segunda-feira, 21 de julho de 2008

Poetas e o Semente de Poesias-MUNAP-Parque Municipal Américo Renê Gianetti-Belo Horizonte-MG-Brasil








Ontem , estávamos reunidos no Espaço "Praça dos Fundadores", no Parque Muncipal Américo Renê Ginatti, cedido pela Diretoria para as atividades do Museu nacional de Poesia(MUNAP), por Regina Mello dirigido.

Experenciamos uma edição extra do SEMENTES do POESIA:ao luar, à noite.Havia chá, os gatos do parque e nós, poetas, além de pessoas que amam poesia, qual o diretor do parque, Homero Silva,Arlete imenta, da AMAS,Mônica Andrade, assessora de Homero.Uma criança, a doce Noélia , que começou a fazer oemas e que adora ler os de vários autores, uma adolescente, Jae, de 13 anos, filha de Lorena D'Arc, artista presente.

Minha amiga Mariinha (Maria de Jesus Fortuna, desenhista, poeta, autora de livros infantis)e eu fomos até ao palácio das artes, antes do evento, para usar o caixa automático do BB, ma não era possível fazer saques.Então,fomos à lanchonete e encontramos o Maestro Andersen Viana -há pouco, convidado brasileiro da orquestra sinfônica de Atenas-que também aguardava o horário de dirigir-se à praça.
Ao chegamos, encontramos vários amigos.E outros foram chegando.

Nas fotos, Wilmar Silva, que fez várias interpretações e uma performance com o poema "Cabelos",de Regina Mello-e a autora realemnte cortou-lhe madeixas- a seu pedido...Numa as fotos, estou com Maria Fortuna (de casaco beje) , noutra com estou com Lúcia Brasil, de chale rosa, que conheci no domingo, quando o SEMENTES DE POESIA acontece, das 10h ao meio dia.

Na foto a três, Claudio Márcio Barbosa (leia-se Alô Vida, Restaurante D.Preta e D'Versos), Bilá Bernardes e eu .Claudio Márcio disse alguma de suas preciosas "sementes poéticas", pois uma de suas tônicas é o mini-poema.Bilá, auto-interpretou-se, ao ler poemas de seu FotoGrafias de Descasamento, um mini-livro, com grande repercussão, onde ela faz a caterse de sua separação conjugal, com fina ironia e humor, em meio à grande carga emocional.

Regina Mello, com quem partilho as alegria das intinerâncias do MUNAP-com ela participei de vídeo -conferência com diretores e Museus e no qual o MUNAP foi bem considerado:representa i que há e moderno em museus-é intinerante,aberto, semre inovando, agrada em cheio e encontrou em Mônica Andrade e Homero Silva, bastante apoio.

O parque, que não abre às segundas-feiras, abriu os portões aos convidados.O ambiente estava lindo, iluminado por tocheiros e, com as grandes cabeças dos fundadores ao fundo, mesa posta para chá com biscoitos.Os poetas não paravam de dizer versos- ausentes foram lidos,maravilha.

A cada segundo domingo do mês, acontece o SEMENTES DE POESIA .Imaginamos que em breve, haverá um público muito grande, tamanho é o clima de cordialidade, de cordifraternidade.


Gostei muito de dizer meus poemas antigos e novos, inventar alguns ali mesmo e ler TOTEM, o belo poema de minha nora Karina Campos,, que representa muito bem a condição feminina e seu desejo de liberdade,constante do livro ME 18-Edições Alternativas -organizado por Tânia Diniz, POIETISA(de nosso Projeto aprovado ela lei Municipal de Incentivo à Cultura,sobre o qual comentei com os presentes).O blog onde as entevistadas estão sendo colocadas é o http://poietisa.blogspot.com.

Tânia Diniz ,por sinal, viajara para Diamntina, onde participará com o Mulheres emergentes, do festival de Inverno.

Nenhum comentário: