segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

J.S.Ferreira-aniversário
















Nessa mostra de fotos (fontes de meus blogs, do Jornal Aldrava), vemos o Poeta, sua obra, ele entre crianças, com os aldravistas (Gabriel Bicalho, J,B.Donadon-Leal, Deia leal), com os poetas Pela Paz e Pela Poesia em Belo Horizonte,coma jornalista Luciana campos, na Câmara Municipal de Belo Horioznte, na UBE... no Rio, em solenidades...Jenipapo no Sementes de Poesia, e os dois menininhos , em Maracena, com o livro...E vejam o manuscrito dea doce stella Leonardos, sobre Jenipapo.



Hoje aniversaria Joaquim Ferreira, Poeta de Mariana, pessoa nobre e gentil, de quem muito gostamos e a quem apomos a palavra "amigo" à frente do precioso nome -mesmo nos vendo somente de quando em vez.
Ele é aldravista, grupo litero -artístico que estamos sempre a divulgar.Neste ano, os homenageamos, na antologia poestas do Brasil, do Proyecto SUR( o amigo J.B.Donadon ficou de fora,incidentalmente, e sairá na próxima edição.Sorte que já lhes mandara cada um dos poemas).Reservei um exemplar para cada um deles.

A característica marcante de J.Ferreira é o grande poemeto .Grande, pela qualidade das mensagens, em especial, as sociais de seus versos e poemas breves.Poemeto pelo tamanho .E metonímico, qual pede o trabalho aldravista.

O Poeta é reservado, mas perto de um grupo amigo, diz seus versos a fluir beleza e veracidade.

Gosta de crianças, participa de várias ações educativas na cidade de Mariana.A matriarca, a primaz do Estado.Cognominada “berço da civilização mineira”,pois era a primeira capital,sendo também a primeira vila,primeva sede de bispado ,depois mesmo primeira cidade, já com características urbanas das mineiras.

Cujo calçamento,igrejas e sinos,registra e guarda a memória histórico-social de outrora.Quando primícias, alvissaras e pince-nez eram palavras de época.Onde morou o grande simbolista Alphonsus de Guimaraens, onde viveu o patrono do Jornalisno mineiro, o Padre Viegas. Aliás, o Jornalista Wilson Miranda, Presidente da Associação Mineira de Imprensa ( AMI )vai homenagear o padre,tendo criado medalhas para os jornalistas que se destaquem , sendo outorgadas naquela cidade , com o Padre Viegas cunhado nelas.Tal e qual na importante Medalha da Inconfidência, que o Governo entrega em Ouro Preto,a Medalha para jornalistas terá cerimônia em Mariana, conforme deseja o decano jornalista,sempre preocupado com a difusão de méritos jornalísticos e cheio de boas idéias para a AMO-menina de seus olhos.

Mas o aniversariante, conforme fui informada por Andréia Donadon(Deia Leal), que acaba de regressar da Espanha, onde foi receber seu prêmio de primeiro lugar por sua tela A Revolta da Mata, outorgado pela Assoviação Cultural valentin Ruiz Aznar, de Granada recebeu em jantar, o apreço e os parabéns dos amigos e deve ter festejado á altura..A mostra e a premiação foi em Maracena onde ela e o esposo, o Dr.Prof.J.B.Donadon cumpriram extensa programação cultural entregando livros dos aldravistas, inclusive às crianças.E, dentre eles, Jenipapo, livro de versos para crianças, da coleção Giro-Lê, de Ipatinga (organizada por Marília Siqueira, do CLESI:Clube de Escritores de Ipatinga).

Conto isso para falar do prazer que tive quando Andréia mandou-me fotos e as crianças liam o livro, em marcena .Aqui também , o distribuimos no Sementes de Poesia do MUNAP(Museu Nacional da Poesia), e foi uma festa para o olhar das crianças de qualquer idade:de vez em quando, adultos presentes o leem.E já fotografei para o autor conhecer seu sucesso.
O livro é uma edição da Aldrava letras e artes, coadunada com o CLESI/Usicultura.

Por que dou tantos detalhes?É que o âmbito de divulgação desses meus blogs não se restringe Minas:além de todos os Estados Brasileiros, são lidos em outros Países-e o que para nós é conhecido, pode não ser para outrem.

A galeria de fotos é para conhecerem mais J.S.Ferreira.

Os poemas também:seu retrato.

E meu abraço cordifraterno para o amigo.Aquele que manda ramalhetes de flores para nosso nome em acróstico quando aniversariamos.E bijoux.E que deixa mimos no hotel, quando visitamos Mariana.Que tem nos olhos a pureza da criança que vê além do que parecem as acontecências.

Feliz novo Ano de Vida, Sebastião.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horionte, MG

Nenhum comentário: