domingo, 24 de agosto de 2008

Carlos Vilarinho - e o Balão Amarelo



Imagem:Rua do Alto, Porto, no blog Felizmente Há Luar.
Fonte:felizmenteluar.blogspot.com/2007_02_01_archiv...

Foto em farm1.static.flickr.com/162/400222197_f356e7a...

Visitem o blogspot FELIZMENTE HÁ LUAR:a seleção de fotografias é linda, linda!Parabéns ao bloggueirp Carlos Silva, do porto, PT.

Carlos Vilarinho é muito solidários com os autores.

Por esses dia, mandou pedir-me a cópia de meu conto O BALÃO AMARELO, que mereceu um segundo lugar no CECON se Ipatinga *Circuito Estadual de Contos -CECON).Disse que o lera há tempos, e então, madei-lhe uma cópia.Hoje, envia-me a página de seu blog.Aliás, naveguem até ao mesmo, há muitos textos interessantes para ler.

Quando escrevi o conto, o primeiro final causava mais impacto, a mãe não retorna.Mas pensei na gande luta da mulher de baixa renda , na mulher brasilera que sofr violências e resolvi, pelo menos no conto, dar um final emocionalmente feliz.
Quando fui receber o prêmio, quem me entrgou a,inda estatueta de acrílico, havia sido do júri e ela me disse ao ouvido, que chorarm al ler a história.

Trabalhei em uma casa-abrigo, onde mulheres que eram espancadas e ameaçadas de morte, ali estavam , em endereço então secreto, com os filhos.Muitos estavam sib a ameça de serem futuramente vítima de "queima de arquivo", por serem companheiras de traficantes e saberem demais.

Quando comecei a escrever, seia a história de um meninozinho e seu balão.Mas a aprotagonista tomou a autora ela mão da súplica e conduziu a história.´

Penso que o pimeiro final talvez levasse o conto ao primeiro lugar.Mas foi um cumprimento de solidariedade feminina para com essas drásticas questões de gênero.

Lembro-me que , ao escrever dois fibnais, sibmeti-os, pela primeira vez, a uma opinião:a de minha nora Karina, também contistae poetisa.Ela achou o primeiro melhor.Ms segui o coração.

E agradeço ao Carlos Vilarinho por essa delicadeza de escolher e relembrar O MENINO DO BALÃO AMARELO.

Clevane Pessoa

N:NO site do CLESI, o regulamento para o CECON de 2008, prorrogado o prazo de entga (por causa da greve dos Correios que atrasou envios).
Confira.
http://carlosvilarinho.blogspot.com/
Visite.

O recado do Carlos, depois que reenviei o conto-pelo que agradeço

:2008/8/24 Carlos Vilarinho


Olá, Clevane! Desde que li pela primeira vez esse conto seu me impressionou muito. É uma paulada. Muito bom!
Abraços,
Carlos Vilarinho

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países Lusófonos.

Um comentário:

Carlos Vilarinho disse...

Sem dúvida é um conto forte, denso e num lirismo que chega a ser cruel. Parabéns.
Carlos Vilarinho