segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Vovó



Nessa foto , mamãe, eu e vovó sentada, em seu banho de sol matinal



Relembranças


Vovó-Relembranças


Na Páscoa, vovó contavaque seu pai, meu bisavô,o "coronel" José Víctor da Câmara"na janela a colocava,filha única,bem mimadaou melhor dizendo, muito amada,a distribuir bacalhau aos colonosna Semana Santa:costume nordestino,presentear aos pobreso peixe salgadovindo da Europa,em pequenos barris...Hoje,o bacalhau é farto apenasnas mesas mais fartas,já não faz o pobre feliz!


Lembro-me dessa minha adorável avó Theófila Theonila que tinha modos de santa...Deu à luz dezenove filhos dos quais a caçula, TerezinhaDo Menino Jesus truxe-me à luz bem mocinha...Vovó era contrita na Páscoa,fazia jejum ,pedia perdão não sei de quê,pois jamais fez algo impensável -e morreu com quase cem anos de idade...


Coração farto de bondade,piedosa, ensinou-me cada preciosidade!"Nunca faça mal juízo do ausente",dizia-me e aprendi a esperarpara melhor perdoar quem estava atrasado -talvez a trair, talvez distraído (coisas de seu marido,meu querido avô trovadorque era bem "levado") e chegasse com desculpas na ponta da línguae então, ficava isento de culpas!


Certa feita,vovó ganhou um ovo pascal muito grande,sem igual,e resolveu escondê-lo dentro do guarda-roupa para nós, os netos,que nas férias de julho íamos a Pouso Alegre...Contristada,ao abrir o papel de estanho, amarrotado,encontrou-o mofado...Nós queríamos de qualquer maneira comer aquele chocolate...E para nos apaziguar, foi para a cozinha fazer tapioca ,o coco raaldo no ralador nordestino de ferro .Depois mamãe,sempre alegrezinha,brincou conosco de "passar anel"enquanto vovó cantava"Pobre Emília"...

Pobres de nós, ricos de tudo que era ternura do Amor mas frustrados com o inesperado bolor...
clevane pessoa de araújo lopes
(na realidadem o texto acima é um poema,publicado originalmente ,verso a verso,no Recanto das Letras em 14/09/2007Código do texto: T652573.Quando colei aqui, desconfigurou-se e decidi deixar assim mesmo))

Nenhum comentário: