como ter tempo no Tempo?
Empurra o dia
com a barriga da alma,
com as mãos do espírito em arco-íris...
Prisma ,coração holopetalar,
abre as pétalas ao beijo do sol,
e aquece a criatividade
a ouvir música interior,
inaudível aos ouvidos alheios.

E brotam formas, tons,nuances
inspiradas nas vestes dos anjos.

E os portais possibilitam entradas
para um Mundo especial.
E os outonos se incendeiam.
E de seus anjos negros,
crianças fazem releituras
e enchem de de cores as caras
caras angelicais, e as asas
e as vestes que vestem...

Andréia sorri um sorriso largo, de barco
e olha um olhar de especiarias.

Bendita sejas,criatura.
A ti, glória e ternura,
lisura...

Belo Horizonte, MG

Nenhum comentário: