quarta-feira, 17 de junho de 2009

BLOOMSDAY, JOYCE, OFFICINA MULTIMÉDIA NAS TERÇAS POÉTICAS...









BLOOMSDAY, JOYCE, OFFICINA MULTIMÉDIA NAS TERÇAS POÉTICAS...


Ontem, Bloomsday (*)-nas Terças Poéticas, com a curadoria de Wilmr Silva/Joaquim Palmeira , que acontecem no Palácio das Artes,já tem público cativo,viveu uma expericência diferenciada.O grupo de atores da Oficcina Multimédia (**)
homenageou um lado de Joyce do qual alguns passam ao largo : qual Nelson Rodrigues, na dramartugia brasileira, chamado "O Anjo Pornográfico" ,James Joyce usa e abusa das palavras sem metáforas, puramente
O Joyce erótico foo interpretado por noivas-rapazes vestidos de bravco, com vru e gtunalda, finalizando com um musical /baile que divertou muito a todos.Após o que ,Lúcia Castelo Branco textualizou a sexualidade,no tema “Amor e erotismo", encaixando Joyce em suaa falas.E as noivas -ou o público- leram cartas de Joyce, recheadas de seus palavrões e descrições quase essenciais, para quem quis sempre libertar-se de uma educação repressora e puritana.

Minha digital, sem bateria e funcionanco com pilhas alcalinas,deu uns faniquitos, mas amei o resultado da fotos.Surreal e feérico, bem joyceano.

A doce senhora a meu lado, que cantava acompanhando-lhes o repertório, Fátima, foi tirada para dançar por um guapo moço de longos cabelos, depois que ele lhe entregou uma rosa vermelha-e para mim , que os fotografava, uma branca.
Ao voltar, leve e feliz, ela disse que era sua mãe.

Amei estar ali, ontem.Muito concorrido, nem consegui falar com Wilmar Silva, pois fui àá lanchonete com os Poetas pela Paz e Pela poesia , além de Humberto Barros, engenheiro amante das Letras, qyue vai cantarm as cirandas e aboios da festa junina do Boi Rocado, que homenageatá Guimarães Rosa em seu aniversário, no poarque Municipal.Mas isto é outra história.Que comentarei em breve.

À noite, estarei no SESC LACES , para debater sobre Wilmar Silva e comentar meu ensaio sobre ele (na Internet, em e-book):O Fenômeno Poético Wilmar Silva.

(*) Bloomsday o mundo inteiro ,nessa data, celebra Joyce e sua literatura inovadora...

(**)Grupo Officina Multimédia

A Fundação de Educação Artística,tem um braço no Grupo Oficcina Multimédia .O compositor argentino Rufo Herrera , do Curso de Arte Integrada no IX Festival de Inverno da UFMG de1977, é o iniciador desse aclamado grupo.
Ione de Medeiros,a partir de 1983,coordena o Grupo , vuja formação/teatralização possui um extraodinário compromisso com ritmo, postura corporal, educação vocal, dança,escolha de repértório.

O Officina Miltimédia contabiliza muitos sucessos. Para manutenção das técncas de encenação, mantém ainda, um atraente Curso de Teatro

Nenhum comentário: