quarta-feira, 24 de junho de 2009

Velhos olhos, novos olhos, de Clevane Pessoa



Imagem:parte de um de meus desenhos.

Velhos olhos, novos olhos, de Clevane Pessoa

"Potiguar, da pequena cidade de São José do Mapibu(**), Clevane Pessoa de Araújo Lopes expõe toda a sua sensibilidade pulsante e lirismo psicológico nos quinze poemas que compõem o livro Velhos olhos, novos olhos.

Em As lavandeirinhas a autora faz um tributo às lavadeiras, com um belo lirismo, retratando a atividade dessas profissionais quase folclóricas, com muita graça. Apesar de citar as lavadeiras das margens do rio São Francisco e outras, o poema universaliza tais mulheres trabalhadoras. Clevane também trás para a roda, o próprio rio, ou lagoa, além da fauna que cerca o “tanque” natural.

Mas nem só de lirismo vive a poesia de Clevane. No poema Infância perdida, infância roubada, a autora trata com sobriedade e sem perder o tom poético, a triste situação de milhares de crianças que acabam sendo privadas de sua juventude.

A poesia mística, presente na obra Velhos olhos, novos olhos, faz o leitor passear pelo estilo pós-conversão dos poetas Murilo Mendes e Jorge de Lima. Tal elemento está representado no Poema de natal. Entretanto, as referências diretas a personagens religiosos se restringem ao componente anjo e lógico, ao menino (Jesus, certamente).

Em certos momentos da poesia de Clevane, o eu lírico mergulha em estados melancólicos e até pessimistas. No caso da poesia Rompimento, o motivo é um amor despedaçado. Não que as experiências citadas sejam inspiradas em passagens pessoais da autora, pelo contrário. Clevane deixa claro nessa poesia que o enredo declamado em seus versos é inspirado no episódio de outra pessoa.

Mais adiante, inclusive, a autora chega a ponto de esclarecer em uma nota, após o poema de sugestivo nome, À beira do precipício, que “a poesia não tem nada a ver comigo, é que gosto de interpretar a todas as mulheres, sempre que posso...”. E pelo que vemos em Velhos olhos, novos olhos, pode mesmo."


Colocaram esse meu e-book na conmpanhia de muitos bons autores, pelo que fico mui honrada...Gostei dessa resenha e gostaria de saber qum a escreveu...Provavelmente, Tiago Zaidan, autor do projeto (veja abaixo):

Fonte dessa resenha (onde não consta a autoria da mesma):(*)http://www.cultural.autoria.net/livroluso.htm

Clevane Pessoa
clevaneplopes@gmail.com
http;//www.clevanepessoa.net/blog.php

(*)"Site cultural com temas relacionados à literatura.

Editor: Tiago Zaidan

(**)Na verdade, São José de Mipubu/RN-Brasil

Fonte:http://clevanepessoa.multiply.com/journal

Nenhum comentário: