quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Masé Soares e Yaciara Nara:Poetisa e Artista,aos 72 anos de idade.







27/09/2007 15h45

Masé Soares e Yaciara Nara, poeta Goiana de 72 anos(imperdível, esse exemplo de vida!)

Sempre digo que Poeta não tem idade, é produtivo, sensual e mágico, capaz de encantar as pessoas...E Masé Soares, que faz meus PPS e de poemas de vários autores, encontrou essa jóia goiana...Alé, de Poetisa, artesã e artista...vejam os muros lindos da casa dela!A mesma Masé foi quem fotografou os muros da "Casa da Poesia",em Goiânia, onde morou a maravilhosa Yeda Schmaltz, também escritos com poemas, a meu pedido e conseguiu, com o filho dela, Cristino, todos os livros de Yeda para eu resenhar....No momento, os releio, comovida e grave, deliciada e encantada...
De minha parte, eu já escrevi haikais atrás da porta de meu quarto, na parede, para espanto de meus filhos...Como resistir a um espaço em branco?

Espero que alguma editora ajude Yaciara Nara a publicar seus livro.Eu pretendo sair pelo Brasil recolhendo essas maravilhas...Vou começar pelas poetas idosas de minas, pois meu projeto de livro-álbum com o fotógrafo e poeta Marco Llobus, foi aprovado pela Prefeitura , aqui em Belo Horizonte, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura...

Meus agradecimentos à Masé, pela prontidão e alegria e à D.Dirce, por existir.Simplesmente isso tudo:existir e ser assim...

Clevane Pessoa
clevaneplopes@gmail.com



Livros, arte e beleza!


MASÉ SOARES REPÓRTER POR UM DIA...




clevane pessoa de araújo lopes


F*A*N*T*Á*S*T*I*C*O!!!


Estou apaixonada por ela!
E somente vc, para mandar tão rico material.
posso postar em um ou vários de meus blogs?
Olha, que meu sonho é fazer um livro sobre poetisas de idade, vc sabe!A prefeitura aqui aprovou um projeto meu,e do Llobus, apenas para as daqui de Bh...
Há uma via:
em S.Paulo, no projeto Dulcinéia Catadora
eles recebem doações de textos, os livros têm
capas
artesanais (o autor recebe 5 livros, não é trabalho remunerado) mas , ela quis r doar um dos livros, pode escrever para lá (no caso, vc e eu), quem sabe?O Conselho editorial é quem opina, já doei , com o maior prazer.As capas são de papelão, pintadas pelos filhos dos catadores, um projeto lindo!
Parabéns pelo seu trabvalgho e vou mandar as perguntas, embora saiba que vc nem vai precisar delas, para que seu trabalho seja perfeito:basta essa empatia e amor que vc tem na alma...
E saiba:a poesia não está apenas nos versos, mas no mundo todo, poema do criador!

A poesia não está no verso
apenas, que o poeta faz:
está em todo o Universo,
Poema de Deus, pela PAZ!

Clevane Pessoa, para Masé Soares e D.Yacinara


Poetisa, jóia rara,
que tesouros, do cerrado
-faz versos Dona Yacinara
e faz Arte com cuidado!

Clevane pessoa

N->Vou enviar, mineirinha, para editoras,entidades, quem sabe alguém se interessa?
Mande os versos dela...




Estou encantada com essa senhorinha linda!
Vamos divulgá-la ao máximo!
Bjs:
Clevane



Em 27/09/07, Masé escreveu:

Querida Cle,
(mandei Tbém prá Marcial_(...rsss)

Queria te contar da tarde que passei, na Casa desta pessoinha maravilhosa.
Ela mora uns 400 m. De minha Casa.
Seu Nome artístico é YACIARA NARA(DIRCE É SEU NOME)Tem 72 anos, é viuva.
Mora sozinha, num casão que só vendo.
Mas tudo arrumadinho, precisa ver.
Acredita, eu nunca tinha ido lá na Casa dela, uma amiga que é amiga de 40 anos dela, e ontem, ela veio me pedir prá digitar uma Carta prá ela mandar pra o Luciano Huck, e me chamou prá ir lá.
Menina, acredita que ela estava me esperando...
"armou o circo" como ela disse... Colocou seus livros, papeladas, fotos, diplomas... Ajeitou tudo.
E ela, toda bonitinha de baton, de meia(com calor de 40 graus...prá esperar a Masé... Me senti uma própria repórter...uma jornalista em busca de notícias.
A Casa dela parece um sonho..toda enfeitada com os seus trabalhos, ela faz coisas artezanais com flores e material do cerrado.
Tem uma cortina lá que eu achei a sua cara..rsss
Precisava ver a alegria dela, ela me disse,"fiquei tão emocionada quando Áurea(a amiga que me levou lá) disse que você viria aqui, me visitar, tirar fotos, que eu nem almocei, acredita??"?
Bem, lá fui eu, de digital a tira-colo...
Tirei algumas fotos, ela eu poemas dela, adora contos e causos.
Tem um livro de contos "JUCA MATREIRO" .
Hoje de manhã o secretário de Cultura vai visitá-la, else estiveram aqui no bairro inaugurando algumas obras com o prefeito, ela esteva com ele, e ele prometeu vir na Casa dela.
Claro que vou estar lá...com digital e tudo!!!
Vou te mostrar algumas fotos e eu falei que VC iria entrevistá-la ela brilhou os olhinhos...
Ela conhecia a Yeda, mas me disse que a Yeda dizia prá ela, você é muito pura, escreve poemas puros..rssss...Quase morri de rir.
Veja as fotos:





Olha o muro da Casa dela...






Lembrei de vc...esta mandala feito por ela, só de frutos e sementes
Do cerrado..lindaaaaaa heim???


Olha a cortina...feita de casca de árvore, secas e pintadas.
Uma árvore em frente a Casa dela.


Este vitral, é no quarto dela, uma porta, ela quem pintou.
A foto não ficou boa...

Yaciara com seus livros...contos infantis


ESTES DOIS LIVROS SÃO INÉDITOS AINDA NÃO LANÇADOS...
UM DE CONTOS E POESIA...
QUERO COPIAR UM PREFÁCIO QUE ELA ESCREVEU PARA UM LIVRO DE UMA AMIGA.. LINDOO NUM VI IGUAL...


OLHA SEU TRABALHO..CASINHAS ARTEZANAIS



NA PAREDE QUADRINHOS FEITOS DE CASCAS DE PLANTAS, TELHAS

E O MAIS EMOCIONANTE....
OLHA ONDE ELA ESCREVE SEUS POEMAS E CONTOS...
CHAMA ESTA MÁQUINA DE TURBINADA...


SEU ORATÓRIO NA PORTA DE SEU QUARTO...


OLHA A BOLSA FEITA POR ELA, COM CARTOES DE TELEFONE, QUE TINHA UM POEMA DELA...VENDIDOS AQUI EM GOIÁS..


BEM QUERIDA... VOU VER SE CONSIGO IR LÁ HOJE NA HORA QUE O SECRETÁRIO FOR...
VOU PEGAR OS DADOS DELA DIREITINHO, QTOS LIVROS ESCRITOS ETC..ETC...
DEPOIS DE TUDO FOMOS RIR DE SEUS CAUSOS E TOMAR SORVETE
OFERECIDO POR ELA...
FOI UMA LAVADA NA MINHA ALMA...
ELA ME PERGUNTOU SE EU ESCREVO..FALEI QUE NÃO, E GOSTA DE POESIAS.. SIM, APRENDI A GOSTAR MAIS COM MEUS AMIGOS POETAS...
MASÉ SOARES (REPÓRTER POR UM DIA...) NA CASA DA POETA GOIANA YACIARA NARA
BEIJOS E BOM DIA!!!!!!!!!!
MANDE AS PERGUNTAS PARA A ENTREVISTA TÁ???
aH..ELA VAI FAZER UMA CASINHA PRÁ VOCÊ...VIU???

(masesoares@gmail.com)


(Masé Soares)


Publicado por clevane pessoa de araújo lopes em 27/09/2007

Um comentário:

Masé disse...

CLE,
Ficou lindo amiga!
Seu blog também, está maravilhoso.
Poxa...como to leve e de alma lavada.
Beijos querida...
Se você não existisse, eu juro que te inventaria..rsss
vc. é mil!
Beijos
Masé