sábado, 13 de dezembro de 2008

A Casta da Dança





Fot:cartaz*da*CDCE,antigo,porque*adoro*essa*foto*em*vermelho-parece-uma-tela.;
capa*do*caderno*de*Dança
e*a*página*onde*escrevi*o*artigo*abaixo.
A CASTA DA DANÇA


O movimento cósmico veio naturalmente a inspirar os primórdios da dança.Tão importante, que sacralizou-se no mundo antigo .Revestiu-se de significados e significantes, de acordo com a cultura, a Língua e a religião de um povo...
Os primitivos, num dado momento podem ter começado a experenciar alegria e mover-se, porque a adrenalina impele os seres ao movimento.Por conduta imitativa, um imitava o outro.Em que instante observaram a dança das galhadas na árvores, das palmeiras impelidas pelo vento?E o farfalhar, que podiam imitar de forma repetitiva, dando origem a futuros mantras, a ritmos propícios à dança?Os litorâneos, impressionados com o vai-e-vem das águas, quase hipnotizados, podem ter iniciado um movimento corporal, qual o da “hula”.Indígenas, bateriam pés e mãos, observando os símios...E pulariam.Nas guerras, os sons, também impelidos pelo sentimento de ódios entre clãs rivais, ou pelo prazer da peleja em si,teriam provocado no corpo, respostas de movimento sincronizado no corpo.
Completamente influenciados pelas necessidades somáticas e da natureza, então inventaram as danças sagradas, pois antes de mesmo de haver templos,por exemplo, os gregos e romanos cultuavam seus deuses nos bosques.Quando há seca, os indígenas americanos do norte ao sul do Continente, dançam para pedir chuva.Há pouco tempo, assisti a uma palestra do indígena brasileiro, Ailton Krenak, pessoa muito culta ,de formação superior, na qual ele contava a história do seu povo e de sua migração pelas Terras.Num determinado momento, convidou-nos a uma dança circular e nos ensinou o canto repetitivo.Nosso passos eram laterais, de lado, para que o círculo passasse essa idéia de continuidade .E dançamos para homenagear “o avô rio”, e seu movimento perene e contínuo, de “caminho-que –anda’.
Sou psicóloga e alguns dos cursos que fiz, dançamos algumas danças circulares sagradas.E impressionante o quanto somos tocados, o quanto nos comove dançar da forma que nossos ancestrais o faziam.Todo o nosso soma responde à estimulação externa e interna.A música instiga a um ritmo irresistível...Nas danças circulares sagradas, busca-se imitar o ciclo vital (nascimento, crescimento e morte, uma passagem para outra dimensão e forma de viver), no contínuo movimento que fecha o círculo, onde o princípio e o fim se fundem na serpente que segura a própria cauda...
Quando pessoas sentem a vocação para a dança, unirão, por certo, essa presença atávica e espiritual a novos comandos coreográficos, mas sempre estarão sempre obedecendo a um comando interno ,que os predispõe a dançar.
As monjas tibetanas fazem uma antiga dança chamada “Dança da Mandala das 21 Preces ou louvações a Tara” Esta, a Grande Mãe, uma deusa muito amada,.Elas, literamente, São mandala..
É interessante lembrar que Jung, de forma brilhante, expões os processos de individuação, na busca e na formação de personalidade de alguém .Por isso, quando percebemos o quanto um corpo de dança deve transcender essa necessidade do eu, em prol de um desejo comum, uma harmonia esperada, desejada e arduamente treinada, nos maravilhamos.A disciplina é fundamental e mesmo numa apresentação solo, o dançarino sempre estará expondo o resultado ,decodificado em beleza,uma série de obediências a comandos vários: a intenção do professor, do roteiro, o ritmo, o maestro, os instrumentos, o espaço físico, o estilo, o gênero a que se põe dançar.No entanto, ainda assim ,embora a parte de um corpo múltiplo, é ela , a pessoa que dança.
Numa poesia que ofereci à Companhia de Dança Contemporânea de Évora, digo que DANÇAR É ESCREVER COM O CORPO. E não me referia a escrever palavras, mas códigos a serem decodificados pelo espectador.Este,dança com os olhos, com os nervos.Meses depois da poesia pronta, li que alguém dissera que dançar “é pensar com o corpo”.Fascinou-me esse insight:significa obedecer ao comando mental com passos e movimentos de braços, cabeça, tronco, bacia...E de tal forma que, enquanto dança, o dançarino não poderá se permitir pensar, pois o corpo tem de seguir as normas , tanto as de obediência quanto as de soltura...
Muitos se perguntam como se sabe que os povos antigos dançavam.No caso da Índia, por exemplo, sua cultura continua viva e muitos de seus textos e hábitos, nos mostram claramente o costume de dançar.Já os egípcios, sinalizam com mistérios, mas também deixaram gravadas cenas de dança muito similares às indianas. Muitos gestos, contorcionismo,atavios, gestos das mãos e dos pés.O profano e o sagrado tem sutis linhas de limitações e limites.O Deus Shiva, por exemplo, teria criado o mundo através de movimentos de dança.Talvez donde todo Cosmos seja movimento.
Dançarinas orientais, podem dançar com os olhos.Muitas das curas da antiga medicina japonesa, se baseiam nas ondulações do peixe dourado.O Tai Shi Shuan ,na busca do equilíbrio psicossomático, pede gestos suavíssimos, imitando os animais, por exemplo.
A mitologia, as lendas, a wicca, a história, estão plenas de citações sobre a dança, sempre utilizada como meio de alguma coisas.A dança de Salomé, para conseguir a cabeça do apóstolo João Batista, Os sapatinhos vermelhos, a dança da meia noite de Cinderela .Lembro que quando João Paulo II fazia suas visitas a vários países do mundo, era saudado , em geral por danças-e mesmo que as bailarinas usassem roupas sumárias, era a impressã9o do sagrado que se fazia sentir.para mim, dançarinos representam o divino, a divindade, traduzem e expressam o que os demais mortais não conseguiriam compreender.Há lições de leveza, de sicronicidade, de oroboro, de confiança no outro,de aquilíbio e harmonia,de paciência, de recomeço, graças aos infindáveis treinos.Nenhum dançarino se considera bom o suficiente para se apresentar sem ter passado horas ensaiando, cada precisão de gestos, posturas, equilíbrio.
O que cada um dos dançarinos de um corpo de dança apresenta, é uma oferenda contínua e permanente:oferece a Poesia em encantamento, a Beleza em versos concretos. E haja coração para conter aplausos antes da hora.A dança faz de vocês, que dançam , os mensageiros dos deuses, uma casta inefável e ao mesmo tempo, consistente e concreta, de águas fluidas, ventos, pólen,pétalas aladas , flocos de algodão, nuvens grávidas de chuvas.e nos molhamos, fertilizados de plenitude, êxtase e gratidão.
Benditos sejam!

Clevane pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, MG,Brasil

Ese artigo, foi*solicitado*pela*Companhia*de*Dança*Contemporânea*de*Évora,em*Portugal(CDCE)-e*atendi*com*honra*e*prazer.Acompanho*o*belo*trabalho*do*corpo*de*dança*da*parte*educativa*da*coreografia.*E*sempre*os*divulgo.Espero*um*dia*assistir*algum*espetáculo*ao*vivo*não*apenas*na*imaginação.

Recentemente*esse*artigo*foi*publicado*na*Revista*do
Movimento*Cultural*aBrace.


20/12/2006

Com os melhores votos das maiores belezas e realizações no Novo Ano que se inicia.Feliz Natal, amigos!

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