segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1-Pérola no FERA-Ascendência do Povo japonês após Hiroshima e Nagasaki















Fotos enviadas por Deolinda:
Em maringá, a "japonesa" e a logo "FERA com Ciência"

Foto em Maringá(a aluna que está com "sangue" na blusa, foi a que leu meu poema "MILAGRAMA"

Na performance, aluna forma a bandeira do Japão (Sol Nascente)

Aluna representa o povo japonês

Representação da morte-consequente da guerra (em Pérola, na escola)).

Continuação da performance

Alunas vestidas de marinheiros (em Pérola).
Deolinda ao microfone.
Ela , ela e alunos,a performance no colégio (as fotos em Maringá ficaram escuras)




"Amigos:Escrevi um poema em 2005, LLobus, o Poeta,fotógrafo e Presidente da REDE CATITU fez um banner e hoje, li que ele estará no F.E.R.A do Paraná.

Vejam abaixo.


Compartilho
Clevane"

O e-mail da Professora e artista plástica Deolinda Cornicelli Beosi:

"Adorei o texto do Milagrama, copiei-o todinho e utilizarei para trabalhar com meus alunos no centenário da cultura japonesa... Farei uma dramatização da poesia e apresentarei no Festival da Rede Estudantil (FERA) no Estado do Paraná! Sou professora de Arte, escritora e poetisa, também compus para o evento... Ascenção japonesa e Destruição que fará parte da minha apresentação. Bjs.
Enviado por Deolinda Cornicelli Buosi em 12/03/2008 19:15
para o texto: Milagrama (Sobre Hiroshima e Nagasaki)"

Respondi então:


"Deolinda:

Gostei imensamente dessa notícia, pois tenho um grande amor pelos descentes que aqui moram, os brasileiros de olhinhos puxados conforme digo no antigo poema abaixo, tanto que assino meus haikais com o nome de Haruko, que quer dizer Primavera.

Fiquei bastante curiosa a respeito do FERA.Mande-me um release e, caso queira, seus textos para meus blogs de divulgação cultural (abaixo).

Conte-me como será essa participação e sobre o Festival da Rede Estudantil.E de que forma usará MILAGRAMA.Ele faz parte de um banner criado pelo poeta e fotógrafo Marco Llobus.
Na medida do possível, mande fotos que postarei com os devidos créditos.Inventei a palavra MILAGRAMA e parece que ela ajustou-se bem ao contexto, que acha?

Os aldravistas de Mariana, que levaram em 2007,haikais a escolas, inclusive para alfabetizandos, mereceram um priomeiro lugar do PROALFA.

A Poetisa Andréia Donadon Leal, que é também pintora, levou suas telas de anjos e as criancinhas fizeram haikais lindos.O J.B.Donadon Leal, acaba de proferir uma palestra sobre a experiência.Integra o grupo J.Sebastião ferreira e gabriel Bicalho, tamb=ém haikaistas.

Você já ouviu falar no Aldravismo?
Veja-os em meus blogs.Sempre que posso, divulgo-os, são excelentes.

http://achamarte.com

http://filhotesdeborboletas.com.br


E também no Jornal Aldrava (www.jornalaldrava.com.br)

Um abraço e vou encaminhar para vc, no e-mail seguinte, as nor´picias do evento Paz e Poesia e convido-a a enviar dois poemas, uma foto, para inclusão em blog pp do evento (30/03).Mande até amanhã, por favor.No assunto, coloque "Poemas para Poesia e Paz" (pequenos)
poesiaepaz@gmail.com

pessoaclevane@gmail.com"

Japones Brasileiros

Clevane pessoa

Brasileiros de olhos puxadinhos,
nisseis se olham ao espelho,
e se acham meio diferentes.
dos demais...
Em casa, nipodescendentes,
muitas vezes mantém a tradição
A festa das estrelas, o Tanabata,
a floração da Sakura,
os origamis tradicionais
e as novas concepções.
No trabalho, são Aparecida ou João,
às vezes Fukayamas, Kawais,
tantos sobrenomes centenários...

Numa nova Pátria, raízes arrancadas,
mas soberbamente replantadas.
No início, suor e saudade
(palavra que sequer conheciam,
mas agora sentiam).
Lavoura, sol diferente
do imenso sol vermelho
de sua bandeira branca...

Agora, os novos, nisseis e ianseis
nem sabem bem
se são japoneses brasileiros
ou brasileiros japoneses.
Apenas são.
Tão nossos, em nosso coração.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes


http://www.clevanepessoa.net/blog.php

Depois, Deo e eu fomos trocando informações.Soube que ela mora em Pérola, cidade do Paraná, onde reside o casal Baçan e Márcia.
Que escrevera um esquete teatralizado com o onome de Ascenção do povo Japonês-que uniria seus textos aos meus.
Que suas alunas apresentariam tudo no festival estudantil chamado F.E.R.A, em Maringá.

Depois do mesmo, recebi impressos, Cds, vi as fotos no Orkut dessa alegre professora de Artes.Descobri depois que havia outro de meus poemas na apresentação : Porque Abraço o Mundo.

Recebi livros que ela escreveu e louvo o verdadeiro papel de teia da Internet,que permite essas maravilhas.

Maringá(a aluna que está com "sangue" na blusa, foi a que leu meu poema "MILAGRAMA"

Nenhum comentário: