domingo, 15 de fevereiro de 2009

DAYRELL









Fotos:as caixinhas de Dayrell, a logo do MUNAP,o sorriso do poeta (na edição noturna, ao luar, do Sementes de Poesia), a exposição da Iara (aí, no barreiro, onde novamnte, nós poetas, fomos brindados com suas ilustrações),Dayrel em Contagem(**)com Tânia Diniz,da esq. pra direita , os poetas: Lecy Pereira, Antônio Dayrell, Rodrigo Starling e Diovvani Mendonça

Antonio Dayrell é alguém muito especial.


Conheci-0 através do Museu NACIONAL DA poOESIA(*)na encointro dos segundos domingos de cada mês, o Sementes de poesia, orquestrado pela Diretora Regina Mello.

DE IMEDIATO, O POETA QUE LERA ALGUNS DE SEUS POEMAS, PRESENTEOU-ME COM UMA DE SUAS PRIMOROSAS CAIXINHAS, ONDE HÁ TEXTOS PARA SE DOAR.
ADOREI.MESMO A COR DE ELEIÇÃO, O RÓSEO, É A COR QUE FLUI COM O VERDE, DO ANAHATA, O CHACKRA DO CORAÇÃO.

QUANDO FOMOS CONVIDADOS , pela Ong Associação Arte pela Paz, a participar do BH na Paz, desde cedo, ele apareceu para nos ajudar a organizar o estande que nos concederam.Aplaudo quem é assim , que , enquanto Poeta, sente-se irmanado aos demais.
fazia um calor quase inacreditável-e el ali, firme, foi almoçar tarde, para estar conosco.

Em meu recital nas Terças Poéticas, do Palácio das artes, assistiu a tudo e depos dirigiu-se conosco à Biblioteca, para a mostra de Iara Abreu-que nos fizera a gentileza de ilustrar nossos poemas, com seu talento,sorriso e simplicidade apesar da alta qualidade de sua obra.De terno, o poeta Dayrell sorria.Honrou-nos e alegrou-nos com sua presença.

Meu poema eleito foi CHUVARADA, pois os tema geral, ASPECTOS URBANOS, remetia às fortes chuvas que a capital mineira via desabarem.

O poema de Dayrell projeta o próprio desejo e o dos humanos de serem mais livre ou tanto quanto os...

"Os caçadores da noite enluarada resbunam,
enquanto parceiras e presas fogem ao seu alcance.
Pretos, brancos e pardos se mistural no calor das luzes
que circundam as ruas,praças e calçadas.
Domésticos e selvagens,grandes e pequenos,
os felinos vêm de todas as partes inspirarem poetas,artistas e mambembes.
Habitam nossa imaginação e retribuem com o carinho
qualquer afeto que recebem.
Eles são os gatos e viven livre na natureza."

Esse poema é ilustrado com um dos desenhos sui generis, que Iara Abreu fez, dos gatos do parque Municipal de Belo Horioznte


(*)"(...)as POIETISAS Regina Mello,Bilá Bernardes, Tânia Diniz, Lívia Tucci e eu, Clevane Pessoa de Araújo Lopes, dissemos poemas no palco, após a entrega ,pela Associação Arte pela Paz,de certificado pela "Contribuição na busca de uma Belo Horizonte mais justa e pacífica",assinado por Leonardo Rabello, presidente da ONG e por Anderson Martins, coordenador do mega evento.

Nós também lhes entregamos um Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da vida.

A ONG é um dos braços da Banda Dominus.Em sua sede, na capital mineira, fizemos as reuniões para o evento em março, PAz e Poesia.

Foi-nos cedido um estande, onde colocamos, ao fundo, um grande banner, com fotos dos poetas, reunidos na Belotur, à Av.Afonso Pena, logo depois de escrevermos poemas nas camisetas uns dos outros.

Pela manhã, Segundo (do Alô Vida) e Brenda Mars, Avair, estiveram ajudando na montagem do estande, que oferecia poemas aos passantes, também um coordenador do Alô Vida, Segundo,a quem muito agradecemos .

A foto é de LLobus, atrás das câmaras.Apesar de haver trabalhado até de madrugada, nos cáclulos e web-arte desse banner, o amigo poeta e fotógrafo não pode estar ontem conosco, por haver tido um problema de saúde.
Também a poeta e artista plástica Graça Campos, esteve rapidamente conosco, vinda do médico,acompanhada de sua filha Viviane, estudante de psicologia na FUMEC,um esforço pelo qual ficamos gratos.

Essas fotografias são de Regina Mello e Anderson Viana (as de palco, em nossa apresentação e quando recebemos o certificado junto ao do concedido ao Governo de Minas representado pelo Sr.Antonio Anastasia, vice governador ), além do maestro que esteve conosco até o final da apresentação, também o Poeta Dayrel, primo tanto de Bilá Bernardes, quanto de DINORAH CARMO(*),presentes e a Sra.Avair Taveira , poeta com quem trabalhamos no Hospital Júlia Kubitscheck, no SAISCA-casa da criança e do Adolescente.Avair foi convidada a integrar nosso grupo dos Poetas pela Paz e pela poesia, e estará conosco no próximo dia 09/09/2008, na praça dos Fundadores, ação organizada pela Diretora do Museu nacional da poesia,MUNAP, POIETISA Regina Mello.

O Sementes de Poesia é um sarau aberto, que acontece na Praça do Fundadores, das 10 ao meio dia de cada segundo domingo do mês e vem atraindo cada vez mais poetas e amantes de Poesia, que ali podem ler poemas dispostos em livros e impressos vários.Incluysive crianças e adolescentes.

(*)DINORAH CARMO: JORNALISTA, ESCRITORA (LIVROS HISTÓRICOS-DOCUMENTAIS E DE ENSAIO:
"MULHERES DE MINAS: LUTAS E CONQUISTAS" E "A PROBLEMÁTICA DO TEATRO BRASILEIRO E PARTICULARMENTE MINEIRO"), EX-PRESIDENTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS MG E DA CASA DO JORNALISTA DE MINAS (ENTIDADE CULTURAL)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora regional do InBrasCi em belo Horizonte, MG

Cônsul Z-C de Poetas del mundo

Embaixadora Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeus Univ.de la Paix-Genebra,Suiça/Orange,França).

Fonte:Mulheres Emergentes, que republicou nosso texto(27/10/2008)
(**) Veja mais sobre esse evento do Diovvani, em http://mulheresemergentes.blogspot.com/

Nenhum comentário: