segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Joaquim Evónio-Sem peias- e minhas trovas sobre Estrelícias







Imagem:tela de Tigo-Retrato de Joaquim Evónio

Foto:Eu(Clevane Pessoa) escrevendo),créditos de Ciléia Botelho.
Imagem:estrelícia.Fonte:http://www.infoflor.es/wp-content/uploads/2008/07/strelitzia_3.jpg

foto enviada a meu pedido, pelo Poeta Joaquim Evónio-um grande amigo a quem ainda não conheço pessoalmente, mas faz-me a finura de hospedar-me em seu belo blog "Varanda das Estrelícias"(*)


A criatividade é a Primavera da alma...


SEM PEIAS



Quero fazer versos

sem bitola

sem ter andado na escola

a aprender poesia...



Estou-me nas tintas para a métrica

desde que o sentido obedeça

à imagem verdadeira

que quero transmitir!...

E o mesmo para a rima!



Eu sou livre

e faço o que quero.

Tudo é tão claro,

tão verdade

e com tanta estima...

Que é poesia

só pela liberdade tão liberta

de conter mensagem

sem escola, sem métrica e sem rima

mas sempre verdade,

verdadeira,

daquela que não se ensina!



joaquim evónio



Seja bem-vindo ao meu site - (*)Varanda das Estrelícias

www.joaquimevonio.com

Trovas de Clevane Pessoa sobre estrelícias- para Joaquim Evónio:



Estrelítzias são estrelícias
no antigo e bom Português!
Estrelas que são delícias,
flores-aves,prá vocês!
XXX*XXX

Quais aves do paraíso,
longos bicos nos apontam
se são pétalas ,preciso
pensar em asas que contam...

XXX*XXX

Num jardim só de estrelícias,
trinam versos, quais as flores
que são aves sem malícias,
já suas formas...já suas cores...

XXX*XXX

Quando o vento assobia
o segredo das primícias,
balerinas da alegria,
dançam leves, estrelícias...

Clevane, para Joaquim Evónio, com os muitos agradecimentos de sempre!
De belo Horioznte, Brasil, até Lisboa, portugal.

Nenhum comentário: