terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Armazém bar Cultural em Contagem-MG, recebe Diovvani Mendonça





Créditos da fotos:Blog de Diovvani (saquinhos de pão & poemas);Folha de Contagem.

Diovvani Mendonça chamou-me a atenção com seu projeto de Pão & Poesia.Fez um concurso, para a seletiva de poemas que seriam impressos em saquinhos de pão.Divulgeui bastante, mas perdi , eu própr9iia a data.Mais tarde, contei-lhe, na Lagoa do nado,escrevera, nos anos 90, uma sériue de poemas para cartões, estes criados pela Relva, uma jovem que fazia meus trabalhos-e ele me disse que eu era sua coincidada, que meus poemas sairiam numa saciola de pão.
Quando em março, fizemos a Chuva de Poesia, no ano passado, ele compareceu com poema que nós, do grupo Poetas Pela paz e pela Poesia,distribuimos.
Tempos depois, fui com o fotógrafo e poeta Marco Llobus , depois de entrevistarmos uma poetisa para nosso livro-álbum, ouvir a família guiga tocar suas violas e , em meio aos deliciosos e tocantes chorinhos, recebi, do Diovvani, vários saquinhos de poesia com poemas -que mandei para amigos.
Tempos depois, ele falou comigo por telefone,convidou-me a ir conhecer seu sítio .Falou-0me de sua árvore de poesia quando lhe contei sobre a Árvores da pa, de poemas, que fizéramos com crianças e adolescentes, no centro Cultural S.bernardo, aqui em Belo Horizonte.


Hoje, recebo o convite para sua apresentação no Aramazém bar Cultural, em Contagem.
Se o leitor puder ir, não perca!A poesia dele é de boa qualidade e vc poderá conhecer o projeto, além de sua simpatia natural.E mais:vá ao blog do poeta e confira suas idéias constantemente renovadas e realizadas;
http://paopoesia.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Abaixo, o texto do Jornal "Folha de Contagem"(- Edição N°489)

http://www.folhadecontagem.com.br/site/modules.php?name=News&file=article&sid=4197


"Em um mundo cada vez mais agitado, onde não nos sobra tempo para contemplar as coisas simples da vida, onde até mesmo nossa alimentação é em meio ao corre-corre diário, nos surpreendemos quando nos deparamos com algumas idéias incomuns.

O que você acharia se encontrasse protegidas sob a sombra de uma árvore, diversas garrafas PET, contendo poemas e pudesse tranqüilamente s-a-b-o-r-e-á-l-o-s? Pois saiba, ela existe e foi materializada por Diovvani Mendonça, que trabalha em Contagem e mora num sítio em Esmeraldas. Após engarrafar os poemas ele os coloca na árvore. "Assim, ficam prontos os frutos-poemas, que ofereço ao paladar dos meus amigos e visitantes, pois eu queria uma forma de espalhar poemas e letras de músicas no sítio", diz Diovvani.

História
Diovvani trabalha em Contagem e há três anos mora em um sítio em Esmeraldas. Ele conseguiu unir a profissão de analista de sistema, com a arte e está sempre envolvido com idéias que objetivem levar a poesia para o dia a dia das pessoas. Segundo Diovvani, sua cultura é proveniente de bancas de jornais e internet, considera-se um autodidata e segue desenvolvendo-se através dos incontáveis livros de poesias que já leu, e ainda continua a ler, na vida.

A poesia entrou na vida de Diovvani de uma maneira que ele passou a vivê-la, fazendo com que sua casa, exalasse letras, versos, arte. Ele reside em um sítio cercado de pedras, o qual foi batizado de Ninho de Pedras, sendo o local cuidado para que fique sempre harmonizado. Diovvani, ainda, compôs um poema parodiando Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho do poeta / tinha uma pedra / no meu, caminhões / sou peão".

Diovvani, além de poeta, é compositor e possui um álbum gravado, intitulado "Mandala Sonora - quando um pássaro de fogo te traz no sol da meia-noite uma lembrança". Ele, ainda, possui um blog coletivo na Internet, onde publica seus poemas, juntamente com outros poetas, o qual pode ser acessado no endereço www.arvoredospoemas.blogspot.com, ou então, através de seu blog pessoal, no endereço www.diovmendonca.blogspot.com.

Projetos
Diovvani, é o mentor do projeto Pão & Poesia, o qual busca levar versos à população da região metropolitana de BH durante o café da manhã. De acordo com Diovvani, ele fez uma parceria com a empresa Mixpan Indústria e Comércio Ltda, distribuidora de produtos para padarias. "Os clientes das padarias participantes do projeto, além de levarem os pães, levarão de brinde os poemas", salienta Diovvani.

