sábado, 21 de fevereiro de 2009

Biografia de Marie Gouze-Olympe de Gouges




Imagens:Concepçãpo artística de OIlympe e sua assinatura (fac-símile)


O que pode ter levado uma mulher do século XVIII a lutar pela igualdade dos direitos da mulher cidadã com os do homeme cidadão?Acredito que o fato de ser filha não reconhecida pela paternidade, àquele tempo em que ser filho bastardo ocasionava muitas situações e perdas, tenha sido a motivação básica, todavia , muitas pessoas viviam na mesma situação legal e não foram desse forma avançadas para as questções femininas de cidadania.
O nome verdadeiro de Olympe era, por nascimento, Marie Gouze.O codinome foi usado depois que se mudou para paris-a fim de facilitar panfletagem, e conciliar sua luta com a condição feminina cotidiana.A França vivia seu período onde as belas palavras revolucionárias ,Liberdade , Igualdade, Fraternidades, eram escritas tantas vezes, com sangue.
Marie nasceu em Sua família, quando veio ao mundo em 1748, era pequeno burguesa nasceu na região Tarn-et-Garonne, no sudoeste da França.A menina cresceu, claro, num clima ainda de tradição feudal : patriarcal e opressor para a necessidade-e anseios femininos inconfessos à época.A sociedade obedecia a parâmetros religiosos e filosóficos onde a mulher valia "menos que um cachorro-ou não tinha alma.O mito de que a mulheres eram menos inteligentes que o macho e a força do "Pecado Original"-a mulher no papel de responsável pelas perdas de privilégios da criatura humana no Éden-Adão e Eva tentados por uma serpente, o demôniom sendo ela a fraca, que caira na armadilha e levara consigo o companheiro , para a expulsão do Paraíso, no Antigo Testamento, colocava sobre seus ombros sacrificados a culpa pelos erros da carne.

Sem conhecer o genitor, mas desconfiando de quem seria filha, a moça casa-se aos apenas dezesseis anos, com um homem bem mais velho, tornando-se mãe e ficando viúva logo em seguida.

Vai para Paris,e é uma das escritoras que nos abriram espaço.O Ancien Regime- Antigo Regime - capaz de restringir os passos e ações de uma jovem mulher,é por ela ignorado.Sabia dos riscos-donde o pseudônomo, mas segue, em busca da liberdade pessoal e estendo-a a todas as mulheres.

Conclui que o casamento é sufocante e torna-se contra essa sociedade de mão única, na ápoca.

Jacques Bietrix de Rozière,a quem todavia muito amou, quer matrimoniar-se com ela, que recusa esse laço então opressor.

O que as jovens da época, ou melhor, sias famílias, buscavam , riquezas materiais, também recusa ao não casar-se com Rozière.

Evidentemente, toda renovação, mudança , inovação, requer uma dose de sacrifícios pessoais e destina-se a causar impacto.Ela rpeferiu pagar o preço, ser livre.Nasce Olympe de Gouges.

Prolífera, literariamente, Olympe é autora de trinta peças de teatro. AComedie de L'ARt -a Comédia Francesa , lê seu primeiro trabalho teatral-jamais montado, todavia..

Começa a frequentar os afamados e costumeiros "Salões de arte" em Paris.Neles, convive com grandes nomes da literatura e da filosofia francesa.

Foi uma mulher independente e preocupada com as mais diversas causas, como a emancipação das mulheres, a instituição do divórcio, a abolição dos escravos e a criação de um teatro para a dramaturgia feminina, etc.

Essas tendência intelecual parece vir do nada, apenas de sua personalidade singular.O pai preposto era açogueiro.Sua mãe, lavadeira. Jean Jacques Lefranc, no entanto, para Olympe, era seu pai biológico.

A permanente e inflamada defesa pelos direitos das crianças bastardas, então, eclodem dessa mulher extrairdinária para sua época.Os ilegítimos eram muitos, mas marcados socialemnte, na maioria das vezes, embora alguns prelados e homens ricos protegessem amanres e prole..

Em 1765, casara-se com Luis Aubry .Dessa união, nasce Pierre.

Na condição de vipuvba, é que vai a morar no ano de 1770,na capital francesa.Nasce e Olympe des Gouges.

Quando morre seu suposto pai ,em 1784, inicia a carreira literária :ensaios, manifestos -e passar a vivenciar e incentivar ações sociais pelo menosvalidos, principalmente.E pela mulher.IUma das provas de sua visão avançada sobre direitos humanos, é a sua peça anti-escravagista L'Esclavage des Nègres( A Escravidão dos negros, em 1774).

Essa peça teatral só foi publicada em 1789, no início da Revolução Francesa.O motivo da demora foi, obviamente, tratar-se de assunto cheio de controvérsias entre os poederosos e os demais.Mas também , porque tratava-se de algo "escrito por uma mulher".

Isso jamais foi obstáculo pela luta dela pela encenação de sua peça.

Ao enfocar temas de ireito a divórcio emesmo às controvertidas relações sexuais fora do casamento, torna-se uma feminista precursora e combativa.

Olympe de Gouges aprovou, contente,a Revolução Francesa, para logo perceber que as mulheres continuavam praticamente fora dos Direitos preconizados por ela-não havioa "igualdade de direitos entre os gêneros!

No ano de 1791 , afilia-se ao Cercle Social, cija meta era a manutenção da sua luta pela igualdade dos direitos -políticos e legais- que atingisse homens e mulheres.As reuniões aconteciam na residência de Sophie de Condorcet, outra precursora.certa feita, Olympe proclamou:" mulher tem o direito de montar o seu palanque".

Sua contrapartida á publicada Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, causou furo, mas ela não parou aí: redife o Contrato Social, inpirado título da obra de Rousseau( Jean-Jacques Rousseau), onde o casamento manteria relações de igualdade entre os parceiros.

Humnanista, apesar de haver inicialmente aceito a revolução como uma forma de ultrapassar uma legislação injusta,mostra-se contrária á pena de morte e posiciona-se abertamente contra a condenação à morte de Luis XVI.

A pena é sua arma e escreve continuamente sobre suas odéoias inovadores de igualdade.

Um fato histórico acontece: os Jacobinos prendem os Girondinos e seus aliados,e, 1793(02/06) e a guilhotina é o destino destes.

Olympe então, ainda em 1793,escreveu Les trois urnes, ou le salut de la Patrie, par un Voyageur Aérien e é presa por isso.

O motivo:sua peçla apontava para a necessidade de um plebiscito para escolha de uma das três formas possíveis de governo na França de então : República Indivisível, Governo Federalista e Monarquia constitucional.

Os Jacobinos, responsáveis pela execução de uma rainha,exilaram Sophie de Condorcet-defensora dos direitos das mulheres .A seguir,na data de 3 de novembro de 1793,levam Olympe de Gouges à guilhotina.

Não foi à toa que Simone de Beuauvoir tenha nacionalidade francesa:a tradição da igualdade feminina data desse conturbado século XVIII...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nenhum comentário: