sexta-feira, 25 de julho de 2008

Adão Rodrigues - Artista -e Conceição Rodrigues -Poeta








Os chineses têm um significativo ditado:
"A flor com a flor e o salgueiro com o salgueiro.O acordo de dois corações produz cem anos de primavera".

O casal Adão e Conceição (Rodrigues), ele artista plástico e ela poeta, que integrará o livro-álbum POIETISA-aprovado pela lei Municipal de Incentivo à Cultura (FPC-Fundo de Projetos Culturais ) em Belo Horizonte,respiram poesia e arte.Casados há mais de três décadas,estiveram no SEMENTES de POIESIA edição Noturna, ao luar, de 21/07, na Praça dos Fundadores, no Parque Municipal de Belo Horizonte.
Fiz estas fotos, na data, quando , com a poeta Maria Fortuna (Mariinha), estivemos no evento e o casal nos trouxe em casa, a pedido da sempre atenta Regina Mello, diretora do MUNAP(Museu Nacional de Poesia) .

Ontem ,24 de julho, soubemos que Adão completa idade nova -e este aniversário, celebramos aqui, desejando que o artista-publicitário e ilustrador logre todos os merecidos sucessos e realize seus desejos todos.

Conceição conta-me que , em pequena , também era conhecida por Mariinha, mas, na escola , havia outra garota assim chamada e deixou o apelido de lado.

No SEMENTES DE POESIA, leu vários poemas e em breve, marco llobus e eu a estaremos enteevistand0, fotografando , filmando , para que intgre a plêiades de poetas de nosso POIETISAS.

Quem desejar conhecer o estilo de Adão Rodrigues,até 06 de agosto, ele estárá na exposição III Mostra de Artes Plásticas e Visuais, organizada por Jorge Santos, também poeta , do SIAPEMG(Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do estado de Minas Gerais .A mostra acontece em parceria com o Savannah Mall(no Bairro Barro Preto, Rua Araguari,359,BH-MG.

Horário da exposição-->de segunda a sexta-feira, 9 Pas 19 hiras
Aos sábados:9h ào meio dia.

Adão lembrou que nos conhecemos numa das atividades do MUNAP, quando foi apresentada a vida e a obra de Sanghor, poeta africano , em Palestra de Gnamen Honore (natural de Camarões), a convite de Regina Mello, presidente do MUNAP, (em maio de 2007), nas comemorações da V Semana Nacional de Museus (-Siapemg, Rua Padre Eustáquio, 567, Bairro Carlos Prates, CEP 30710-580 - BH, onde os artistas devem afiliar-se)

De retorno ao ditado oriental, percebemos que esse "acordo de dois corações', entre Adão Rodrigues e sua mulher, Conceição, por certo produz Primavera:arte e poesia na mesma casa, promete sempre um resultado no mínimo interessantes, pois ambos servem ao belo, aspiração maior das Artes e da Poesis.

A Adão, ao casal, desejamos pois, CEM ANOS DE PRIMAVERA.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Serviço:

Adão e seus retratos, poderá ainda ser encontrado na capital mineira, até o próximo dia 30:

"Retratos Humanos


Exposição reúne trabalhos de Adão Rodrigues no anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa


Auto-retrato de Adão Rodrigues

Retratos que captam a alma do indivíduo. Esta é a proposta dos trabalhos que serão expostos na mostra Retratos Humanos, de Adão Rodrigues. De 16 a 30 de julho, o público poderá conferir, no anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, 26 retratos pintados ao longo de 40 anos - todos de habitantes da capital mineira, conhecidos de Adão.

Na exposição, Adão Rodrigues apresenta ainda um trabalho da jovem artista plástica portuguesa Vera Silva, trazida ao Brasil através do programa de intercâmbio artístico-cultural do MUNAP – Museu Nacional de Poesia. Vera, que teve seu primeiro contato com o desenho da figura humana na Escola Artística António Arroio, em Lisboa, exibe na mostra um retrato de si mesma quando ainda era criança.


Auto-retrato de Vera Silva, que também participa
da mostra

Teste de fogo

Publicitário, ilustrador, desenhista e pintor, Adão Rodrigues considera a elaboração de retratos um “teste de fogo”, pois a dificuldade da pintura está em captar a alma da pessoa retratada. “É preciso horas, talvez até dias de observação. De nada adianta a técnica e o conhecimento se o pintor não observar muito a pessoa que será retratada. Aí está a grande diferença para a fotografia. Ela não consegue revelar a alma do indivíduo”, afirma.

Adão Rodrigues nasceu em Divino de Carangola em 1949, mas vive e trabalha na capital mineira há 38 anos. Na década de 1970 estudou pintura com o pintor e professor holandês, Peter Wilmers. A curadoria de Retratos Humanos é da diretora do MUNAP, Regina Mello.

Serviço:
Exposição Retratos Humanos

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Anexo: Passarela Professor Francisco Iglesias. Rua da Bahia, 1889 – Praça da Liberdade
Abertura: 16 de julho, quarta-feira, às 20 horas
Visitação: 17 a 30 de julho"

FONTE:http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=4&cat=29&con=1487


Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.

Em breve, publicaremos poemas de Conceição Rodrigues.

Um comentário:

maria moreira disse...

Que saudades daques dias ! Foram muito proveitosos. Você sempre fazendo tudo pela atreve por seus semelhantes. Eu tinha bem mais disposição de fazer coisas fora de casa. Agora vireibgata borralheira. Só fico no borrallho.