A princípio serão entre 200 e 300 mil embalagens com poemas no verso, os quais serão de autoria de poetas, ainda, não conhecidos do grande público e de poetas especialmente convidados para o projeto.
Vale ressaltar que o projeto é um sucesso em Portugal, onde Diovvani conta com o apoio de Vera Carvalho e Luis Gaspar, através do site www.estudioraposa.com.

Podem participar do projeto Pão & Poesia, novos autores que enviarem seus poemas, e autorizarem o uso destes, para o e-mail pao.poesia@yahoo.com.br, até o dia 30 de novembro. Já as padarias, devem solicitar as embalagens para a Mixpan.

Outro projeto de Diovvani é transformar uma rural Willys 73 em uma biblioteca itinerante. Margarida para 2008, batizada por ele, em homenagem a sua avó, deverá sair pelas praças de Contagem, uma vez por mês e cheia de livros, para levar poesias à população. O poeta pretende dar uma injeção de poesia nas pessoas, que poderão escolher o tamanho da injeção, "serão três tamanhos, sem agulhas, claro, os quais serão usados de acordo com o estresse da pessoa, se ela precisa de uma dose maior, ou menor", diz.

Quem estiver interessado em apoiar o projeto ou mesmo doar livros é só entrar em contato pelo e-mail diovvani@yahoo.com.br.


o projeto Pão e Poesia, desenvolvido por Diovvani Mendonça, que prevê a distribuição, entre as padarias da cidade, de 112 poemas impressos em 300 mil embalagens de pão. "


E, abaixo, o release/convite quye acabo de receber:


" Recital de poesia no Armazém Bar Cultural



A iniciativa visa divulgar a poesia nos mais variados lugares e para diferentes públicos, até mesmo numa mesa de bar



No próximo sábado, dia 31 de janeiro, a partir das 21h, no espaço Armazém Bar Cultural, em Contagem, o público poderá assistir ao recital de poesia do artista Diovvani Mendonça. Além de declamar versos de sua autoria, Diovvani, que para 2009 teve o projeto “Pão e Poesia” aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, fará leituras de poemas do livro Quânticos da Incerteza, do poeta André Carneiro, e de outros escritores.

Desde 2008, o artista vem realizando diversos projetos para difundir a poesia, e, para que isso aconteça, a escolha do lugar também é levado em conta. “Vai ser bacana, coisa simples, de acordo com o próprio ambiente do bar, que tem um quintal com mesas e cadeiras debaixo de árvores”, relata.

Quem for ao Armazém Bar Cultural também terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o artista e suas iniciativas, entre elas, o projeto “Árvores dos Poemas”. “Vou falar dos projetos, contar como surgiram muitos dos meus poemas e mostrar ao público como faço o que chamo de frutos-poemas, usando folhas de papel A4 e garrafas PET”, finaliza Diovvani, que, ao final presenteará os freqüentadores com frutos-poemas.

A idéia é que as pessoas possam saboreá-los ali mesmo ou levá-los de presente para suas casas – quem sabe alguém se anima e “planta” mais “Árvores dos Poemas”, como a que o artista mantém em Esmeraldas, onde reside atualmente."





"Sobre o artista:



Diovvani Mendonça é natural de Belo Horizonte. Trabalha como analista de sistemas em uma pequena empresa de Contagem. Em sua biografia constam apresentações em shows, palestras, oficinas de poesia, participações em publicações, projetos culturais e discos, além da manutenção de blogs voltados para a poesia, como o www.diovmendonca.blogspot.com (Poeminhas para matar o tempo e distrair dor de dente) e o www.paopoesia.blogspot.com (Pão e Poesia e Pão e Poesia na Escola). Em 2008, além de encabeçar os projetos “Pão e Poesia”, “Pão e Poesia na Escola” e “Editora Árvore dos Poemas”, Diovvani ainda teve fôlego para levar mais de 20 artistas ao Parque Ecológico do Eldorado, onde aconteceu o “1º Viva Poesia, Poesia Viva” de Contagem. Para este ano, o artista está animado para dar continuidade aos seus projetos em prol da poesia."






SERVIÇO:

Local: Armazém Bar Cultural

Endereço: rua Manoel de Matos, 110 - Centro – Contagem (MG) (próximo ao Lar do Idoso da Prefeitura de Contagem)

Horário: 21h

Entrada: R$ 3,00

Reserva de mesa: (31) 3044-7901 – Rodrigo

Diovvani Mendonça
acesse e conheça:
poeminhas para matar o tempo
e distrair dor de dente.
toda semana um poema inédito.
www.diovmendonca.blogspot.com

Divulgação:

Clevane |Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do InBRasCi
em Belo Horioznte, MG

Divulgadora e pesquisadora do Museu nacional da Poesia-MUNAP

Nenhum comentário: