quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Deia Donadon, Artista de Mariana em Exposição Museu do Homem e Museu de Arte de Londrina





É notável a projeção da arte aldravista de Deia Leal(nome artístico da Poetisa e Contista Andréia Donadon, Governadora do InBrasCi em Mariana, MG.Premiada, a artista pe a cada momento, convocada para mais um vernissage, coletivas e individuais se sucedem , sendo as mais recentes em Viçosa (EMARANHAMINAS) e em Itabira (PORTAIS DE MINAS).

Gosto de acompanhar a trajetória de suas telas, pelo Brasil, pelo Exterior e por Minas Gerias, onde reside...

Congratulações, votos de mais sucesso, sempre.Já bem diz o aforismo de S.Juvenal:"Uma alma que se eleva, eleva o mundo".Assim , a arte aldravista e a arte mineira, ao ganhar espaço, sinalizam para o lpcus de origem e para a autora das telas.

Clevane Pessoa
Artista de Mariana em Exposição Museu do Homem e Museu de Arte de Londrina









De: andreia leal
Assunto: Artista de Mariana em Exposição Museu do Homem e Museu de Arte de Londrina
Para:
Data: Terça-feira, 26 de Agosto de 2008, 22:06





A artista plástica e poeta de Mariana - MG, Déia Leal (Andreia Donadon Leal) foi selecionada para a 2ª etapa da programação do Circuito Internacional de Arte Brasileira de 2008, promovido pela Colege Arte, no Museu do Homem Dominicano em Santo Domingo e Museu de Arte de Londrina - Paraná.
Duas obras do acervo aldravista representarão a cidade de Mariana e o estado de Minas Gerais (Portal Barroco e Portal IV), sendo que uma fará parte da Exposição Permanente no Museu do Homem Dominicano em Santo Domingo. A abertura da exposição será no Museu do Homem Dominicano em Santo Domingo / Republica Dominicana de 17 a 27 de novembro de 2008 e o encerramento com coquetel no Museu de Arte de Londrina no dia do aniversário da cidade e terá grande cobertura jornalística.

Déia Leal (Andreia Donadon Leal) nasceu em Itabira -MG, cresceu em Santa Bárbara e atualmente vive na cidade de Mariana. A artista plástica é formada em Letras pela UFOP e Pós-graduanda em Artes Visuais - Cultura & Criação; faz parte de um movimento literário e artístico “O Aldravismo” que teve início em Novembro de 2000, na Matriz de Minas (Mariana), com o nascimento do Jornal Aldrava Cultural. Trata-se de uma forma de criação e de divulgação de cultura (literatura e artes visuais) em que o foco principal é o sujeito. Esse sujeito (produtor ou leitor) é livre e heterogêneo, capaz de perceber os sentidos das coisas a partir de simples indicações, metonímias, ou seja, nem o produtor de arte a oferece como "coisa completa", nem o leitor a recebe como algo que tem sentido prévio indicado pelo artista. Ambos continuam livres para construir sentido a partir do ponto que julgar pertinente no tempo e no lugar em que se expõem diante da obra de arte. O caminho inicial de conceituação do aldravismo é a busca incondicional do exercício da liberdade. A partir desta conceituação, a artista busca na arte aldravista à expressão de liberdade, não compondo a obra sozinha, determinando sua interpretação, mas buscando no espectador como construtor e livre para buscar sentidos, a partir da sua história de vida cultural. Nas artes visuais vem realizando trabalhos de tendência aldravista, quando abre mão da composição da arte através de traços para jogar sobre telas manchas em acrílico, óleo, grattage ou cordas, numa insinuação de temas em movimentos . A liberdade metonímica é o pilar da arte aldravista, que pergunta insistentemente ao espectador: o que é que só você vê. A obra aldravista "Portal de Afrodite", foi selecionada para expor no Louvre (Paris) em Exposição de artistas plásticos brasileiros em 2009.






A Colege Arte criou e organizou, em 1996, a FENART (Feira Nacional de Artes do Triângulo) e, há mais de 12 (doze) anos, promove o “Circuito Internacional de Arte Brasileira”, um importante movimento cultural de nosso país que tem levado os trabalhos de vários artistas brasileiros à apreciação do público e da crítica de inúmeras outras nações. Desde sua primeira edição, o Circuito Internacional de Arte Brasileira tem agregado prestígio e reconhecimento em vários países da Europa, Ásia e América Central, tais como: Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Grécia, França, Itália, China, Tailândia, República Tcheca, Eslováquia, Republica Dominicana, Trinidad e Tobago, dentre outros. Integra-se também aos países do MercoSul e a projetos de realização da exposição nos países que compõem a CPLP (Comissão Parlamentar dos Países de Língua Portuguesa).
Cada mostra internacional conta com o apoio institucional do setor cultural da Embaixada do Brasil nos países que sediam o evento e também do MRE (Ministério das Relações Exteriores) em Brasília.





Avenida Afonso Pena, n.º 2372 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP.: 30.130-007
Todos os direitos reservados - Copyright © 2008 Design by - bhdesign

Avenida Afonso Pena, n.º 2372 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP.: 30.130-007

Nenhum comentário: