segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Poemas sobre a Árvore-Calçada em vermelho




Fotos que tirei agora, em novembro de 2008, neste final de Primavera:o flamboyant em frenteà uma casa vizinha, bordando o chão de vermelho...Linda visão, que me apressei a clicar, antes que varressem...
Clevane pessoa


Em setembro de 2003, pedi poemas sobre a árvore.Logo gerou uma fieira de poemas;Os primeiros:


HOJE É O DIA DA ÁRVORE...PENSEI EM FAZER UM LONGO COLAR DE ESCRITOS SOBRE ELA (PROSA OU VERSO)...

PODEM PARTICIPAR POETAS E NÃO POETAS...INDIVIDUAIS OU DE GRUPOS...

VALE TUDO QUE FOR INTERESSANTE,SOBRE A ÁRVORE:LENDAS, CRENDICES, FITOTERAPIA,TROVAS, HAICAIS,SONETOS,VERSOS LIVRES, CRONICAS PEQUENAS, PEQUENOS CONTOS...COLOQUE TAMBÉM DE QUE CIDADE ESTÁ ESCREVENDO,QUE TEMPO ESTÁ FAZENDO, E O QUE MAIS QUISER SOBRE VOCÊ...

NO SEMESTRE PASSADO, FIZ, PARA UM GRUPO DE SENHORAS(CURSO DE ATUALIZAÇÃO CULTURAL) DA IGREJA DO CARMO, AQUI DE BELO HORIZONTE,UMA PALESTRA SOBRE A ÁRVORE(UMA DE MINHAS PAIXÕES)...

ESTOU ANEXANDO AGORA,UNS VERSOS...COLOQUEM SUAS PALAVRAS A SEGUIR , OU A DE ESCRITORES CONSAGRADOS...E ENVIEM PARA QUE FIQUE BEM VARIADA ESTA CIRANDA...


ÁRVORE
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO

Dentro de mim existe uma árvore
muito mais antiga que eu...
Vive desde os meus antepassados
de quem trago traços atávicos...
Suas raízes são fortes na aparência,
mas nas profundezas, bem delgadas
e alimentam-me de aprendizados...
O tronco é meu brio, minha auto-estima,
e se lança para cima
buscando talvez, o céu...
Os galhos são tantos e de tal forma
buscam muitas direções,
porque sou multidericionada
com várias convicções,
pela vida apaixonada,
canto em versos sem convenções
o amor à forma e à beleza...
Incansavelmente me expando,
sempre algo mais buscando...
E as folhas são meus pulmões,
pois vivo clorofilando,
sem os verdes todos, não sei
se sobreveriam meus cantares...
Quando floresço, então,
transformo-me em alegria:
cantam cigarras e aves,
borboletas,dançam leves
em volta da florescência!
Ah, esqueci de contar
que escavada em meu tronco
está um nicho precioso:
nele mora uma coruja
que me ensina, paciente,
que até as árvores fortes
terão de morrer um dia...
Isso mostra-me a limitação
de minha essência mortal...
Mas sou poetisa e afinal
percebo transida de emoção
que essa árvore antiga
sou eu no meu todo dia
e que vivo, um a um,
meu rosário de magia...
**********************************
Árvore Humana
Schyrlei Pinheiro

Galhos fortes e sadios,
mostram raízes ocultas,
multiplicando-se na renovação
das flores, entre sentires diversificados,
enxertados por amor.
Cresce, árvore sábia,
espalhando, na eternidade, teus frutos,
preservando a auto estima,
repassando em cada geração
a seiva desta magia,
plantadas na fé e na esperança
de poder, finalmente, encontrar, a verdade
de uma mesma felicidade,
que renasce a cada dia,
sendo esta, sempre regada,
com as lágrimas
de dor, tristeza, ou de pura alegria.
Árvore humana,
tua sina
é transmitir as sementes
da própria vida !
***************

Eis uma grande lição
Margaret Pelicano

Nessa noite tive um sonho,
do qual não quero acordar:
sonhei-me um lindo menino,
que semeava árvores sem parar...
e eram tantas brotando, tanta planta a vicejar,
e chuvas em abundância,
fazendo o mundo melar em doce ciranda,
de frutas, flores, comida, pães,
crianças correndo a brincar,
mulheres e homens em orações, felizes a cantar...
nada faltava, havia abundância no lar...
água límpida por todo lado, muita gente a confiar, em tudo e todos, não havia motivos para se brigar!
Todos estavam alimentados, havia casas pra morar,
tudo porque havia árvores,
com suas sombras, madeiras e alimento,
trazendo tanto contento
para o povo a labutar.
Quando acordei,gritei: -meu Deus!
Entendi o seu pedido!
Na minha tela mental está impresso:
-saia ao mundo a ensinar!
O respeito às nossas irmãs árvores deve imperar.
Não as corte, cuide delas...
não descuide dessa lição!
Dela depende o futuro do planeta!
Entre logo em ação!
A cada dia uma semente, plante sem interrupção...
terás um belo lugar e a PAZ a espalhar.
Bom dia meu filho querido, vá logo trabalhar!
BSB - 21/09/2003
****************************************

Raízes do passado
Mariete Marcondes

Tronco firme, cúmplice de juras eternas,
folhas secas guardadas dentro de um livro,
passado de geração em geração.
Um amor de antigamente, tão somente
parte da terra, parte de toda a eternidade,
parte de você, sempre no meu coração.
Guardando segredos e juras de amor,
árvore frondosa, vida centenária,
conserva eternamente em seu corpo sinuoso,
nosso coração desenhado, nosso primeiro encontro,
nossa despedida, nosso beijo em vida passada.
Voltaremos um dia, e debaixo de sua sombra majestosa,
encontraremos nosso passado marcado,
nosso primeiro beijo enfim relembrado
misturado com as juras de amor eterno

.********************************


ÁRVORE
Maria Petronilho





Mater
Raiz
Oculta
Vulva
Exposta


Fecunda
Matriz
Me caso
No solo
Com o sol
Me abraço

Em verde
Vida
Me dou

Te dando


A doçura do fruto
A frescura do ar


Fértil
Fonte
Esperando
Teu Ser.

21/9/2003 - DIA DE SOLSTÍCIO DE PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL E DE INVERNO NO HEMISFÉRIO NORTE... UNIDOS NUM DIA ÍMPAR OS FILHOS DA MESMA MÃE TERRA E DO MESMO PAI SOL!



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: