segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pequena carta para Uma Grande Amiga





Imagens:Visite outras , de Flávio, magníficas e encantadoras, em -->
Beija-flor Tesoura (Euptomena macroura) - Swallow-tailed Hummingbird 6 145 - 3

Beija-flor em decanso, peninha no bico

Beija-flor em galho, asas batendo-->flickr.com/photos/flaviocb/145801696/
(*) Descrição do fotógrafo




"Querida amiga :
"Certa feita, li em marcador de livros das Edições Paulinas, uma verdade muito simples, mas veraz e importante:"Amigo é aquele com quem se pode pensar em voz alta".
Então, meus ouvidos estão sempre abertos e meu coração, minha alma, também , para você, minha amiga.Às vezes, apenas escutar é produtivo para provocar reflexões, cura.
Você não me amolou, apenas experenciei certa tristeza porque gosto de vê-la bem e você é uma pessoa muitíssimo bela para cair no fundo do moço.As fadas, os elementais, os amparadores espirituais, sempre a salvarão, conforme vêm fazendo ao longo dos anos.Agora, reinicie longa e necessária caminhada até você mesma.Tente nem cogitar em encurtar a estrada que foi colocada à sua frente.
Você não tem nada contagioso nem mortal.Os poetas, são mesmo um pouco louquinhos:pardais ou pavões,águias ou gaivotas não importa.Sempre necessitam de asas -para vôos rasteiros ,para voar além das montanhas,para sobrevoar o mar.E, lembre-se, o pardal come de tudo, até pedrinhas, as gaivotas encontram peixes para pescar.Os poetas, versos em tudo.E, Poeta maior, assim você alimentará seu grande espírito naturalmente inquieto mas capaz de grandes recolhimentos.Ave, em muitos momentos, você, incansável qual o beija--flor, colherá néctar em centenas de flores.Ficará aparentemente parada no ar, enquanto as asas movimentam-se em velocidade fantástica.E irisdicentes ao sol: você tem seu próprio arco-íris na magia de seus Poemas.Mas não se esqueça de descansar.Somente você conhecerá esse espaço necessário e sagrado.
Afinal, onde dormem os beija-flores?
Somente você o sabe...
Você, pequeno beija-flor...

Bjs:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes.

Essa carta responde a seu e-mail:


(...)"Querida Clevane,
Peço-lhe desculpas por tê-la amolado,mas agora ando.
Sei que isto é um tropeço e fardo mesmo. Isto é cíclico ! Temos falsas impressões medo insegurança e delírio. às vezes sentimos a plenitude mas é tão passageira. Sei que adoentada estou mais uma vez o bom é que o tempo faz a gente se conhecer melhor aí conseguimos conviver com esse sofrimento".(Amiga)

(*) Beija-flor mostra sua própria pena.

Beija-flor tesoura (Eupetomena macroura), clicado em Brasília-DF, Brasil.
Eupetomena macroura (Gmelin, 1788): tesoura; swallow-tailed hummingbird c.
Destaca-se das espécies estudadas pelo maior porte e pela cauda comprida e bifurcada, o que lhe valeu o nome popular. Como é comum entre os beija-flores, é uma espécie agressiva que disputa com outras o seu território e fontes de alimento.
Nidificação: o ninho, em forma de tigela, é assentado numa forquilha de arbusto ou árvores, a cerca de 2 a 3 m do solo. O material utilizado na construção é composto por fibras vegetais incluindo painas, musgos e liquens, aderidos externamente com teias de aranhas.
Hábitat: capoeiras, cerrados, borda de matas e jardins.
Tamanho: 17,0 cm

>>>*<<<

Enquanto escrevia essa carta-estava assinandp-a-tão logo li o recado de minha amiga, o telefone tocou e ela era.
Li o texto e conversamos,numa dourada manhã meio fria, mas linda.

Depois, lembrei-me que meu marido, sbendo de meu amor pelas avezinhas, contou-me que assitir a uma reportagem , onde mostravam um beija-flor adormecido, que não acordara sequer quando o repórter o seurara na mão, de tão cansado.Eu, à ocasião, escrevi um poemeto:Mas...onde dormem os beija-flores, e o presenteei a ele, grata por essa informação de tantos sentidos.
Sei que agora, minha amiga, acorda.

E fui ao Google procurar informações.Achei as informações abaixo, no

www.melloleitao.iphan.gov.br/curiosidades.asp...

"Os beija-flores e a construção das florestas


Muitas plantas são polinizadas por colibris. Ao sugar o néctar das flores, o colibri desempenha um importantíssimo papel, transportando o pólen de uma planta para outra permitindo assim que haja a fecundação. Sem isto, algumas plantas não teriam sementes nem se reproduziriam.

O que seriam das florestas se esses magníficos seres não desempenhassem tão grandioso papel?



Fonte:www.melloleitao.iphan.gov.br/curiosidades.asp...


Iridescência


O brilho dos colibris se dá pela reflexão e refração da luz ao passar pelas estruturas de suas penas, variando conforme a direção de entrada dos raios solares.

Movimentos da plumagem e do próprio corpo durante o vôo alcançam efeitos surpreendentes. Esta exibição é importante para a reprodução.






Você sabe o que é dimorfismo sexual?


Dimorfismo sexual é quando o macho e a fêmea de uma mesma espécie são diferentes externamente. Entre os colibris isto é muito comum. Na maioria dos casos os machos são mais coloridos e brilhantes.

A “corte” é um conjunto de eventos relacionados à reprodução dos animais. Nos colibris compreende a proclamação de um território, exibições da plumagem e vôos nupciais





Migração de colibris

Embora a maioria das espécies não seja migratória, algumas fazem longos deslocamentos em certas épocas do ano. Essa migração geralmente está ligada à falta de recursos alimentares ou a variações de temperatura provocadas pelas estações do ano.
Alguns colibris são muito velozes, podendo voar a uma velocidade acima de 70 Km/h. "


Visite o Museu de Biologia do Prof.Mello Leitão,repasse esse endereço...

Nenhum comentário: