quinta-feira, 11 de junho de 2009

Iara Melo, por Luiz Poeta e alunas







Imagens:O professor Luiz poeta, as alunas e Iara Melo-nossos aplausos e eu, que mando rosas.

Iara Melo, por Luiz Poeta e alunas

Iara:Se me permitir, gostaria de poder publicar a página que envia-se a mandar de forma que possa ser colada em um de meus blogs.Mas se preferir que não, mandarei para meu mailing e publicarei apenas o que comentei a respeito de seu comunicado.
Um abraço amigo :
Clevane


From: Clevane lopes
Date: 2009/6/11
Subject: Re: AULA DE LITERATURA, SOBRE A ESCRITORA IARA MELO *** ABRAÇOS. IARA MELO
To: Iara Melo



Querida Iara:

Umas das mais belas e gratas ações que podemos experenciar nesta vida, é ter nosso trabalho voltado para a âmbito da infância e adolescência, ou de nós para essas pessoas em formação, ou deles para nós.
Durante toda minha vida, enquanto psicóloga, , levei a Poesia aos tratamentos (Psicoterapia, ludoterapía), enquanto educadora também, além de Poetisa...E saber que o amigo Luiz poeta colocou a sua obra sob o olhar dos jovens , é tomar conhecimento de algo verdadeiramente digno de aplausos sinceros, para você, para ele e para as jovens e adoráveis pesquisadoras.Chegarão à juventude tendo tido a expretiência mágica de haver voado com as asas da Poesia de alguém , sob a orientação de um Mestre que também é Poeta-trovador.
Assim , a importância da Internet é colocada de forma prática e todas as questões a ela pertinentes, na área Literária, são passíveis de discussão, crítica, apreciação pelo senso estético e complementador à palavra poética da webdesigner e informação,sobre todas as coisas que possam referir-se ao constructo poético de um autor- no caso, você e da própria pessoa que escreve.E, no entorno, ortografia, fliência verbal, ritmo e busca do incomum ou pleo menos do menos comim na linguagem da juventude.
Esse trabalho, sensibilizará para sempre essas almas tenras, despertando-as para a essência da Beleza que é a Poesia.
Por conhecer a qualidade da Poesia desse professor, Luiz Gilberto de Barros, o nosso amigo Luiz Poeta, premiado, músico, fraterno, voltado para renovações da Didática, a fazer uso de Metodologia pessoal e singular, e , em seu cado, Iara, o seu trabalho contínuo, a sua poesia feminina e sua pessoa, posso dizer que essa idéia é das mais pertinentes ao processo educacional integrado à viuda e à formação das meninas envolvidas.Parabéns a elas, pela pesquisa, pela apresentação-que certamente foi entiquedida com a beleza de sua faixa etária.
Os poetas da cidade de Mariana, em Minas Gerais, também levam Poesia à escola, no caso, o haikai e arte pictótica aldravista-que , por opção, usa a metonímia
por foco preferencial, o que casa-se muito bem com os pequeninos e amplia sobrenameira sia capacidade de dedução, pela indução estética.
Recebi, nesta semana, im pedido de S.Luiz, Maranhão:que enviasse o poema Adolescendo-Adolescer, que eu escrevera para os jovens adolescenters de lá e que , na década de 90 veio num musical chamado BOLA DE CRISTAL- trazido pelos jovens, coordenado pela Maestrina Volga, em um Congresso de adolescência-o VI, da Sociedade de Pedriatria (SBRAP), do qual eu, já residindo em Belo Horiznte, participava como conferencista.
A cada momento, os adolescentes cruzavam por mim pelos corredores do Minas Centro, que tem muitas salas-todas com nomes de predras preciosas mineiras- e diziam-me que não perdesse o espetáculo.
Quando cheguei, já estavam as luzes apagadas e o grande auditório, lotada.Algo digno da Broadway, muita dança, mísica, beleza.De repente, apram tudo e dizem meu poema cito, em forma de jogral-e oferecem a mim , agradecem pelo meu trabalho com eles...Confesso, que chorei e muito, no escuro do recinto.
Esses adolescentes, que estudavam no COLUN (o Colégio Universitário, que funciona dentro da UFMA),chegaram a belo Horioznte depois de longa e por certo alegre viagem, trazidos pelo meurologista/hebiatra Du. fernando Ramos, que conmheci quando chegeui ao Maranhão e com quem trabalhei.Ou melhor, ele estava em S.Paulo, fazendo , creio, seu doutorado ou a formação em hebetria (médicina da adoelscêmcia, nome que nasce de hebe, a deusa grega da juventude ) e todos que o coinheciam, me diziam: "Dra.Clevane, espere só para ver quando o Dr.Fernando chegar"...E , pioneiros na atenção integral ao adolescente, desde que um plano-piloto foi instalado em Brasília e S.Luiz, nos Anos 80, tornado depois OS (Ordem de Serviço para todo o Brasil), relamente trabalhamos juntos, enquanto lá morei, com uma equipe intra e inter, transdisciplinar incrivelmente voltada para os direutos dos jovens ao bem Estar , que deve ser sinônimo de "SAÚDE" e não virar sinônimo de "doença', qual em certos espaços:"Essa doença é questão da Saúde', dizem- ou seja, da falta dela.E como acredito em Educação plena, a própria questão desse bem Estar, perpassa por ela.
Então, o Dr.Fernando Ramos conta-me que lá se vão vinte e cinco desde que nosso trabalho pioneiro teve início, na chamada "Ilha do Amor", terra de tantos poetas.E pede-me uma cópia.Estou localizando-a em minhas velhas pastas.O poema fará parte das apresentações festivas dessa comemoração, as Bodas de Prata da Hebeologia no Brasil, da mediciona do Adolescente ( no início, hebeatria, depois hebiatria)...Hontada, recejo álbuns, clipping, as rememórias tocam-me.Aqui no HJK, também fiz um jogtal comm pré-adolescentes, que , no fical, ao se cirarem , formacam a palvra "Adolescência", escrita em seus jalecos azuis.Ao retorna de Belém , ali instalei as sementes de um trabalho chamado SAISCA:Serviço de Atenção Integral à Criança e ao Adolescentes- mas conhecido , na comunidade do Barreiro, bairro onde fica o Hospital Júlia Kubitscheck, como "Casa da criança e do Adolescente".Sim , os adoelscentes precisam mesmo de uma casa extra;a do nosso coração.E isso lembra-me o personagem especial de um filme antido que diz;"Esse menino vive dentro do coração.É um lugar muito bom para se viver".Algo assim....

Há algum tempo, li e comentei o livro ESCANDIR, onde o Poeta e médico Diógenes Pereira de Araújo, também um dos grandes da Internet, mostra que essa arte e capacidade de metrificar, se ensinada desde cedo, trará benefícios vários ao desenvolvimento de uma criança.E sei que é verdade e possível:meu avô, sonetista e trovador,
ensinou-me a métrica desde pequena, para mim , uma atividade lúdica.
"Escandir é decompor um verso em seus elementos métricos e/ou “destacar bem na pronúncia as sílabas de um verso ou de uma palavra” , segundo o Dicionário Aurélio. Verbo de origem Latina, "escandir" vem do verbo bitransitivo, Scando, is, ere, scandi, scansum:subir, trepar, escalar, e ainda, medir versos, escandir. Pela métrica, pode-se, pois,em sentido lato e belo, subir, escalar degraus de estádios de desenvolvimento humano.ESCANDIR, do poeta Diógenes, deveria ser lido por pais, educadores e profissionais de saíde.É fascinante , claro e veraz.

Mas seja na poesia metrificada ou na livre, nela os jovens espíritos encontrarão fontes de prazer;a criatividade é um bem imensurável e pessoal.No cado do prof.Luiz Poeta, que também é músico, o rimo faz parte de sua essência de espressão verbal.

E quanto a você, Iara, espero que as pesquisadoras tenham chegado a seu poema "Mãe Natureza", nessa época em que á tão importante conscientizar-se para a ecologia em sentido lato e comungar com a beleza.Em especial se tiver sido através de seu site( * ) , onde ao chegar à cachoeira - essa imagem é tão natural que quase lhe sentimos os íons espalhado pelo ar -respondáveis pela sensação de bem estar que se experimenta ao chegar perto dessas ágaus que caem do alto e poder contemplar a caverna, talcez lhes tenha despertado o desejo de conhecer melhoma espeleologia...

E , Poetas, os jovens gostam de poemas onde a amorosidade é despertada, a sexualidade sadia, não se desvincula da afetividade . Se por um lado, os velhos cadernos estão substituídos por arquivos, não é incomum encontrarmos , nas agendas enfeitadas, versos.E nis blogs cheios de glitteres e animações .Se lhes ensinarmos a importância da autoria, um novo e fidedigno mundo estará abrindo-se aos seus olhos:a noção de direito à propriedade imaterial, pelo respeito à propriedade alheia.E o nome do autor ali estará. Instalado, para ser conhecido...

Quando resolvi parabenizar Luiz Poeta e as meninas, congratular-me com você, não imaginava que escreveria tanto.Na verdade, é a paixão pela educação plena que me move.Neste feriado, chegar ao computador e abrir seu comunicado, foi um verdadeiro presente.Obrigada...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Filósofa Honoris Causa pela ALB e Poeta Honoris Causa pelo CBLP
Diretora Regional do InBrasci (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais).
Embaixadora Universal da Paz-Cercle de Les Ambassadeurs Universais de la Paix-Suisse/France

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, em 11/06/2009

Obs:Se me permitir, gostaria de poder publicar a página que envia-se a mandar de forma que possa ser colada em um de meus blogs.Mas se preferir que não, mandarei para meu mailing e publicarei apenas o que comentei a respeito de seu comunicado.
Um abraço amigo :
Clevane



(*)(http://iaramelopoemas.no.sapo.pt/mae_natureza.htm)


2009/6/10 Iara Melo



















http://www.caestamosnos.org/CEN/Aula_de_Literatura_sobre_a_escritora_Iara_Melo.html
REPASSANDO E AGRADECENDO EMOCIONADA A DÁDIVA DE
TÊ-LO CONHECIDO, MEU IRMÃOZINHO, POETA, PROSADOR, MÚSICO,
PINTOR E MESTRE: LUIZ POETA.
AOS SEUS ALUNOS, TENTO AQUI RETRIBUIR UM NACO QUE SEJA, DA ALEGRIA
QUE ME PROPORCIONARAM.
A VOCÊ MEU AMIGO, MEU ABRAÇO AMIGO, A VOCÊS, BRENDO, MARIANA, PATRÍCIA, LORRAINE E MELISSA,
MINHA ETERNA GRATIDÃO.
QUE VOCÊS, APROVEITEM A DÁDIVA DE SEREM ALUNOS DESTE ILUSTRE
E TALENTOSO PROFESSOR E CASO QUEIRAM ADENTRAR NUM MUNDO DAS LETRAS,
CONTEM DESDE JÁ COM O MEU INCENTIVO E DIVULGAÇÃO.
RECEBAM O MEU HUMILDE, MAS GRANDIOSO: MUITO OBRIGADA!!!
IARA MELO
PORTUGAL, 10 DE JUNHO DE 2009




Aula de Literatura sobre a escritora
IARA MELO


http://www.iaramelo.com

Prof. Luiz Gilberto de Barros ( Luiz Poeta )

Na foto em anexo, os alunos da Escola Municipal Evangelina Duarte Batista, em Marechal Hermes, Rio de Janeiro, onde leciono, que apresentaram a aula de Literatura sobre a escritora IARA MELO.

Sob orientação do professor regente, os alunos Brendo, Mariana, Patrícia, Lorraine (foto) e Melissa pesquisaram na internet, retiraram a sinopse biográfica do poeta e um poema do mesmo, declamaram-no para os companheiros de classe e interpretaram cada uma das estrofes, dando sua opinião sobre a experiência realizada e sobre a impressão que tiveram de você, IARA MELO, como pessoa e como artista de letras.

Foram aplaudidíssimos e a autora pesquisada também.

O trabalho (em cartolina) foi exposto nas dependências da escola para que todos conhecessem um pouco da sua vida e da sua obra.

Fiquei muito feliz por sentir o seu espírito bom povoando o nosso trabalho.

Parabéns !

Turma 1901

Prof. Luiz Gilberto de Barros ( Luiz Poeta )

Ps.: São alunos do nono ano do ensino fundamental.
Foram pesquisados alguns poetas românticos, modernos e os que chamei de contemporâneos, como você.

Ps.: Foram sorteados alguns poetas entre os grupos das turmas para as quais leciono, que foram escolhidos pelos alunos.
A mensagem é a mesma para todos os autores; mas o coração é um só.



Livro de Visitas
Índice
Fundo Musical: Coração de Estudante
Fernando Brant/Milton Nascimento
Arte Final: Iara Melo


Copyright © 2006 - 2009 - Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page
Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário: