segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Brenda Mars, em torno de meu poema sobre a Dança-"A escrita do corpo no palco e na poesia"-Inclusão-Andreolli








Fotos, de baixo para cima-->Brenda e eu, converaamos após sua performance sobre Mulheres, março/2008, na Lagoa do Nado, sarau de Poesia-Belo Horizonte.

Brenda e curumins:Dia da Criança, em Brasília.

Com poetas, no Belô Poético, entre os quais, Tânia Diniz ,Ricardo Evangelista e Rogério Salgado,organizador, com Virgilene Araújo, do evento(julho/2008-Belo Horizonte, MG).



Brenda Mars :com crianças em meu evento Árvore da Paz-Centro Cultural São Bernardo, Belo Horizonte, MG

Brenda em performance



Na Câmara Municipal de BH, a jornalista representa a poetisa Neuza Ladeira, e recebe o trpféu a ela concedido pela reitência à Ditadura Militar (*Neuza Ladeira é sobrevivente de tortura).




Preocupada com a inclusão de monorias e pessoas com necessidades especiais, Brenda mars chama a atenção para p exemplo do ator e dançarino Rogério Andreolli, a partir da releitura que faz de meu poema "Dançar é Escrever Com o Corpo", que está em vários blogs , de bailarinos ou não, ams que foram tocadas pelas mensagens subrecípticas dos versos- qual Brenda, que aqui fala não apenas de seu trabalho, no do nosso, da Poesia , da latinidade e do IMEL (Instituto Imersão Latina), que redise e do qual sou a vice.

Abaixo, o texto da Poetisa, performadora, baterita, fotógrafa e jornalista que não erde temo quanto se trata de Cultura e do Social.No ano passado, por exemplo, comemorou, em Brasília, o Dia das Crianças, com crianças indígenas brasileiras.

Um exemplo a ser seguida;a pesar de jovem , não se acomoda - e caminha.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, Mg, Brasil

Vice-Prsidente do IMEL






Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008

A escrita do corpo no palco e na poesia

Por Brenda Marques Pena*


"Dançar é escrever com o corpo no espaço estendido à

frente,alongar-se,encolher-se, rodopiar, inclinar-se."



"...Já vi bailarinos em cadeiras de rodas, cada célula a vibrar,
como se fosse um palco particular.
Já os vi com próteses de celulóide, em pleno vôo...
Já vi os que não mais podem bailar,tornarem-se mestres,
para que os outros possam dançar por eles..."



Estes são fragmentos do poema "Dança" de Clevane Pessoa, publicado no
Recanto das Letras e no blog da dançarina Kelly Lacerda. Este texto
saiu também na última edição da revista do Movimento Cultural aBrace,
editada em papel e virtual (Uruguai-Brasil). Clevane é uma bailarina
em sua arte de escrever, sapateia com o teclado e com a caneta traça
também desenhos.A Poeta del Mundo e vice-presidente do IMEL é uma
incansável divulgadora do belo, da paz e de atitudes que merecem nosso
aplauso.

Participamos juntas de duas antologias que tive a oportunidade de
levar em encontros e performances poéticas no Terças Poéticas do
Palácio das Artes (Belo Horizonte/Brasil), Buenos Aires Poesía
(Argentina) e Jornada Andina de Literatura Latino America (Chile).
"Mulheres Emergentes 18" - http://mulheresemergentes.blogspot.com/ e
"Mulheres no Banquete de Eros", que pode ser adquirida na Abrace
Editora - http://www.abracecultura.com/.

O prefário da edição bilíngue Mujeres en el Banquete de Eros" foi escrito por Antônio Miranda,Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília desde março de 2007 e um
dos organizadores da I Bienal Internacional de Poesia que será
realizada de 3 a 7 de setembro (próxima semana) na capital Federal do
Brasil. Veja programação e mais informações:
http://www.bienaldepoesia.unb.br/


No momento, estamos finalizando o livro "Almas Desnudas" que tem uma
relação forte com o corpo, que a dança pode nos ajudar a constuir.
Espero que o ritmo de nossos poemas e contos seja parte deste poema
que inclui até aqueles que sem o movimento das pernas, aprenderam a
bailar sob rodas como o balilarido Rogério Andreolli, que aos 9 meses
teve uma seqüela de Pólio que lhe tirou o movimento das pernas, mas
não lhe impediu de seguir o caminho das artes cênicas, primeiro como
ator e depois como bailarino.

Em 1991 Andreolli foi o primeiro deficiente físico no Brasil a dançar
em uma cadeira de rodas. E nessa sua tragetória já encantou o mundo em
festivais na Europa na Ásia. No Brasil, participou da abertura em 1998
do Teleton (Programa do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão)
destinado a arrecadar doações para vítimas de paralisia. Desde 200
integra a Pulsar Cia de Dança e ministra workshops e palestras sobre a
inclusão socio-cultural das pessoas portadoras de necessidades
especiais através da arte.


Se você conhece outros exemplos de arte inclusiva em outros países da
América Latina, envie para o e-mail: info@imersaolatina.com


O Instituto Imersão Latina (IMEL) está desenvolvendo o espetáculo
"Arte, Parte, Reparte" - um projeto musical para ser trabalhado com as
crianças da APAE de Contagem e os jovens do Instituto São Rafael
(cegos) de Belo Horizonte. Nos inscreveremos na Lei Estadual de
Incentivo à Cultura e esperamos que no próximo ano, este espetáculo e
material gravado possa fazer parte do acervo cultural dos brasileiros
e quem sabe, de outros países da América Latina em que tentaremos
levar este exemplo de superação.


Para saber mais sobre Rogério Andreolli, acesse:


http://rogerioandreolli.sites.uol.com.br/


Blogs de difusão artística editados por Clevane Pessoa:


http://achamarte.blogspot.com/


http://clevanepessoaeoutrasessoas.blogspot.com/


*Jornalista, Poeta e Fotógrafa. Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL)

2008/8/24 clevane pessoa dearaújolopes :

> From: clevane pessoa dearaújolopes
> Date: 2008/8/24
> Subject: http://kellylacerda.multiply.com/reviews/item/9
> To: clevane pessoa
>

Nenhum comentário: