quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Milagrama de Clevane Pessoa em Maringá-Professora Deolinda Cornicelli Buosi








Senti uma grande, mesmo, emoção, quando a professor Deolinda Cornicelli mandou-me um e-mail, pedindo autorização para usar o meu poema MILAGRAMA(escrito para HIROSHIMA e NAGASAKI), encontrado por ela, pela Internet.

Ela e seus alunos iriam encenar um espetáculo, com textos e poemas delas , na cidade de Maringá, onde tive um noivo, da família Sândalo e onde moraria, se não tivéssemos rompido, pois, à época, eu estava muito comprometida com minha carreira jornalística em Juiz de Fora,Minas Gerais nos Anos de Chumbo.Acostumada a viajar com meus pais, mudar de cidades, a mudança de Estado não seria problema, mas sim , a diferença de idade, a amizade que eu sentía por outro jornalista, em vez do amor e da paixão...Enfim, não se explica certos rompimentos, já que nos dávamos muito bem e acabei casada com outro jornalista, poeta ,e esse primeio casamento não deu certo.O segundo, com engenheiro, sim.

Pois a professora Deolinda, que obteve meu consentimento, na verdade uma honra, acaba de enviar-me um e-mail contando que o evento será dia 28/08.Milagrama é um canto de Amor a Horoshima e Nagasaki.

E o poema em questão transformada em banner por Marco LLobus,publicado antes no Recanto das Letras e na Varanda das Estrelícias .A imagem acima é deste site de Portugal, do Joaquim Evónio, poeta e artista plástica,sobre a rosa que enviei.Os endereços:

http://recantodasletras.uol.com.br/poesiasdepaz/582408


http://www.joaquimevonio.com/espaco/clevane_pessoa/clevanepessoa.htm


MILAGRAMA

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Um cogumelo de fumaça imensurável
resulta da bomba
insulta a pomba da Paz,
que enegrecidas penas,
revoa a fremir de dor,
gorgulhante...
e as penas se desprendem.
Quais as peles das pessoas.
Os olhos se enevoam,
mil tipos de cãncer
desorganizam as células
ou as célula,desorganizadas
provocam mil tipos de Câncer?
Fogo na garganta,voz trancada,
vozes em sussurros,
vozes aos gritos...
E o Cosmos, perplexo,
porque o resto da humanidade perplexa
vira o rosto,
não faz o gesto,
a sentir-se impotente...

Mas o povo japonês se refaz de si,se reconstrói
e "da solidão de Hiroshima",
que tanto impactuou o jornalista atento,
o trovador solidário e observador,brotaram as flores do potencial humano,
testadas à exaustão.
E nasceram novas Horoshimas e Nagasakis,
mesmo que os criminosos
que pensam serem donos do Poder
(NÃO o são,"Não o são")
continuem impunes,
o que importa,nesses sessenta anos,
é que as duas Phoenix se ergueram das próprias cinzas!



Clevane Pessoa de Araújo Lopes (da série Paz em Qualquer Campo)
Belo Horizonte,escrito em 05/08/06,pois em 06/08,lembramos os sessenta anos desse horror, pois para que haja PAZ, infelizmente é preciso lembrar os horrores das guerras...









Deolinda:

Que maravilhosa notícia!
Caso queira e tenha, pode mesmo enviar uma foto sua com esses alunos, de ensaio ou ou posando mesmo, se for em máquina digital, basta descarregar e enviar-me.Se for de papel, precisaria escanear e mandar via e-mail, in anexo também.
Vibro por você e seus alunos.

Estou em pleno processo de entrevistas com poetisas para o livro-álbum pOIETISA-mulheres de Blo Horizonte, com mais de 50 anos, e não sei se vou poder me usentar, mas, amiga, tenho muito amor pelo povo japon~es, meu pseudônimo para haikais é HARUKO- primavera em japonês e fui colega de varias nisseis em Itajubá, cidade do Sul de mina, meu primeiro amor, aos doze anos (só de olhar...rs) era um nissei (que foi quem me deu o nome de HARUKO).

SE houver quem posso filmar, pode encomenda, veja o valor, mande númeo de cont, etc.Para mim , é importante COMPARTILHAR com vc e alunos e saiba que é um privilégio ter meu poema MILAGRAMA incluso no show.

Muita, muita alegria e sucesso.

Depois, se seus alunos quiserem escrever uma palavrinha a respeito de sus emoções nos ensaios ou no espetáculo, publicarei, com o nome deles e a idade, em meu blog Filhotes de Borboleta.
Quando vc descreveu as ações, cheguei a "ver" algumas ,vestidas de marinheiros, com os olhos da imaginação.

Pode enviar-me, URGENTE, seu endereço?Quero mandar uns posteres,feitos por Marco Llobus, poeta e fotógrafo, com o Milagrama..E não esqueça, amiga,(sim , amiga de pensamento e propósitos pela educação integral, poetisa),de cumprimentar aos representantes da terra do Sol Nascente, por mim.Diga-lhes que mando um abraço e agradeço por tudo que fizeram pelo Brasil.

Um de meus amigos, o professor Dr.J.B.Donadon, de Mariana, fez várias palestras sobre haikais.Ele é professor em Ouro Preto -MG(UFOP).Os aldravistas são poetas de Mariana, a cidade primaz de Minas, que privilegiam a metonímia.E isso,é, em tudo, um reflexo (ocidental) dos haikais.Os aldravistas (Andéia Leal, esposa dele, educadora, artista plástica (assina as telas com o nome de Deia Leal , Gabriel Bicalho, poeta premiado e diretor do Jornl Aldrava e J.S.Sebastião, que no ano passado lançou Jenipapo, poemas para crianças), levaram os haikais a afabetizandos, numa ação em comum com a arte de Andréia (que assina as telas como Deia Leal) e receberam um primeiro lugar do PRO-ALFA.
Acabam de retornar de São Paulo, onde no PNLL, levaram o Projeto do Aldravismo.Eles assinam NAS SENDAS DE BASHO, de haikais (*).

Orgulho-me do trabalho deles e orgulho-me do seu.Quiseram a infância e a juventude brasileira que mais mestres realmente se interessassem por Metodologia Participativa e Didática Poética.
Lembro quando Lindolf Bell, o gande poeta catarinense de TIMBÓ,CS,disseminava, pelo Brasil, a Catequese Poética!

Um grande abraço e, encantada, agradeço por colocar-me a par da data e do evento, e em outros e-mail, descrever as ações do espetáculo.
Gostaria muito de aí estar, participar com meu olhar amoroso.
carinho, mil sucessos em Maringá-e espero que tiram um primeiro lugar, embora somente o fato de chegarem até , já seja um Prêmio.>
Clevane (*)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Embaixadora Universa da Pelo Cercle de les Ambassadeurs de la Paix-Genebra, Suiça.
Diretora Regional do inBrasCi em Belo Horizonte (*Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais)

N:Caso tenha tempo, mande o nome dos alunos, horário da apresentação, local, etc e um minicurrículo seu..



2008/8/20 DEOLINDA CORNICELLI BUOSI

O delicado e-mail d esudcadora e poeta:


"Querida Amiga Clevane... Permita me chamá-la assim... Afinal, amigo é alguém que comunga conosco os mesmos ideais, sonhos e desejos...
Estou muito feliz porque agora o grande Festival da Rede Estadual do Paraná vai acontecer... Estaremos embarcando para Maringá-Pr no dia 25/08 e retornaremos no dia 29/08... O Evento acontecerá no Parque de Exposições, será aberto para visitação ao público no período da tarde, todos os dias... Estaremos Hospedadod no Colégio Instituto de Maringá, próximo a Catedral... O Milagrama será declamado, juntamente com outros poemas e concorrerá a premiação e troféu... Está ficando lindo, os ensaios são emocionantes!... No final a aluna sopra as cinzas... É demais! Se você puder e tiver condições de vir será um prazer, poderemos entrar em contato com nosso chefe de Núcleo para recepcioná-la... Um grande abraço.
Deolinda Cornicelli Buosi.

A Árvore da Paz
Clevane Pessoa

"No Centro Cultural S.Bernardo, vivemos com criancinhas pequenas e adolescentes, um momentommágico, no evento Árvore da Paz".

Nas fotos, os tsurus relaizados por Marilza Máximo e staff do CCSB, eu contando aos alunos presentes e às vovós de um gruo de terceira idade, a história linda de Sadako Sasaki, vítima da radiação, em Hiroshima:uma meninazinha que amava correr, lembramos nesse momento de Olimpíadas- e morreu fazer a seus tsurus pela PAZ MUNDIAL-o que é lembrado na Ilha, em bela estátua, para onde, de todas as partes, chegam tsurus feitos por criança em escolas, para lembrá-la e à necessidade perene de Paz no mundo.
Em meu blog poetas, Poesia e Paz ( poetaspoesiaepaz.blogspot.com/2008/04/evento-... ),escrevo sobre esse encontro delicioso:

"Marilza Máximo, responsável pelas oficinas , fez vários tsurus(os pássaros da sorte japoneses:grous capazes de realizar desejos, na antiga tradição),muitas borboletas, com as crianças e depois foi ajudada por todos os funcionários do Centro Cultural S.Bernardo...Um trabalho belo e paciente, depois, uma festa para o olhar:de várias árvores, balançavam-se formas pailonáceas e pássaros brancos.

Os poemas de 152 poetas de muitas partes do mundo, além dos mineiros e brasileiros, inteiro , foram colocados numa outra árvore, durante o evento "Árvore da Poesia e da Paz", que , em projeto nosso, entrou na programação de abril .

Essa outra árvore ficou gestante de poemas, uma beleza!

Por todo o lado, crianças maiores e adolescentes em pernas de pau -muitos alunos de Teatro do diretor Fernando Fabrini-circulavam.

Vestidas de branco, Marilza Máximo e eu, falamos sobre a PAZ,ela cantou com as criançlas,contamos a história da japonesinha Sadako Sasaki, vítima de radiação da bomba atômica em Hiroshima,que dedicou-se, no Hospital onde se tratava de leucemia, a fazer tsurus pela Paz Mundial.

Muitas das crianças, eram bem pequenas, acompanhadas de suas professoras e usamos vários recursos de onomatopéias, mímica, para que compreendessem o que fôra a bomba -atômica.Convidados a dar "abraços de borboleta", acalmar o coração e respirar polarizadamente, os pequeninos, em cujos delicados pulsos, foi amarrada uma fitinha branca,foram ouvintes atentos.

Conforme escrevi no convite, "A PAZ DEVE SER PARTE IMPRESCINDÍVEL DO PROCESSO EDUCATIVO".Nos Anos 80,eu morava no Maranhão, em S.Luiz-"A Ilha Do AMOR" e fui convidada a desenvolver um tema sobre a Educação de adolescentes, num simpósio de Neurologia ,Psiquiatria e Pediatria.Toda a minha fala , girou em torno da não-violência e essa afirmativa foi a tônica de todos os possíveis aspectos da taxionomia dos processos educativos.

Ao ver, no Centro Cultural S.Bernardo, um dos pontos em atividade, da Fundação Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, criancinhas, mudei toda a estrutura de meu discurso poético, a fim de que elas pudessem apreender e aprender sobre a PAZ.É preciso semear desde cedo, para a garantia da floração e da frutificação futura.

Agradeço a Maria José Rodrigues, Chefe de divisão do CCSB(Região Norte da Capital) e a todos os funcionários, por abrirem as portas,os portões e seus corações a esse evento.Na qualidade de Embaixadora da Paz(Cículo dos Embaixadores da Paz-Genebra suiça),penso que iniciarmos pela infância, adolescência e juventude, é a primícia das condições sine qua non para que a harmonia nas Relações Humanas e o perfeito desenvolvimento dos Direitos humanos,realmente possa ser consistente e desenvolver-se em prol da PAZ.

E ainda aos fotógrafos-poetas Brenda Mars, Marco Llobus,que registraram as árvores engalanadas de pássaros e borboletas (origamis) , a árvore grávida de poemas, as crianças, o branco, as cores.E depois a presença de Silvia Motta,da Academia João Guimarães Rosa, que distribuiu seus acróticos,do Dr. Kólia Patrice Lacerda Gomes, com Àurea,de Fernando Fabrini, cujos muitos alunos estiveram -à tarde transitando pelo pátio com altas pernas de pau-de Claudio Márcio Barbosa, do Restaurante D.Preta e do Alô Vida..

Foi uma tarde muito bela e tranqüila, que repetiremos em breve - e já há um encontro maior, programado para 22 de setembro.

Os poemas colados na árvore vestida de branco, foram impressos pela Gráfica e Editora "O Lutador", para o evento Paz e Poesia, de 30/03/2008.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo CBLP
Vice-Presidente do Imersão Latina.


Crédito das Fotos:
Brenda Marques Pena (Brenda Mars, presidente do Imersão Latina),que gentilmente as enviou.
Postado por Clevane Pessoa e Outras pessoas às 18:56
Marcadores: Evento Árvore da Paz e da Poesia -CCSB-Belo Horizonte

Nenhum comentário: