quarta-feira, 9 de julho de 2008

Eu, por mim




Foto:na rede, em meu terraço(foto de Ciléia Botelho).Em 02072008(para o lançamento do Original, Lvro deArtistas, no Palácio das Artes("A Forma do Pote Vazio")


No site feito para mim por Paola Caumo, há alguns anos, escrevi:

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Sou nordestina radicada em MG, considero-me apenas uma brasileira, pois à força de acompanhar pai e marido, acabei por residir em vários Estados onde aprendi a amar as brasilidades.Mamãe ensinou-me a ler aos três anos e descobri na leitura um prazer imensurável.Aos dez,escrevi minha primeira poesia, sobre o nascimento de Cristo-e não pude parar mais.Também declamava, apesar de toda timidez, porque mamãe simplesmente a ignorava.Escrevi peças, fui atriz de teatro amador,aprendi a desenhar na Sociedade de Belas Artes Antonio Parreiras e Literatura Portuguesa no Vice- Consulado de Portugal, ambos em Juiz de Fora, MG.Bem nova, comecei a militar na imprensa desta cidade e outras,divulguei Letras e cartas .Empossada no Núcleo Mineiro de Escritores(NUME), fui ativa participante, divulgando seus eventos, participando de júris e, com cerca de vinte anos, assumi a presidência da UBT, seção de Juiz de Fora, ignorando toda e qualquer atividade separatista entre os grupos de trovadores no Brasil:respeitava e divulgava a todos.

Fui funcionária pública Federal(antigo INAMPS), sempre combatendo as injustiças sociais.Mesmo assim, com surpresa, recebi uma placa de aço pelos "relevantes serviços prestados "aos menos validos, no Dia da Mulher, em 2002, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (por iniciativa da então deputada Elaine matozinhos, que acompanhara meus trabalhos). Digo surpresa porque sempre tenho a impressão de que estou fazendo muito pouco, por falta de mais disponibilidade.Tanto, que digo num poema antigo:VIM AO MUNDO DIZER COISAS/MUITO MAIS DO QUE FAZER...

Retomei a vida literária em 2000-e de lá para cá, participei de cerca de 20 coletâneas de textos literários, inclusive o livro "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais, Edit. ARTMEDI-RS", organizado pelos drs em hebeatria , Maria da conceição de Oliveira Costa e Ronald Pagnocelii, sendo co-autora dos capítulos de Sexualidade na Adolescência e Homossexualidade.Tenho escrito em jornais e revistas, participado de programas de rádio e TV, congressos, cursos, oficinas,feito palestras e conferências,como psicóloga ou escritora. Sou delegada da ALPAS XXI(A PALAVRA DO SÉCULO XXI de Cruz Alta-RS) e associada à REBRA (Rede BRASILEIRA DE ESCRITORAS).Fui premiada em vários certames literários, no Brasil e no exterior(Portugal, Itália)mas mesmo as simples classificações dão-me muito prazer.

Publiquei dois livros de Poesia: Sombras Feitas de Luz e Asas de Água, mas tenho vários a editar.Ilustrei muita coisa e espero, antes de partir para outra dimensão,publicar tudo mais que tenho escrito.


Atividades Artísticas

Fui aluna de desenho de Clério de Souza(o Pimpinela), na SBAAT-Juiz de Fora-MG, fiz um quadro a óleo com uma professora particular, mas não suportei copiar, saindo após seu término e me tornando autodidata.Participei de exposições em colégios e faculdade.Na FUMEC(BH-MG), I MOSTRA DE ARTES ,expus as telas: Pesadelo, A Alma da Mulher na Madrugada Finda, Praia Deserta e poster-poemas(estes declamados no sarau literário do evento).No Festival de Arte Biquense(anos 60), fui Menção Honrosa com o quadro PEQUENO MUNDO DO IRMÃO CAÇULA, desenhando em azul meu irmão Júnior, que tem Síndrome de Down.Nas Semanas da Mulher, da Criança, do Adolescente, expus desenhos pertinentes aos temas, muitas vezes, poesia ilustrada.

De 2000 para cá, ilustrei :"A MALDITA PERFEIÇÃO"(LIVRO DE JAIRO Rodrigues-30 desenhos, ,em tecido), a mostra das poesias eróticas de Rogério Salgado, Completa Ceia, tornadas, por Virgilene Araújo, espetáculo teatral(Intinerarte), Brincando de representar(peças e esquetes de teatro infantil, de Virgilene Araújo e Rogério Salgado).Também criei o PPP, Projeto Poesia-no -pano, desenhando a bico de pena em tecido, com poesias manuscritas.Atualmente, trabalho numa mostra para a "Sala das najas", do site A GARGANTA DA SERPENTE" e vou ilustrar a série de Poesia In-sacada, edição individual, tendo ilustrado esta edição, Re-In-Sacando Poesia-Mineiros, bem como fará as ilustrações para a versão individual, a sair em 2003 (Belô Arte-Poética)

In:
http://br.geocities.com/clevanedeasas/meusvoos.htm
(2005)

Nenhum comentário: